Provavelmente você já ouviu falar de alimento remoso, e dos problemas que eles podem causar, mas será que o hambúrguer é um deles?
De acordo com a sabedoria popular, essa característica atribuída a algumas comidas pode dificultar a cicatrização de ferimentos, e por isso eles devem ser evitados por pessoas que fazem cirurgias, colocam piercings, fazem tatuagens, bem como outros procedimentos invasivos.
Mas será que isso é real? E quais alimentos são considerados remosos?
Para responder a essas e outras dúvidas, a seguir vamos entender o que torna um alimento remoso, e descobrir se o hambúrguer é um deles.
O que são alimentos remosos?
Os alimentos remosos ou reimosos também são conhecidos pela alcunha de “alimentos carregados” e costumam apresentar quantidades elevadas de proteína e gordura animal.
Além disso, de acordo com o dicionário, a expressão remoso significa “capaz de prejudicar a saúde, que faz mal à saúde, especialmente ao sangue […]”.
Entretanto, o termo remoso não é uma classificação científica, mas sim uma expressão antiga, associada à sabedoria popular, que também é usada para definir os alimentos que podem provocar inflamação na pele, em decorrência de uma reação alérgica.
Por isso, normalmente esses alimentos são contraindicados após a realização de procedimentos, como cirurgias, piercing ou tatuagem, por exemplo.
E, além dos problemas citados acima, o excessivo consumo desses alimentos ricos em gorduras ainda pode causar outros distúrbios de saúde, como:
- Dores de cabeça
- Colesterol elevado
- Aumento do triglicérides
- Deficiências de vitaminas e minerais
- Hipertensão
- Sobrepeso e obesidade.
Por isso, o ideal é manter uma alimentação saudável e balanceada, de preferência com a orientação de uma nutricionista.
Quais são os alimentos remosos?
A lista de alimentos é grande, e pode variar de acordo com a região do país. Mas, em geral, se considera remoso alimentos como carne de porco, carne de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos. Estes são os que encabeçam a lista de alimentos remosos ou reimosos.
Por sua vez, itens como fast food e as carnes processadas como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame também estão dentro do grupo dos alimentos remosos ou reimosos.
Outros produtos como refrigerantes e sucos prontos, frituras como batata frita, pastel e salgados, doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, chocolates, barrinhas de cereais, macarrões instantâneos, caldos de carne em cubo, comidas prontas congeladas, sorvetes e bebidas alcoólicas também fazem parte do grupo dos alimentos remosos.
E o hambúrguer, será que é remoso?
O clássico hambúrguer, feito com carne bovina, está repleto de proteína e gordura animal, o que o tornaria, de acordo com a definição popular, um alimento remoso.
Mas também podemos encontrar outras versões desse alimento, feitos à base de frango, carne de porco, peixe, camarão e até versões vegetarianas como hambúrguer de lentilha, couve-flor, grão-de-bico e abobrinha, por exemplo.
Assim, para definir se um hambúrguer é ou não remoso, é preciso antes saber os ingredientes a partir do qual ele é produzido.
Outro ponto importante é que dificilmente o hambúrguer é consumido sozinho. Normalmente ele vem acompanhado por refrigerantes, batatas fritas, bebidas alcoólicas e outros itens que são considerados remosos, além de não serem muito saudáveis.
A questão da cicatrização
A sabedoria popular afirma que os alimentos remosos ou reimosos podem prejudicar um processo de cicatrização.
Isso ocorre porque o açúcar e a gordura industrializada aumentam a inflamação no organismo e prejudicam a circulação sanguínea, que é um aspecto considerado fundamental para que os nutrientes cheguem até uma ferida e o tecido afetado seja cicatrizado.
Por outro lado, não existem evidências científicas de que os alimentos remosos ou reimosos realmente tenham esse efeito na cicatrização.
Além disso, embora alguns desses alimentos costumem ser de difícil digestão devido ao fato de apresentarem bastante gordura, que em grande quantidade pode provocar dor de estômago e diarreia, esse excesso normalmente não atrapalha o processo de cicatrização.
Assim, o que vai definir se um alimento remoso vai atrapalhar a cicatrização são as características da pessoa que o consome: se ela tem algum tipo de alergia ou intolerância alimentar que possa piorar gerar alguma inflamação.
Olá, estou de resguardo pois fiz uma cesária tem 11dias, mais comi um hambúrguer que continha ,pão, carn bovina ,ovo salada e maionese mais não caiu bem , agora sinto muitas dores, será qe pode ser inflamação ?
Muito bom bem explicado