Veja se uma mulher grávida pode tomar Buscopan se estiver sentindo cólicas intestinais ou se esse medicamento deve ser evitado na gestação.
Todos nós sabemos que uma gestante precisa ter cuidados especiais ao longo do tempo em que carrega seu filho no ventre. Parte dessa cautela inclui os remédios usados pela futura mamãe durante os nove meses, já que alguns deles podem ser perigosos durante a gravidez. Mas será que Buscopan é um desses ou uma mulher grávida pode tomar Buscopan?
Uma opção que pode ser útil para quem precisa encontrar alternativas ao Buscopan são os chás para cólicas, que vale a pena conhecer.
Buscopan (butilbrometo de escopolamina) é um medicamento que pode ser indicado para o tratamento dos sintomas das cólicas intestinais, das cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e das cólicas dos órgãos sexuais e urinários.
A bula de Buscopan em drágeas informa que existem poucas informações disponíveis a respeito da utilização do medicamento em mulheres gestantes, entretanto, adverte que o remédio não pode ser usado sem o acompanhamento médico tanto pelas grávidas quanto pelas mulheres que amamentam.
Como medida de precaução, o documento aconselha que o medicamento seja evitado por mulheres gestantes e pelas mulheres que se encontram no período do aleitamento dos seus nenéns.
Em outras palavras, isso significa que uma gestante não pode se automedicar com Buscopan – a futura mamãe necessita consultar o médico que cuida da sua gravidez antes de começar a tomar o medicamento.
Isso não serve somente para saber se pode utilizá-lo, como também para saber em qual dosagem, frequência e duração de uso ela pode tomar o medicamento sem oferecer maiores riscos à gestação, caso o médico autorize o uso de Buscopan, logicamente.
Como informado na bula, atualmente não há estudos feitos em mulheres grávidas que comprovem a segurança da medicação. Por isso, os riscos podem existir e eles devem ser ponderados pelo médico. O médico avaliará os benefícios de usar o Buscopan em cada situação e vai prescrevê-lo apenas quando for necessário.
Quando queremos saber se a grávida pode tomar Buscopan, é importante que conheçamos quais são as reações adversas que podem ser provocadas pelo medicamento, já que uma gestação em si já é um período que traz sintomas incômodos e juntá-los com os efeitos colaterais do remédio pode aumentar esse desconforto.
Pois bem, de acordo com informações da bula de Buscopan em drágeas, o medicamento pode provocar as seguintes reações adversas:
Reações incomuns:
Reações raras:
Reações com frequência desconhecida:
Ao experimentar qualquer um desses efeitos colaterais ou algum outro tipo de reação adversa é necessário procurar rapidamente o auxílio médico, mesmo que não imagine se tratar de um problema tão grave assim.
Especialmente para uma gestante, isso é importante para verificar a real seriedade do sintoma em questão, receber o tratamento necessário, checar se está tudo certo com o neném e saber se pode continuar ou não a fazer uso de Buscopan.
Além de saber se uma mulher grávida pode tomar Buscopan, também precisamos conhecer toda a lista de contraindicações do medicamento, uma vez que além de estar esperando um neném, a futura mamãe pode fazer parte de um dos grupos para o qual o remédio não pode ser administrado.
Sem mais delongas, Buscopan está contraindicado para os seguintes casos:
Além disso, a administração do medicamento exige cautela adicional nos seguintes casos:
Os diabéticos também precisam ter cuidado porque Buscopan em drágeas contém açúcar em sua formulação.
Quando a dor abdominal forte e de causa desconhecida que justificou o uso do remédio persistir, piorar ou estiver acompanhada de sintomas como febre, náusea, vômito, alterações no movimento e ritmo intestinais, aumento da sensibilidade abdominal, queda da pressão arterial, desmaio, ou presença de sangue nas fezes, o médico deverá ser imediatamente procurado.
Antes de iniciar o tratamento com Buscopan é necessário informar ao médico a respeito de todos os outros medicamentos, suplementos ou plantas que já estejam sendo utilizadas para que o profissional verifique se não pode ser perigoso usar Buscopan ao mesmo tempo em que a substância em questão. As informações são da bula de Buscopan em drágeas.
A partir do momento em que descobrir que está esperando um neném, a futura mamãe precisa passar a contar com um acompanhamento individualizado com o médico para verificar de tempos em tempos se está tudo certo com o bebê e saber direitinho tudo o que pode e não pode fazer durante a gestação.
Isso inclui os medicamentos que podem ou não podem ser utilizados no período, assim como a alimentação adequada para a gestante e se ela pode praticar exercícios físicos como a musculação na gravidez, entre outros.
Veja Todos Comentários
Boa noite estou com muita cólica e tô grávida e não sei o que fazer