O grão-de-bico é uma leguminosa do mesmo grupo da lentilha, ervilha, feijões e da soja. Principal ingrediente da famosa pastinha homus, o grão-de-bico também pode aparecer em receitas de saladas de grão-de-bico, patês, purês, sopas, caldos, massas, tortas e empadões, por exemplo.
Popular especialmente entre os habitantes da Índia, Arábia, Espanha e México, acredita-se que o grão-de-bico seja originário da Ásia Menor, região de onde foi disseminado para a Índia e a Europa.
Rico em fibras alimentares, o alimento também é uma excelente fonte de vitaminas A, C, E, K e do complexo B e minerais como, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio. Além disso, ele ainda contém ácido fólico, fibras e triptofano, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
Mas será que podemos dizer que o grão-de-bico é carboidrato?
Ainda que os carboidratos constituam uma das principais fontes de energia para o organismo humano, algumas pessoas restringem ou diminuem a ingestão do nutriente das refeições ao aderir uma dieta low carb.
Isso pode acontecer por necessidades relacionadas a problemas de saúde ou pode ainda ser uma estratégia para favorecer a perda de peso.
Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso organismo, e o seu consumo também é importante para a preservação dos músculos, já que a falta de glicose favorece a perda de massa muscular.
A cada porção de 100 gramas, encontramos 20,8 g de carboidratos e 7,47 g de fibras, o que nos leva a concluir que o grão-de-bico é uma fonte de carboidratos.
No entanto, os carboidratos encontrados no grão-de-bico são considerados complexos e o amido encontrado nesse legume é digerido lentamente pelo corpo, contribuindo para o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, já que este alimento possui um baixo índice glicêmico.
Agora, vamos conferir a quantidade, em gramas, de carboidratos que pode ser encontrada em alguns tipos e porções de grão-de-bico. A lista a seguir foi elaborada com base nas informações de portais que disponibilizam dados nutricionais a respeito de diversos alimentos.
Apesar do grão-de-bico ser considerado uma fonte de carboidratos, ele também possui um alto teor de proteínas de origem vegetal em sua composição nutricional, fazendo parte do seleto grupo de alimentos que fornece uma combinação de proteínas, amido, fibras e minerais.
As proteínas são importantes para praticamente todas as funções do nosso organismo e a formação de diversos tecidos como, por exemplo, os ossos e músculos.
Além disso, elas são importantes para a imunidade e reações químicas do nosso corpo (anticorpos e enzimas são feitos de proteína) e são responsáveis ainda por transportar várias substâncias como nutrientes e medicamentos através do nosso sangue.
Vamos conhecer a quantidade de proteínas, em gramas, que pode ser encontrada em alguns tipos e porções de grão-de-bico.
O grão-de-bico é naturalmente livre de glúten, portanto, aqueles que sofrem de doença celíaca ou intolerância e/ou sensibilidade a esta substância podem consumir tranquilamente este alimento.
Porém, é bom prestar atenção, pois algumas receitas podem misturar ingredientes que contêm a substância, como, por exemplo, os hambúrgueres de grão-de-bico, que podem conter migalhas de pão. Portanto, antes de consumir um prato com grão-de-bico, procure se informar para confirmar se a receita é realmente livre de glúten.
Apesar de todos os legumes serem naturalmente livres de glúten, quando eles são processados, embalados, armazenados ou transportados no mesmo equipamento, ambiente ou veículos dos alimentos que possuem esta substância, existe o risco de que eles sejam contaminados pelo glúten através da chamada contaminação cruzada.
As composições nutricionais acima tratam-se de mera estimativa. Como cada marca de grão-de-bico pode oferecer uma quantidade diferente de carboidratos e proteínas, aconselhamos que você sempre confira a tabela nutricional na embalagem do produto para conferir qual é o teor que estes macronutrientes apresentam.
Saiba mais sobre os efeitos e propriedades do grão-de-bico nos vídeos a seguir.
Veja Todos Comentários
Amo grão-de-bico. Posso comer com arroz apesar de ele ter carboidrato?
Pode sim, Maria Emília. O ideal é sempre optar pelo arroz integral.