Gustavo Tubarão, 24 anos, expôs o momento em que enfrentou uma forte crise de pânico na academia. O influenciador decidiu dividir o ocorrido com os seguidores para servir de alerta.

Ele iniciou dizendo que não sabia que o local tinha câmeras e conseguiu o acesso às imagens após ser informado. “Apesar de ser um vídeo meio esquisito, cabeça para a frente, vamos buscar ajuda. Não pode ter vergonha de buscar ajuda de jeito nenhum!”, incentivou.
Atenção: antes de continuar a ler o artigo, saiba que logo abaixo há a imagem de uma pessoa em crise, o que pode ser gatilho ou perturbador para algumas pessoas.
“Sempre falei abertamente sobre a síndrome do pânico, mas eu nunca mostrei o que ela é na prática (até porque, a última coisa que passa na cabeça é filmar tendo uma crise né?!) hoje eu fui na academia e fui pego de surpresa (nem tanto)”, comentou, na sequência.
No vídeo, Gustavo Tubarão narra a importância de ter pessoas de confiança na hora da crise. No caso do influencer, ele estava com a namorada, Jade, e o amigo Asley. “Tive uma crise punk na academia. Peguei os vídeos e decidi mostrar para vocês o que eu fiz ali no momento para melhorar”, iniciou.
Tudo começou com uma crise de ansiedade enquanto treinava: “Entrei nesse quartinho que eu vi que estava vazio, porque a primeira coisa que eu faço é sair do tumulto, justamente para desacelerar a mente. No momento em que eu joguei o relógio no chão, já não era crise de ansiedade, já era um pânico mesmo”.
“A diferença da crise de ansiedade para pânico é a intensidade dos dois. Ali mostro (o) tanto que é importante você ter alguém de confiança do seu lado nesse momento. Estava a Jade, minha namorada, e o Asley, que é meu amigo, ali me ajudando”, afirmou.
Tubarão também compartilhou que passou por um longo período sem ter crises intensas. “Antes eu tinha com muita frequência e hoje raramente. Eu sei o que causou isso. Viajei e fiquei quase 20 dias sem exercício físico e hoje eu reconheço o meu organismo, para mim é um veneno ficar sem atividade física”, explicou.
“Depois de uns 15 minutos eu já fui melhorando, como vocês podem ver, até me levantei, e o máximo da duração de uma crise é 20 minutos, porque o organismo não dá conta de tanta carga de emoção. Como vocês podem ver, eu estou vivo, isso não mata ninguém, apesar de ser a pior sensação do mundo”, declarou o influenciador digital.
Gustavo Tubarão, então, concluiu: “Só estou meio cansado agora, parece que eu voltei da guerra, porque o corpo e a mente gastam tanta energia, mas tanta energia, que, literalmente dá um cansaço enorme”.
Exercícios e ajuda profissional
Tubarão enfatizou que a prática de exercícios o auxilia, mesmo que ele não seja muito fã deles. “Sou teimoso e acabei me afastando das atividades físicas por preguiça mesmo, sabe? Hoje sei o quanto é importante a atividade física na minha vida”, reforçou.
“Para falar a verdade, eu odeio fazer atividade física, mas reconheço que se eu não gastar energia ali, minha mente acaba me sabotando”, refletiu.
O influencer também ressaltou a necessidade de obter ajuda profissional com psicólogo e psiquiatra para tratar o pânico ou qualquer outra doença psicológica. Portanto, ao apresentar sintomas de problemas de saúde mental, procure ajuda profissional qualificada rapidamente.