Não é novidade que a prática de exercícios pode fazer toda a diferença na saúde de uma pessoa. No entanto, nem todos gostam de ir à academia para fazer atividades mais intensas ou têm condições físicas e de saúde que permitam realizá-las.
Para esses, a caminhada se torna uma alternativa. Por falar nisso, Harvard apontou a velocidade na qual uma pessoa deve andar para prevenir doenças como a hipertensão.

De acordo com a universidade norte-americana, caminhar todos os dias para ir ao transporte público ou ao trabalho, escola ou faculdade, por exemplo, já é considerado um exercício. No entanto, caso não perceba nenhuma mudança na saúde, o segredo pode estar no ritmo.
Beth Frates, que dirige o programa de bem-estar do Instituto de Pesquisa e Recuperação de AVC do Spaulding Rehabilitation Hospital, afiliado a Harvard, afirma que, por mais que o ritmo correto, de acordo com a norma, seja de aproximadamente 100 passos por minuto, tudo depende da idade e da condição física de cada um.
Consideradas as variações, a pesquisadora recomenda o uso da escala da taxa de esforço percebido, também chamada de escala de Borg modificada, para averiguar a intensidade da respiração, maior indicador do esforço que a pessoa está fazendo com o coração e com o corpo em geral.
- Veja também: 11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente
Portanto, o ideal é tentar atingir um nível de esforço de aproximadamente cinco ou seis, considerando que o primeiro nível é a posição de repouso e o 10º corresponde a uma pessoa se exercitando o máximo possível.
Ademais, se tiver a possibilidade, você também pode medir sua frequência cardíaca. No entanto, essa informação não é tão fácil de se conseguir, já que os relógios inteligentes não são precisos.
Mas vale ressaltar que a recomendação para o exercício ser benéfico em sua rotina é começar com uma frequência mais baixa, como 10 minutos por dia, e adicionar gradualmente mais alguns minutos a cada semana.
A escala
Assim, como dito acima, recomenda-se que a escala de Borg modificada deve ser levada em consideração para definir a intensidade de velocidade da caminhada que beneficia a saúde cardiovascular. A escala funciona da seguinte maneira:
- Nível 1: Intensidade extremamente fácil, com respiração leve, em que é possível cantar sem dificuldades.
- Nível 2: Intensidade muito fácil, a pessoa consegue falar facilmente em frases completas.
- Nível 3: Intensidade fácil, é possível respirar com tranquilidade.
- Nível 4: Intensidade fácil a moderada, a fala fica um pouco prejudicada.
- Nível 5: Intensidade moderada, a respiração fica mais pesada.
- Nível 6: Intensidade tolerável, a fala se torna ainda mais difícil.
- Nível 7: Intensidade moderada a vigorosa, respiração é profunda e enérgica.
- Nível 8: Intensidade vigorosa, dificuldades para respirar e não consegue mais falar.
- Nível 9: Intensidade muito vigorosa, a respiração se torna difícil e a pessoa fica quase sem ar.
- Nível 10: Intensidade máxima, falta de ar extrema.