A gemada é uma bebida consumida geralmente na época do Natal em países como os Estados Unidos.
Entre os seus ingredientes mais comuns estão: ovo, açúcar e leite, mas a receita ainda pode trazer canela, noz-moscada, creme de leite, essência de baunilha, agave, leite de amêndoas e bebidas alcoólicas como rum, conhaque, uísque e xerez.
Mas será que com todos esses ingredientes, a gemada engorda? E quais os benefícios que ela pode trazer? Vamos descobrir isso agora!
A gemada engorda?
O consumo de gemada a cada duas semanas não deve causar o aumento do peso.
Entretanto, é fundamental que as porções sejam controladas e moderadas, pois essa bebida pode apresentar um valor calórico considerável – uma xícara tem 224 calorias. Além disso, ela ainda pode ter uma boa quantidade de gorduras saturadas.
Ainda que você prepare a gemada sem as bebidas alcoólicas e o creme de leite, é necessário prestar atenção em relação à quantidade de açúcar utilizada na receita, já que ele, apesar de ser uma boa fonte de energia ao organismo, em excesso pode engordar.
- Veja também: Gema de ovo engorda?
Portanto, para não engordar com a gemada, além de consumi-la com moderação e cortar alguns ingredientes, como mencionado acima, você pode trocar o leite tradicional por uma versão mais light e diminuir a quantidade de açúcar que é utilizada ou substituir o ingrediente por um adoçante.
Benefícios da gemada
A lista a seguir apresenta alguns benefícios associados à bebida:
- É utilizada como um remédio popular no Brasil para a saúde sexual masculina em casos de impotência (embora o efeito possa ser mais psicológico do que real);
- A gemada também é usada como um medicamento popular para auxiliar o tratamento de gripe e dor de garganta. No entanto, esse benefício provavelmente está mais relacionado ao fato da bebida ser quente do que das propriedades dos ingredientes;
- É fonte de proteínas;
- É rica em cálcio, um mineral importante para o fortalecimento dos dentes e dos ossos;
Receitas
1. Gemada simples
Ingredientes:
- 1 copo americano de leite fervente;
- 1 colher de sopa rasa de açúcar;
- 1 gema;
- Canela a gosto.
Modo de preparo:
- Colocar a gema e o açúcar em uma caneca e bater até o cheiro de ovo desaparecer;
- Em seguida acrescentar o leite fervente e misturar. Polvilhar a canela a gosto antes de tomar a gemada.
2. Gemada tradicional de festa
Ingredientes:
- 12 ovos grandes;
- 4 ½ xícaras de leite;
- 700 ml de creme de leite integral;
- 1 ½ xícaras de açúcar;
- Noz-moscada a gosto;
- 3 xícaras de uísque, conhaque ou rum escuro.
Modo de preparo:
- Separar as claras das gemas dos ovos;
- Em seguida bater as claras e metade da porção de açúcar da receita em velocidade média, até que elas fiquem brancas e com espuma, com a consistência de claras em neve;
- Depois misturar bem as gemas com a quantidade restante de açúcar;
- Então juntar a mistura das gemas com as claras em neve, mantendo a consistência fofa das claras;
- Adicionar a bebida escolhida – uísque, conhaque ou rum -, lentamente, misturando delicadamente.
- Depois aquecer quatro xícaras de leite e metade da porção do creme de leite da receita. Colocá-los lentamente na gemada, misturando com delicadeza. Se achar que precisa melhorar a consistência, acrescentar ½ xícara de leite que sobrou. Já se quiser uma consistência mais grossa, utilize somente duas xícaras de leite.
- Por fim experimente a gemada para verificar se precisa colocar mais bebida alcoólica ou não. Então, bater a outra metade do creme de leite até engrossar e ficar firme. Adicionar o creme de leite cuidadosamente à mistura e finalizar salpicando a noz-moscada.
Mas será que ela pode fazer mal?
É possível que a bebida cause alergia, os sintomas incluem cólicas abdominais, diminuição da pressão arterial, diarreia, urticária, anafilaxia, coceira nos olhos, náusea, nariz escorrendo ou entupido, inflamação na pele, espirro, inchaço na garganta e vômito.
Ao experimentar tais sintomas, busque ajuda médica imediatamente e interrompa o consumo da bebida.
Ao preparar a gemada, recomenda-se utilizar os ovos pasteurizados. Isso porque reduz as chances da contaminação por salmonela, bactéria que pode estar presente no ovo e que causa a doença salmonelose.
É isso que recomenda uma publicação do centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo norte-americano e também o Ministério da Saúde em comunicado sobre o consumo de ovos.
A salmonelose pode ocasionar diarreia, febre e vômitos, além de poder matar crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa.
Vídeo: Ovo engorda ou emagrece?
Confira os vídeos abaixo para saber mais sobre o ovo e conhecer receitas fit com gema de ovo:
Vídeo: 10 receitas fit com gema de ovo
Gostou das dicas?
Eu quero ingordar gostaria de saber se a gemada de ovos ajudaria eu engordar
gemada engorda
Matéria bem informativa.
Estou tomando a gemada a alguns dias e tem me ajudado muito pois depois da vacina da COVID senti muita fraqueza, está sendo melhor que remédios que me deram.
Obs: estou tomando com açúcar de coco.
Achei maravilhosa essas receitas parabéns
Eu amo vinhos seco pois sou da cidade de Colombo PR, aqui tem as vinícolas ,tomar vinho com gemada bem quente é uma delícia e faz bem
Não engorda??? Açúcar e álcool ( que tb se metaboliza em açúcar) e mais o açúcar constante no leite engorda e MUITO! Se quer proteína, coma os ovos!