O fubá é um ingrediente que pode ser utilizado em receitas de bolos, tortas, bolachas, biscoitos, polentas, sopas, caldos, empanados, pães, bolinhos salgados, broas, panquecas, mingaus, churros e muffins, por exemplo.
O fubá é uma farinha fina, obtida através do milho, que é considerado “o grande alimento do povo americano, de norte a sul”.
Para que o fubá seja produzido, existe a necessidade de que os grãos de milho sejam moídos. Mas você já parou para pensar se o fubá tem glúten ou carboidratos, duas substâncias que têm o seu consumo restrito em algumas dietas?
Os nutrientes do fubá
Antes de sabermos se o fubá tem glúten ou carboidratos, vamos conhecer quais nutrientes podem ser encontrados em sua composição.
Pois bem, de acordo com informações da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), o fubá de milho é fonte de fibras, fósforo, manganês, magnésio, potássio, zinco, vitamina B1, vitamina B3 e vitamina K.
E então, é verdade que o fubá tem glúten?
Pessoas que sofrem com a doença celíaca ou com intolerâncias, sensibilidades ou alergias ao glúten não podem consumir alimentos que contenham essa proteína. Para você ter uma noção, os celíacos podem sofrer com diarreias, vômitos, enxaquecas, dermatites e outras complicações ao ingerir a substância.
Também existem aqueles que, apesar de não sofrerem com a doença, escolhem excluir o glúten da alimentação. Para todas essas pessoas, é importante conhecer quais alimentos contêm glúten e quais não o contêm para montar os seus pratos e refeições.
Pois bem, não é verdade que o fubá tem glúten em sua composição e, inclusive, esse é um dos alimentos sem a substância que podem ser utilizados para substituir a farinha de trigo, ingrediente presente em muitas receitas e que é composto pelo glúten.
Além disso, o fubá possui o dobro da quantidade de fibras que é encontrada na farinha de trigo e pode ser utilizado como substituto da farinha de trigo em receitas de bolos livres de glúten, quando combinado com outros ingredientes como a farinha de arroz e a farinha de coco.
Também de acordo com informações, o fubá serve ainda como uma boa opção de ingrediente para ser utilizado como substituto da farinha de trigo para a preparação de salgadinhos empanados.
O fubá pode inclusive ser utilizado com a farinha de grão-de-bico como base para a preparação desses salgadinhos empanados e tritura quinoa, castanha de caju ou amêndoas para a hora de empanar os salgadinhos.
E será que o fubá tem carboidrato?
Sim, o fubá de milho possui carboidratos em sua composição. Na lista a seguir, vamos conhecer a quantidade de carboidratos que pode ser encontrada em diferentes marcas, porções e receitas preparados com o ingrediente. Confira:
1. Fubá Yoki
Uma porção de 50 g ou 1/2 xícara do fubá da marca Yoki apresenta 41 g de carboidratos.
Com base nesses valores, calcula-se que uma porção de 30 g do produto contém 24,6 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que uma porção de 100 g do alimento é composta por 82 g de carboidratos.
2. Fubá mimoso Sinhá
São encontrados 37 g de carboidratos em uma porção de 50 g ou ½ xícara do fubá mimoso da marca Sinhá.
A partir dessas quantidades, estima-se que o alimento possui aproximadamente 22 g de carboidratos em uma porção de 30 g, enquanto apresenta 74 g de carboidratos em uma porção de 100 g.
3. Fubá de milho Granfino
Existem 37 g de carboidratos em uma porção de 50 g ou 1/3 de xícara do fubá de milho da marca Granfino.
Em cima desses valores, calculamos que uma porção de 30 g do ingrediente fornece em torno de 22 g de carboidratos e quem 100 g deste fubá de milho são compostos por 74 g de carboidratos.
4. Broa de fubá Andorinha
Uma porção de 50 g da broa de fubá da marca Andorinha carrega 30 g de carboidratos. A partir desses valores, calculamos que uma porção de 100 g do alimento apresente 60 g de carboidratos.
5. Bolo de fubá Italac
Um pedaço de 35 g de bolo de fubá da marca Italac é composto por 29 g de carboidratos.
Para quem não se contenta com apenas um pedaço e consome, por exemplo, 100 g deste bolo de fubá, calcula-se que a quantidade de carboidratos fornecida ao organismo é de cerca de 82,8 g.
Atenção
Os alimentos listados acima não foram submetidos a análises nutricionais – simplesmente reproduzimos as informações passadas online. A quantidade de carboidratos de um produto, pode variar de acordo com a sua marca.
Portanto, para se certificar da quantia de carboidratos que está presente no fubá ou no produto preparado com fubá que você comprar, sempre cheque a tabela nutricional presente em sua embalagem.
Estou com problemas nos Rins tenho que evitar o máximo de carboidratos posso usar o fuba na alimentação, grato
Parabéns pela matéria!
Eu uso fubá na omelete. Uma colher de sopa rasa para cada ovo.
Dá saciedade e não altera o sabor.
Amei. Fazia muito polenta com couve para comer com proteína e Soja e carne moída com molho de tomate.
Mas e bom saber a quantidade de carboidratos que ele tem e fica aliviada por não ter glúten, pois sou intolerante a ele
Parabéns pela matéria
Bom saber desses valores nutricionais e usar no dia A dia p os que têm intolerância à glúten como eu.Vou passar a usar mais fubá e menos farinha de trigo.
Sim,o fubá não contém glúten,mas importante salientar que para o celíaco vai depender se esse fubá até chegar a sua mesa teve contaminação cruzada c maquinários , ou até no campo c outro produto contendo gluten.
Importante então sempre verificar o rótulo e se a empresa é de confiança .
Bom dia.
Sou celíaca.
É algumas marcas de fubá, farinha de milho, cuscuz, e etc contém glúten sim, ” por contaminação” pois podem ser processadas nas mesmas máquinas que processam o trigo.
Por isso é sempre bom ler os rótulos antes de.levar pra casa e consumir um fubá contaminado.
Algumas marcas identificam que contém glúten.