A Gabapentina é um medicamento de uso oral, adulto e pediátrico para pacientes a partir dos 12 anos de idade. Ela é encontrada em embalagens contendo 30 cápsulas de 300 mg e 400 mg e a sua venda é permitida somente mediante a apresentação de receita médica.
Para que serve Gabapentina?
De acordo com a bula do remédio disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ele é indicado para o tratamento de dor neuropática em adultos, que acontece por conta de lesão e/ou mau funcionamento dos nervos ou do sistema nervoso.
Gabapentina também pode ser utilizada como terapia adjunta em casos de crises epilépticas parciais (convulsões) em pacientes a partir dos 12 anos de idade.
Gabapentina engorda?
É possível afirmar que Gabapentina engorda porque uma das reações adversas associadas ao uso do medicamento que aparece descrita na bula é justamente a elevação do peso. Além disso, o aumento do apetite, que pode levar ao aumento de peso, é outra reação que aparece na bula como possível de ser experimentada pelos pacientes que fazem uso do medicamento.
Por outro lado, também existem chances de que o remédio resulte em uma diminuição do peso. Outro efeito colateral que aparece descrito em sua bula é a anorexia. Trata-se de um distúrbio alimentar em que há uma diminuição grave do peso, acima do que é considerado saudável.
A doença faz com que a pessoa se enxergue como alguém acima do peso mesmo quando seu peso está abaixo do ideal e pode levar até mesmo ao óbito. 20% dos casos do distúrbio alimentar resultam em morte.
Nos dois casos, especialmente no caso da anorexia que é um distúrbio grave, é fundamental buscar ajuda do médico para saber como proceder em relação ao tratamento com o medicamento.
E nada de usar Gabapentina achando que pode emagrecer com ele. Além de haver a chance de ter o efeito contrário, já que vimos também que a Gabapentina engorda em algumas situações, a perda de peso que ele promove é muito arriscada e traz consigo a possibilidade de uma série de outros efeitos colaterais, como veremos no tópico a seguir.
Outros efeitos colaterais de Gabapentina
Agora que já entendemos se Gabapentina engorda ou não, vamos conhecer outras reações adversas que o medicamento pode trazer. Conforme informações da bula disponibilizada pela Anvisa, o remédio pode causar os seguintes efeitos colaterais:
- Mal estar;
- Fadiga;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor nas costas;
- Dor abdominal;
- Edema (inchaço) facial;
- Infecção viral;
- Dor;
- Sintomas de gripe;
- Lesão acidental;
- Edema generalizado;
- Dor no peite;
- Vasodilatação;
- Palpitação;
- Aumento da pressão arterial;
- Boca seca;
- Garganta seca;
- Vômito;
- Náusea;
- Flatulência;
- Má digestão;
- Prisão de ventre;
- Diarreia;
- Anormalidades dentárias;
- Gengivite;
- Pancreatite;
- Diminuição de leucócitos e/ou plaquetas;
- Redução na contagem de glóbulos brancos;
- Púrpura (manchas por conta do extravasamento de sangue na pele);
- Edema periférico;
- Hiperglicemia;
- Hipoglicemia;
- Icterícia;
- Elevação dos testes de função hepática;
- Hepatite;
- Aumento do tamanho das mamas;
- Hipertrofia das mamas;
- Fratura;
- Dor muscular;
- Dor nas articulações;
- Zumbido no ouvido;
- Confusão mental;
- Alucinação;
- Amnésia;
- Confusão mental;
- Sonolência;
- Insônia;
- Nervosismo;
- Tremor;
- Tontura;
- Vertigem;
- Alteração do humor;
- Falta de coordenação dos movimentos;
- Dificuldade de articular as palavras;
- Aumento da atividade motora em todo o corpo;
- Espasmos musculares;
- Contrações musculares;
- Aumento, diminuição ou abolição dos reflexos;
- Coordenação anormal;
- Depressão;
- Instabilidade emocional;
- Movimentação involuntária dos olhos;
- Pensamento anormal;
- Abalos musculares;
- Ansiedade;
- Hostilidade;
- Alteração da marcha;
- Queda;
- Perda de consciência;
- Diminuição da visão;
- Visão dupla;
- Visão anormal;
- Tosse;
- Faringite;
- Rinite;
- Pneumonia;
- Escoriação;
- Acne;
- Prurido (coceira);
- Dispneia (falta de ar);
- Erupção cutânea;
- Eritema multiforme (lesões avermelhadas e salientes na pele);
- Síndrome de Stevens-Johnson (reação alérgica grave);
- Angioedema (inchaço em decorrência de uma reação alérgica);
- Urticária;
- Impotência;
- Infecção do trato urinário;
- Insuficiência renal aguda;
- Incontinência urinária;
- Disfunção sexual.
Ao experimentar uma ou mais dessas ou de outras reações indesejáveis, informe o seu médico a respeito do problema para saber como deve proceder.
Contraindicações de Gabapentina
O medicamento não deve ser usado por pessoas que sofram com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de sua fórmula. Mulheres grávidas, que estejam planejando ficar gestantes ou engravidem durante o tratamento devem informar ao médico a respeito da gestação.
Mulheres que estejam amamentando também devem relatar ao médico e só podem utilizá-lo com estrita orientação e observação do profissional, tendo em vista que o remédio é eliminado no leite materno.
Durante o tratamento com Gabapentina, o paciente também não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem sofrer prejuízos. As atividades só podem ser retomadas após o médico atestar que o medicamento não está afetando as habilidades do paciente.
O médico também deve ser informado a respeito de todos os medicamentos que a pessoa tome ou possa começar a utilizar para verificar se não existem riscos de interação entre a Gabapentina e o remédio em questão.
Posologia de Gabapentina
A bula do medicamento informa que a dose eficaz tanto para a epilepsia em pacientes a partir de 12 anos de idade quanto para os adultos com dor neuropática fica entre 900 mg e 3600 mg por dia, com a sugestão de 300 mg três vezes ao dia.
Para os casos de epilepsia, o intervalo entre as doses não deve ser maior do que 12 horas, como forma de evitar a reincidência das convulsões.
Pessoas com insuficiência renal podem precisar de ajuste da dose. Para os pacientes que fazem hemodiálise, a bula recomenda uma dose de ataque de 300 mg a 400 mg e, depois, doses de 200 mg a 400 mg depois de cada quatro horas de hemodiálise.
Entretanto, a dosagem indicada para cada caso deve ser feita de modo individual, sendo determinada e ajustada pelo médico conforme o caso e a necessidade de cada paciente. O profissional pode recomendar que a pessoa comece com 300 mg por dia e aumente gradativamente até os 900 mg, fazendo ajustes conforme a resposta do paciente.
Assim, nada de se automedicar ou tomar uma quantidade diferente da passada pelo médico. Para garantir a segurança do seu tratamento, siga todas as orientações do profissional em relação ao horário e a duração do uso do remédio. Se não fizer isso, colocará a sua saúde em risco.
A experiência que eu estou a passar é que a medição engorda e dá-me insolência e também tenho a boca seca.
Eu acho que vou parar com a medicação.
Boa tarde !!!
Sim tomo neurontim 3 anos tenho prisão de ventre ,meu intestino deixou funcionar sozinho.
Emgordei 10 kg faço diariamente regime alimentar regrado,minhas mamas estão enormes e duras .obg.
Olá! Faço uso da gabapentina amais de seis meses devido a duas hérnias de discos que estourou. Estou querendo fazer a cirurgia endoscópica pra me livrar do remédio. Notei ganho de peso mas não exagerado (talvez porque faço atividade fisica) mas tive aumento de apetite. Tomo duas por dia pra aliviar a dor lombar. Não queria tomar mais
Meu esposo faz uso de gabapentina 300mg por mais um ano por causa de um acidente e neuropatia cronica e está ganhando peso todos os meses.o que fazer?
Eu comecei a tomar gabapentina por dores neuropática,tomo meio comprimido de 300mg sinto náuseas e tonturas,vou começar a tomar dia sim dia não,pq esse remédio melhorou minhas dores..
Estou receosa com os efeitos colaterais e também com a possibilidade de engordar ?
Eu comecei o uso de gabapentina 2comprimidos em 4 e 4 horas mais abriu muito meu apetite eu me alimento e parece que continuo vazia com fome nada que eu como alivia minha fome e me enche eu faço uso por motivo de dor oncológica.
Eu engordei 7kg em 30 dias tomando gabapentina! Só queria saber se vou conseguir emagrecer?
Voce toma para que? Eu tomo para (sindrome das pernas inquietas)
Eu tomo como adjunvante contra doença bipolar. Não é muito falado mas há médicos que usam. E engordei apesar de também tomar mais coisas. Mas sem outros efeitos secundários.