O suco de limão, ou limonada, é uma bebida que muitos dizem que uma grávida não pode tomar. Mas será que existe alguma verdade nessa afirmação?
Esse medo se deve principalmente a um composto presente na bebida, o ácido cítrico. Mas, como veremos, o suco de limão pode trazer benefícios para a saúde, se consumido com moderação.
Então, no decorrer do artigo vamos entender os efeitos do suco de limão na saúde e descobrir se grávida pode ou não tomar limonada.
Veja também: Grávida pode tomar água com limão? Limão na gravidez faz mal?
O suco de limão puro é considerado uma bebida completa, devido à grande quantidade de nutrientes que contém. Porém, em alguns casos, ser rico em nutrientes nem sempre significa que ele é saudável durante a gravidez.
Isso se deve ao fato de que, a gravidez afeta o funcionamento do organismo da mulher, alterando inclusive as suas necessidades nutricionais e de hidratação.
Por este motivo, o consumo de alimentos ricos em água e nutrientes é tão importante. Um exemplo de bebida que cumpra esses requisitos é a limonada, que, apesar disso, é cercada por vários mitos.
Mas saiba que esses mitos são, em sua maioria, falsos, e que a bebida pode ser benéfica para a saúde da gestante, como veremos com mais detalhes a seguir.
Como vimos acima, a mulher grávida pode tomar suco de limão, e a bebida pode ainda trazer uma série de benefícios para a saúde.
Alguns deles são:
Durante a gravidez, o corpo da mulher pode ficar desidratado, principalmente no caso das que vivem em climas mais quentes, como é o caso da maioria das regiões brasileiras.
O problema pode causar muitos sintomas, incluindo:
Assim, como o suco de limão contém várias vitaminas e minerais, ele pode ser uma ótima opção para te hidratar, funcionando como um isotônico natural.
Além disso, você também pode colocar algumas rodelas de limão em uma garrafinha de água e levá-la com você, para estimular mais a hidratação.
Uma das coisas mais comuns que a maioria das mulheres grávidas sofre é inchaço nos pés, principalmente nos últimos trimestres.
Isso ocorre devido tanto ao ganho de peso quanto à retenção de líquidos e pode causar dores, desconfortos e até dificuldades para realizar atividades cotidianas.
Assim, o consumo de alimentos diuréticos, como o suco de limão, pode aliviar esses sintomas, além de ajudar na hidratação.
Cada 100 gramas de suco de limão contém cerca de 38,7 mg de vitamina C, um nutriente que desempenha um papel ativo no fortalecimento do sistema imunológico.
Por isso, o consumo deste suco pode ajudar o organismo a combater infecções com mais eficiência, mantendo a mãe e o bebê saudáveis.
Infecções urinárias são outro problema comum na gravidez, e pode trazer uma série de risco para a saúde da mãe e para o desenvolvimento do bebê.
Entretanto, existem formas de prevenir o problema, e que podem ser usadas no dia a dia da gestante, como:
A falta de ácido fólico é uma das principais causas de problemas no tubo neural, que podem levar a problemas no desenvolvimento do feto.
Por isso, é importante que gestantes e mulheres que desejem engravidar tenham uma dieta rica neste nutriente, além de utilizar suplementos vitamínicos, caso seja indicado pelo médico.
Assim, devido ao fato de o limão ser rico em ácido fólico, a fruta ajuda a prevenir esses problemas, quando associada a uma dieta balanceada e adaptada para gestantes.
O uso de suplementos de ferro é bastante comum durante a gravidez, devido ao fato de que a gestação o corpo tem mais dificuldade para produzir células sanguíneas para nutrir a mãe e o bebê.
Por isso, consumir alimentos ricos em vitamina C, como o limão, é tão importante nesse período, uma vez que eles ajudam na absorção do ferro durante a digestão, o que, por sua vez, leva à produção de mais hemoglobina e células vermelhas do sangue.
Veja também: Anemia na gravidez: tipos, sintomas, riscos e tratamentos
Muitas mulheres sofrem de problemas com a pressão alta na gravidez. Isto pode acontecer devido a várias razões, como por exemplo a ansiedade que sentem em relação ao parto.
Porém, a pressão alta é muito perigosa e apresenta vários riscos tanto para a gestante como para o bebê.
Por isso, é importante adotar uma dieta rica em antioxidantes, como aqueles presentes no limão, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a regular a pressão arterial.
Os enjoos matinais ocorrem com frequência durante a gestação, especialmente nos primeiros três meses.
Entretanto, apesar de comuns, muitas vezes tratar esse problema em uma mulher grávida pode ser difícil, pois nem todos os remédios podem ser usados durante esse período.
Assim, o uso de estratégias naturais, como beber suco de limão, pode ser uma forma segura de melhorar as náuseas, uma vez que a fruta é rica em ácido cítrico, que ajuda a acalmar o estômago.
Mas é importante ressaltar que quando consumido em excesso, o limão pode ter um efeito contrário, e piorar o enjoo, além de causar azia. Por isso, converse com seu médico antes de incluir a fruta no seu dia a dia.
Por fim, outro sintoma comum na gravidez é a constipação, que ocorre devido às mudanças que a gravidez traz para o corpo e para o metabolismo.
Neste caso, o suco de limão, conhecido por regular o funcionamento do intestino, pode ajudar a tratar e a prevenir a constipação.
Como você viu, a grávida pode tomar suco de limão e ele pode trazer vários benefícios para a saúde da mãe e do bebê.
No entanto, é importante ressaltar que ele também pode causar alguns problemas, como:
Existem boatos que consideram o suco de limão um abortivo ou um remédio natural para induzir o aborto, devido à presença de ácido cítrico.
Entretanto, não existem estudos que demonstrem esse efeito, e o uso de alimentos ricos em ácido cítrico, como os diferentes tipos de limão, são considerados seguros para gestantes.
Assim, em geral, a grávida pode tomar suco de limão e ele é muito benéfico para a sua saúde. Vale a pena aproveitar.
Veja Todos Comentários
Eu tomo suco de limão quase todo dia após o almoço, faço ele um pouco forte e com menos açúcar. Mim ajuda muito na minha alimentação. Além de eu não sentir muito enjoou. Super amo. Mas tinha muito medo de ser errado.
Dr: Patrícia Leitte eu tomo todos os dias o suco de limão ou no almoço ou no jantar pode fazer isso?