O dorflex é um dos medicamentos mais usados pelos brasileiros, principalmente por ele ser vendido sem a necessidade de receita médica, mas será que grávida pode tomar esse remédio?
Essa dúvida se deve ao fato de a gravidez ser um período bastante complexo, uma vez que durante a gestação as mulheres precisam de uma atenção maior à saúde. E isso inclui tanto algumas restrições alimentares, quanto o uso de medicamentos.
Por isso, a seguir vamos conhecer um pouco melhor o dorflex, seus efeitos colaterais e riscos associados ao uso, e descobrir de uma vez por todas se ele pode ou não ser usado por grávidas.
Muitos medicamentos, em especial os mais novos, não foram testados em mulheres grávidas, e por isso não existem informações sobre o uso nessa população. Por este motivo, esses medicamentos não são indicados para gestantes, e só devem ser usados após a avaliação de um médico.
Mas existem outros medicamentos, que já foram usados por gestantes, e que possuem dados que digam se são seguros ou não. Nesses casos, existe uma classificação feita pelo FDA (Food and Drug Administration, órgão responsável por avaliar os medicamentos nos Estados Unidos), com letras, que informam sobre os riscos.
São elas:
O dorflex é um medicamento composto por:
Ele é indicado para o tratamento de alguns tipos de dores, como:
De acordo com a bula do medicamento, o uso de dorflex durante a gravidez pode prejudicar o bebê, embora as recomendações variem de acordo com o tempo de gestação:
Por isso, caso precise de algum medicamento para aliviar dores durante a gravidez, o ideal é consultar um médico para saber quais são os medicamentos indicados.
O dorflex não deve ser utilizado por mulheres que estejam amamentando, pois os componentes do medicamento são excretados no leite materno. Além disso, a eliminação total do medicamento do corpo pode levar dois dias.
Assim, mulheres que usaram o medicamento devem esperar 48 horas para amamentar, para evitar o risco de intoxicação dos bebês.
Segundo informações da bula, disponibilizada pela Anvisa, além da gestação e da amamentação, os outros casos para os quais o medicamento é contraindicado incluem:
Mas, devido aos riscos relacionados ao uso do dorflex, é importante consultar um médico caso você sofra de alguma doença crônica, tanto para saber sobre as contraindicações, quanto pelo risco de interações medicamentosas.
Ao lado dos riscos que o medicamento pode trazer a uma gestação, a bula de Dorflex traz algumas outras reações adversas associadas a ele:
Entretanto, além desses efeitos citados, outros efeitos mais raros podem ocorrer, principalmente em pessoas que possuem doenças crônicas ou que estejam realizando algum outro tratamento medicamentoso.
Por isso, evite ao máximo a automedicação, e sempre que sentir algum sintoma, como dores, que não melhorem com o tempo, procure atendimento médico.
A gravidez pode trazer consigo uma série de sintomas e pequenos incômodos, e muitas vezes as futuras mamães precisam de medicamentos para aliviar esses incômodos.
Os mais comuns são:
Mas, apesar de serem sintomas comuns, mais uma vez é bom ressaltar que é de extrema importância procurar orientação médica antes de usar algum medicamento, pois ele pode fazer mal tanto à mãe quanto ao bebê.
Deixe um comentário