A grumixama é o fruto de uma árvore brasileira originária da região da Mata Atlântica. Apesar desse fruto ainda ser pouco conhecido, é repleto de boas propriedades nutricionais, que derivam das vitaminas C e do complexo B, niacina, flavonoides e outros micronutrientes que são importantes para a saúde.
Hoje em dia, é difícil encontrar uma grumixameira, pois a espécie está ameaçada de extinção.
Veja mais detalhes sobre o que é a grumixama, quais são os benefícios que esse fruto pode oferecer à nossa saúde e as formas mais usuais de consumo.
A grumixama é o fruto de uma árvore originária da Mata Atlântica, a grumixameira, que é encontrada desde o sul da Bahia até Santa Catarina.
O nome “grumixama” vem do Tupi-Guarani e significa: fruta que pega ou aperta na boca ao comer. Esse nome provém do fato do sabor da fruta ser muito agradável e, por isso, “pega” na língua.
Pode ser que você a grumixama pelos seus outros nomes populares:
A espécie da grumixama, a Eugenia brasiliensis, conta com três variedades botânicas. A variedade Erythocarpus apresenta frutos grandes, de cor roxa ou avermelhada. A Iocarpus gera frutos pretos, semelhantes à jabuticaba e à groselha-negra, e a Leucocarpus, frutos amarelos.
A grumixameira pode atingir de 3 a 6 metros de altura, apresentando crescimento rápido, se plantada em solos férteis que drenam rapidamente a água das chuvas. Na mata, a grumixameira pode atingir até 15 metros de altura.
A árvore frutifica bem ao sol e na sombra, após 3 ou 4 anos de seu plantio. Os frutos se desenvolvem nos meses de outubro a dezembro e podem ser consumidos in natura ou serem usados no preparo de sucos e doces. Seu sabor mistura doçura com acidez, como se fosse uma jabuticaba misturada com pitanga.
Veja, agora, quais são os benefícios que o fruto da grumixameira pode oferecer à sua saúde:
A grumixama é uma fruta rica em antioxidantes, que desempenham uma função protetora no nosso organismo. Veja uma relação com as 10 melhores frutas antioxidantes.
Os antioxidantes protegem as nossas células contra a ação dos radicais livres, que podem danificá-las e, assim, promover o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de cânceres.
Dessa forma, o consumo regular da fruta ajuda a reduzir o estresse oxidativo, provocado pelo desequilíbrio de antioxidantes e radicais livres.
A grande concentração de antioxidantes também beneficia a saúde do coração e dos vasos sanguíneos, ajudando a prevenir as chamadas doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial (pressão alta), arteriosclerose, infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e acidente vascular cerebral (AVC).
Também por causa da presença de antioxidantes, flavonóides e vitamina C, a grumixama fortalece a nossa imunidade, o que ajuda na proteção do organismo contra doenças infecciosas e inflamatórias. Veja algumas dicas de como fortalecer o sistema imunológico.
A grumixama é rica em vitamina C, um nutriente que atua na produção de colágeno, que é uma substância que está presente na pele, nas articulações e nos vasos sanguíneos.
Neste contexto, a grumixama ajuda na cicatrização da pele e, também, atua como um adstringente natural, controlando a oleosidade da pele, por meio do fechamento de seus poros.
Por causa da presença dos antioxidantes, a grumixama também combate o envelhecimento precoce da pele, mantendo a sua elasticidade. Veja mais benefícios da vitamina C para a pele, especialmente a do rosto.
A grumixama tem efeito diurético, aumentando o volume e o fluxo de urina e diminuindo a concentração de sódio e potássio no sangue, quando em excesso. Por isso, o fruto pode auxiliar no tratamento da hipertensão e da insuficiência renal e cardíaca.
Este efeito também contribui para a eliminação de toxinas do organismo, que poderiam desencadear quadros inflamatórios prejudiciais.
Pelo fato da grumixama agir como um diurético, ela ajuda a reduzir a retenção de líquidos, colaborando para a diminuição da sensação de barriga e pernas inchadas.
A grumixama pode ser consumida in natura, ou seja, sem nenhum preparo especial. Sua polpa é bastante parecida com a da pitanga.
Ela também pode ser usada como ingrediente em diversos preparos:
Em alguns locais do Brasil, a casca da grumixama, juntamente com o mel, é usada no preparo de xaropes expectorantes.
Dentre essas formas de consumo, a grumixama geralmente é apreciada em sua forma natural e como geleia.
Para fazer uma geleia de grumixama, você precisará de:
Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe devagar, mexendo sempre, até que o volume seja reduzido pela metade. Depois que a geleia estiver fria, é só transferi-la para um vidro e usar como preferir.
Veja Todos Comentários
Adoro essa fruta, tenho um pé maravilhoso em casa. Esse ano, carregou muito e está muito doce.