O aumento no número de casos de câncer colorretal, especialmente em pessoas de menos de 50 anos, vem causando preocupação, de acordo com dados do JAMA Surgery.
Os médicos alertam que existem maneiras de perceber pequenos sinais da doença, como, por exemplo, as fezes estreitas.
O assunto voltou a ser destaque após uma criadora de conteúdo do TikTok chamada Carolina Herrera informar alguns dos sintomas de seu câncer de cólon em estágio 4, diagnosticado quando ela tinha 28 anos.
A jovem notou sangue nas fezes, diarreia, perda de peso, anemia, fadiga e fezes em forma de lápis. Veja mais: 13 sinais de alerta para câncer de cólon e reto que todos deveriam saber.
Em resposta, a Fight Colorectal Cancer, organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que se dedica a combater a doença, disse que fezes finas podem indicar obstruções intestinais, como tumores.
“Na maioria das vezes, fezes estreitas que ocorrem raramente não são motivo de preocupação. Mas se você tiver fezes em forma de fita por mais de uma semana, procure atendimento médico”, indicou a instituição.
Ademais, a organização alertou para outro sintoma: sangue no papel higiênico, nas fezes ou no vaso. “Qualquer quantidade de sangramento retal não é normal, e você precisa descobrir por que está vendo sangue no vaso sanitário”, disse.
Entretanto, nem sempre a presença de sangue é motivo de preocupação extrema e a coloração pode dar algumas dicas de outros possíveis diagnósticos. Se o sangue for vermelho vivo, por exemplo, significa que é mais recente e de origem na parte mais baixa do cólon, o que pode indicar a presença de hemorroidas.
Por outro lado, caso seja mais escuro, da cor de alcatrão, a suspeita é que o problema é mais antigo e que veio de mais acima no cólon, o que pode significar doença de Crohn ou colite ulcerativa. Para não ficarem dúvidas, é indispensável a consulta com um especialista.
Já quando o assunto é o formato das fezes, quando elas estão estreitas, podem indicar também constipação, conhecida como prisão de ventre, para além do câncer.
O problema aparece devido ao estilo de vida do paciente, ou seja, o fato de não consumir fibras alimentares suficientes, não beber a quantidade adequada de água e/ou não se exercitar regularmente.
Este pode ser um sintoma também da síndrome do intestino irritável (SII), distúrbio crônico que causa dor abdominal, inchaço, diarreia e constipação. Por fim, as fezes em formato de lápis ainda podem significar diverticulite, inflamação de bolsas que se desenvolvem nas paredes do intestino, que traz outros sintomas como: dor no lado esquerdo inferior do abdômen e mudanças nos hábitos intestinais.
De acordo com o JAMA Surgery, entre 2010 e 2030, o câncer de cólon aumentará 90% entre pessoas de 20 a 34 anos, enquanto o câncer retal deverá crescer 124% na mesma faixa etária.