Os antibióticos são medicamentos usados no combate a infecções bacterianas e podem causar diarreias, como um dos efeitos colaterais. Esse tipo de reação associada ao uso de antibióticos é mais comum em crianças pequenas e idosos, mas pode afetar pessoas de qualquer idade.
A diarreia pode ocorrer durante o período em que a pessoa está usando o medicamento e cessar alguns dias após a finalização do tratamento. Ou, ela pode iniciar vários dias após a finalização do tratamento com o antibiótico.
Na maioria dos casos, os quadros de diarreia são administrados com algumas adaptações na alimentação e outros recursos caseiros simples, para que o tratamento com o antibiótico seja mantido com menos impactos negativos na saúde.

Mas, há casos mais graves que demandam a troca do antibiótico por outro que não cause quadros de diarreia tão graves ou a suspensão do tratamento. Normalmente, casos dessa gravidade estão associados com a proliferação da bactéria Clostridium difficile, cujas toxinas potentes atacam a parede do intestino e provocam as diarreias.
Veja algumas formas caseiras simples de combater a diarreia causada por antibióticos.
O que não fazer para combater a diarreia
Antes de conhecer as formas de combater a diarreia causada por antibióticos, é fundamental saber o que não se deve fazer em quadros diarreicos.
É muito importante que você não pare de tomar o antibiótico, sem conversar com seu médico ou médica antes. Apesar da diarreia, o tratamento deve ser mantido conforme foi orientado, seguindo corretamente os horários.
Também não é recomendado fazer uso de medicamentos antidiarreicos, para parar as diarréias. Este sintoma é autolimitante, ou seja, ocorre dentro um período limitado, cessando espontaneamente.
Alguns sintomas, no entanto, podem indicar que a diarreia está se agravando e requer uma atenção médica:
- Febre acima dos 38ºC
- Sinais de desidratação: boca seca, cansaço e urina com pouco volume.
- Dor intensa e persistente na barriga
- Presença de muco ou sangue nas fezes
- Além da diarreia, a pessoa vomita com frequência e não consegue manter os alimentos no estômago.
Se o caso não for grave, a diarreia pode ser controlada com recursos caseiros simples, enquanto se faz o tratamento com o antibiótico.
Como combater a diarreia causada pelo antibiótico em casa
A seguir, veja como você pode controlar a diarreia e ter um tratamento mais tranquilo com o antibiótico:
- Hidratação: em um quadro diarreico, você precisa aumentar a ingestão de água, porque um grande volume de líquidos sai nas fezes e é preciso repor, para evitar a desidratação. Além da água, beba soro caseiro, água de coco e suco de frutas, para facilitar a ingestão de líquidos. Confira uma receita de soro caseiro e, também, de sucos.
- Retire os alimentos que atrapalham a digestão: evite os alimentos e bebidas industrializadas e açucaradas, carnes processadas, alimentos gordurosos, frutas e verduras com casca, alimentos integrais e refeições muito temperadas, com pimenta e outros condimentos.
- Faça refeições leves: escolha alimentos nutritivos que não deem muito trabalho para serem digeridos, como um purê de batatas com frango desfiado, mingau de arroz ou de milho, sopas e caldos. Veja uma lista com os 10 melhores alimentos para diarreia.
- Consuma probióticos: os antibióticos não combatem apenas as bactérias ruins que estão causando a doença que está sendo tratada, mas acabam eliminando também as boas, provocando um desequilíbrio da microbiota intestinal. Para repopular o intestino com boas bactérias, consuma probióticos, como o kefir, leite fermentado e kombucha. Confira uma receita bem simples de leite fermentado.
- Beba chás com propriedades medicinais: apesar da diarreia não necessitar de medicação, você pode tomar chás que possuem propriedades analgésicas e antieméticas (que reduzem o enjoo), que vão proporcionar alívio dos sintomas e contribuir para a sua hidratação. Chá de hortelã, de camomila e de gengibre cumprem esses propósitos, mas existem outras opções de chás que você pode escolher, de acordo com sua preferência.
Se esses recursos caseiros não forem suficientes para controlar as diarreias e aparecerem outros sintomas, que foram citados acima, então é recomendado buscar ajuda médica.
Nestes casos, pode ser necessária a administração de fluidos endovenosos, ou seja, receber soro na veia, para repor o líquido perdido nas fezes. Em algumas situações, também são administradas medicações para reduzir a frequência e o volume das evacuações, como a loperamida e a racecadotril.
Outra intervenção médica possível é a administração de suplementos ou medicações probióticas, para estimular a ação do sistema imune contra as bactérias ruins que podem ter se proliferado e promover o reequilíbrio intestinal, com a reposição de bactérias benéficas para o organismo.
Fontes e referências adicionais
- Papel dos probióticos na diarreia por antibióticos: guia prático de atualização, Departamento Científico de Gastroenterologia: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018 Set; (5): 1-5.
- Diarreia aguda: manejo baseado em evidências, Jornal de Pediatria, 2015 Dez; 91(6 Suppl 1): S36-S43.
- Diarreia associada ao Clostridium difficile-Casuística de 8 anos, GE Jornal Português de Gastrenterologia, 2012; 19(6): 284-289.
Fontes e referências adicionais
- Papel dos probióticos na diarreia por antibióticos: guia prático de atualização, Departamento Científico de Gastroenterologia: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018 Set; (5): 1-5.
- Diarreia aguda: manejo baseado em evidências, Jornal de Pediatria, 2015 Dez; 91(6 Suppl 1): S36-S43.
- Diarreia associada ao Clostridium difficile-Casuística de 8 anos, GE Jornal Português de Gastrenterologia, 2012; 19(6): 284-289.