O fubá é produzido a partir da moagem fina do milho cru, descascado e seco, e pode ser utilizado em diversas receitas como bolos, mingau, pudins, pães, sopas, broas e cuscuz, por exemplo.
O produto pode ser encontrado fresco, vendido por produtores de milho, ou em suas versões industrializadas, como as que encontramos nos supermercados.
O fubá prende ou solta o intestino?

Os carboidratos representam a maior parte da energia encontrada na composição do fubá, correspondendo a aproximadamente 80% das calorias presentes no alimento.
Um tipo de carboidrato que faz parte da composição do ingrediente é a fibra alimentar, que é conhecida por amolecer as fezes, prevenindo assim a prisão de ventre, que também é conhecida por constipação ou intestino preso.
O que acontece é que as fibras não são quebradas quando atravessam o trato digestivo do nosso organismo. Então, o nutriente absorve água , amolece e solta as fezes.
Uma porção de 100 g de fubá de uma determinada marca muito popular vendida nos supermercados contém 82 g de carboidratos e 5,4 g de fibras alimentares.
Mas é importante que o consumo de fibras venha acompanhado da ingestão de água. Isso porque a ingestão do nutriente sem a presença do líquido pode fazer com que o intestino fique ainda mais preso, dado ao ressecamento das fezes.
Cuidado com o excesso de fibras
Não é recomendado uma pessoa adulta consumir mais do que 25 g a 35 g de fibras diariamente.
Quando esse limite é ultrapassado e a pessoa ingere uma quantidade excessiva do nutriente em um curto espaço de tempo, no lugar de aliviar o intestino preso, o que pode acontecer é o agravamento do quadro de prisão de ventre.
Um outro efeito oposto ao consumo exagerado de fibras é a diarreia, que pode ocasionar desidratação. Portanto, o ideal é não exagerar no consumo de alimentos contendo fibras.
Além disso, o exagero no consumo do nutriente pode causar outras complicações como a baixa absorção de minerais e problemas abdominais como gases, inchaço e cólicas.
É claro que para exceder a quantidade limite do consumo de fibras, principalmente em um curto período de tempo, seria necessário ingerir uma quantidade muito grande de fubá.
Entretanto, precisamos levar em consideração que o fubá não é o único alimento que possui o nutriente e que seu consumo, junto de outros alimentos ricos em fibra, pode levar ao excesso.
Alergia
A alergia ao milho é uma condição importante a ser levada em consideração quando procuramos entender se o fubá prende ou solta o intestino. Isso pode ocorrer quando o sistema imunológico confunde o milho ou algum produto feito a partir dele, como é o caso do fubá, como uma substância alergênica.
Assim, em resposta, o sistema de defesa do organismo libera anticorpos para neutralizar o alimento, podendo causar diarreia, bem como outros sintomas associados a essa condição, como náusea, vômito, inchaços, dentre outros.
Portanto, caso você experimente diarreia ou outros sintomas mencionados acima, fique atento para ver se não se trata de uma reação alérgica e busque ajuda médica o mais rápido que puder para saber a melhor forma de lidar com o problema.
Eu amo mingau de fubá, bolo e angu. Sempre comi e nunca me fez mal. Pelo menos pra mim nunca causou nenhum problema.
Diz que o milho solta o intestino e o fubá é feito de milho .
Aliás o fubá solta ou prende o intestino ?
Afinal , quem esta com diarréia pode ou não comer FUBÁ?
Eu comi bolo de fubá cremosso dias atrás e tive diarréia. To em dúvia se é o meu organismo não recebeu bem o alimento ou se é o bolo que não estava em condição boa para o consumo.
Eu acho qur sim acho que o cuscuz ta mim provocar prisão de ventre
Conclusão…??? Prende ou solta?
Solta e causa gases
Tenho prisão de ventre e o cuscuz de milho e o único alimento q não me causa gases ..fuba ou floco de milho pr mim e ótimo
Eu estou suspeitando do cuscus pois como ele todo dia no café da manhã
EATOU QUERENDO SABER SE FUBA PREJUDICA QUEM TEM PRISAO DE VENTRE