Você já se perguntou se usar glicerina é bom para o cabelo? Este composto incolor, sem cheiro e líquido em temperatura ambiente está presente em óleos e gorduras, como a banha de porco, o óleo de coco, o óleo de soja e o óleo de palma.
Mas, além dos produtos alimentícios, a glicerina também pode ser usada em produtos farmacêuticos e na indústria cosmética. Daí vem a dúvida de algumas pessoas se usar a glicerina é bom para o cabelo ou não.
A glicerina e o cabelo
A substância pode estar presente na formulação de tintas, pomadas, batons, hidratantes e shampoos. Mas será que isso significa necessariamente que usar glicerina é bom para o cabelo e ajuda a deixar os fios saudáveis?
Bem, o composto tem propriedades emolientes, hidratantes e higroscópicas (capazes de absorver a umidade do ar), que podem promover a hidratação e maciez nos cabelos e na pele por colaborarem com a absorção de água.
A glicerina cria uma película protetora que serve para prevenir que os fios percam água facilmente quando expostos a ambientes muito secos e outros fatores estressantes para a saúde dos cabelos.
Essa barreira construída pela substância ao redor dos fios mantém a umidade no interior dos cabelos.
De acordo com especialistas, o composto também colabora com o fortalecimento dos fios capilares, diminuindo assim a quebra e a formação de pontas duplas e ressecadas.
Além disso, a glicerina também contribui reduzindo o frizz e deixando o cabelo cacheado com uma maior definição.
Entretanto, como sozinha a substância não é capaz de oferecer os nutrientes necessários para a saúde dos cabelos, pele e unhas, é necessário utilizá-la dentro de produtos cosméticos.
Glicerina vegetal x glicerina animal
Quando queremos saber se glicerina é bom para o cabelo, vale a pena falar sobre a versão vegetal e a versão animal do composto.
Embora ambas tenham um alto poder de hidratação, especialistas acreditam que a versão vegetal da glicerina apresenta um maior poder de limpeza que a animal.
Os prejuízos de usar a glicerina pura ou de modo errado
Também não podemos deixar de mencionar uma advertência importante: não se deve usar a substância pura na pele ou nos cabelos. Principalmente quando o ambiente estiver seco.
Isso porque o composto pode roubar água das camadas profundas da pele e dos cabelos para entregar ao ambiente. Como resultado, a pele e os fios capilares ressecam e perdem hidratação.
Além disso, a glicerina precisa ser dissolvida em água, hidratante ou óleo para garantir que a substância traga efeitos vantajosos – e não resulte em reações contrárias ao que se deseja.
Outra regra importante ao usar glicerina no cabelo é não fazer a aplicação nos dias em que a umidade do ar se estiver acima dos 60%. Por fim, recomenda-se utilizar a substância em dias alternados nos cabelos.
Receitas caseiras
Se a glicerina é bom para o cabelo, podemos usar a substância em receitas caseiras para os fios? Bem, especialistas não defendem muito o uso de glicerina em receitas caseiras.
Isso porque a quantidade de água utilizada para dissolver a substância influencia no resultado. A diluição ideal varia conforme o tipo de cabelo e a umidade do ar no dia em que estiver usando a glicerina.
Ou seja, pode ser bem difícil acertar (e bem fácil errar) na hora de diluir a glicerina na água. Assim, corre-se o risco de prejudicar os fios no lugar de beneficiá-los.
Glicerina é bom para o cabelo, mas pode haver efeitos colaterais
Apesar se ser geralmente segura, a glicerina vegetal pode provocar uma reação alérgica ao ser aplicada na pele. Então, é melhor começar com uma quantidade pequena para ver como a pele reage.
É rara uma reação alérgica muito séria pelo uso da glicerina líquida. No entanto, o aparecimento de sintomas de uma reação alérgica grave após usar o produto exigem procurar imediatamente a atenção médica.
Esses sintomas podem incluir erupção cutânea, coceira, tontura severa, dificuldade para respirar e inchaço, especialmente no rosto, na língua e nos lábios.
Como a glicerina é uma forma de álcool de açúcar que o seu corpo não pode absorver por completo, consumir muito – seja sozinho, seja por meio de alimentos – também pode gerar gases e diarreia.
Além disso, ao ser ingerida, a glicerina vegetal pode provocar dores de cabeça, tontura, náusea, vômito e sede excessiva em algumas pessoas.
Outros problemas
Quem se questiona se usar glicerina é bom para o cabelo também deve saber que a glicerina líquida ainda pode provocar reações como ardência, vermelhidão ou irritação. Recomenda-se procurar o médico rapidamente ao experimentar esses sintomas.
É aconselhável buscar logo a ajuda médica quando aparecem mudanças estranhas na pele. Por exemplo, a pele ficar branca ou mole devido a muita umidade, o que pode ser sinal de uma infecção na pele.
Mas não é só isso. De acordo com especialistas, o maior perigo da glicerina reside na inalação da substância.
Portanto, ao experimentar qualquer tipo de efeito colateral após usar a glicerina em qualquer versão e maneira de uso, procure o auxílio médico, mesmo que não imagine se tratar de uma reação tão grave assim.
Assim, será possível saber se é a glicerina a responsável pelas reações e tratar corretamente o problema.
Vídeo
Seu cabelo anda fraco e quebradiço? Então, não perca o vídeo da nossa nutricionista com uma dica que pode te ajudar.
Fontes e Referências Adicionais
- WebMD – Glycerin Liquid