A folha-da-fortuna (Kalanchoe pinnata) é originária da Ilha de Madagascar, que fica na África Tropical, sendo encontrada também na América Tropical, que inclui o Brasil, na Austrália e também na Índia e na China.
Popularmente, a folha-da-fortuna é aplicada na pele, como forma de terapia alternativa contra furúnculos e administrada por via oral no tratamento da tosse, na forma de xarope.
No Caribe, a folha-da-fortuna é conhecida como folha-da-vida, onde é utilizada para o tratamento de várias outras condições de saúde, como abscessos bacterianos e edemas (inchaços), contusões, dores de cabeça, problemas pulmonares (asma e falta de ar), resfriado, hipertensão e cólicas menstruais.
Outras condições que afetam a pele, como queimaduras, úlceras e verrugas, além de problemas gastrointestinais, como azia, úlceras gástricas e disenteria também possuem registros no uso popular da planta folha-da-fortuna.
Esses usos têm como base a atividade anti-inflamatória, analgésica e antimicrobiana dos compostos químicos encontrados na planta.
Veja quais são os benefícios da planta folha-da-fortuna e como usá-la para fins medicinais.
A folha-da-fortuna conta com vários compostos fenólicos, um grupo de antioxidantes que atua no combate aos radicais livres, moléculas reativas que participam de diversos processos inflamatórios e de envelhecimento no organismo.
Também possuem flavonoides com atividade antioxidante, ácidos orgânicos, que ajudam na absorção de minerais provenientes da alimentação e inibição do crescimento microbiano e bufadienolídeos, que demonstram um nível de atividade antitumoral in vitro (em placas de laboratório).
Além de diversos ácidos graxos, que desempenham funções importantes no organismo, como a regulação dos níveis de gordura no sangue e controle de processos inflamatórios, pressão arterial, coagulação sanguínea e também participam da produção de hormônios e anticorpos.
Por causa desses compostos químicos, a planta folha-da-fortuna apresenta efeitos farmacológicos associados com atividades:
Uma preocupação comum quando se fala no uso de plantas para fins medicinais é quanto a sua toxicidade.
Nos estudos feitos até o momento, os efeitos tóxicos só foram observados com doses muito altas, que só são possíveis por manipulação em laboratório, injetadas no peritônio dos animais testados.
Recomenda-se que grávidas e lactantes não usem a planta para fins medicinais, por não haver dados de segurança para esses grupos.
Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, devido ao uso de medicações imunossupressoras, transplante de órgãos ou presença de alguma condição clínica especial, como HIV/AIDS, também não devem usar a folha-da-fortuna.
A planta também não deve ser usada junto com as seguintes classes de medicamentos, pois podem interagir e potencializar seus efeitos, causando danos à saúde:
A planta se destaca pelo seu alto conteúdo de compostos fenólicos e flavonoides, que exibem atividades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Sendo assim, infecções virais, bacterianas, fúngicas e reações alérgicas, que ativam o sistema imunológico e seu aparato inflamatório, podem ter suas respostas controladas com a folha-da-fortuna.
A ingestão do extrato da planta ou seu uso tópico são formas eficientes de aproveitar essas propriedades medicinais da planta.
Inflamações decorrentes de desequilíbrios internos, como enxaquecas e cólicas menstruais, também podem ser controladas com a folha-da-fortuna, visto que ela também promove um efeito analgésico, agindo no controle da dor.
Os desconfortos decorrentes de condições respiratórias adversas, como asma, bronquite, gripes e resfriados podem ser aliviados com o xarope ou o chá da folha-da-fortuna, pois apresenta atividade antitussígena, ou seja, que inibe a tosse, e expectorante, ajudando a eliminar o catarro preso nas vias aéreas.
Por causa disso, a planta alivia a sensação de pressão no peito, dor nas costas, congestão nasal e a tosse, comuns em diversos problemas respiratórios.
As folhas da folha-da-fortuna são utilizadas tradicionalmente na medicina alternativa para o tratamento de úlceras e inflamações, devido ao seu poder cicatrizante, analgésico e anti-inflamatório.
A atividade cicatrizante é um processo que ocorre naturalmente no organismo, por meio da ação do sistema imunológico, que pode ser acelerado com o uso de pomadas cicatrizantes. O extrato da folha-de-aranto é rico em glicosídeos esteroidais, como o bufadienolídeo, uma substância cicatrizante.
Para aproveitar este benefício, a ferida deve ser tratada com a aplicação direta da planta sobre a pele, como uma compressa quente feita com a folha aquecida em água.
A folha-da-fortuna também reduz o inchaço interno do corpo, devido ao seu efeito diurético. Indiretamente, ela previne a formação de pedras nos rins, já que aumenta a diurese (eliminação de urina).
O efeito diurético do chá da folha-da-fortuna também auxilia na diminuição da pressão arterial, quando esta se encontra em níveis elevados em quadros de hipertensão arterial sistêmica, pois promove a dilatação dos vasos sanguíneos.
A ingestão das folhas, na forma de chá, xarope ou suco não deve ultrapassar 2 xícaras diárias. O tratamento por via oral ou tópico (na pele) não deve ser conduzido por mais de 15 dias consecutivos.
Veja como usar a planta-da-fortuna:
Problemas que afetam a pele, como abscessos bacterianos, furúnculos, alergia a picadas de inseto, inchaço, feridas e contusões podem ser tratados com a aplicação direta da folha na pele.
Antes de usá-la na pele, lave bem a folha e, então, aqueça-a em água. Coloque a folha na pele, tomando cuidado para não se queimar, e deixe-a em contato, até que perca a temperatura.
Para tratar problemas pulmonares, como asma e falta de ar, e dores de cabeça, a planta-da-fortuna deve ser ingerida, como um xarope.
Para isso, você precisa extrair o sumo da folha. Se você tiver um pilão em casa, basta triturar e moer a planta, depois de lavada. Você pode adicionar um pouquinho de água para facilitar a extração. Caso não tenha um pilão, use um liquidificador ou um mixer, adicionando um pouco de água juntamente com a folha.
Coe o líquido extraído, para separá-lo do bagaço, e misture com um pouco de mel.
Os problemas de falta de ar e asma também podem ser tratados com um chá da planta, que também serve para aliviar as cólicas menstruais.
Para isso, basta misturar o equivalente a 3 colheres de sopa de folha-da-fortuna a 250 mL de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, com o recipiente fechado. Depois disso, é só coar e beber o seu chá.
No caso de resfriados, tosse e pressão alta (hipertensão), você pode usar o sumo ou suco da planta folha-da-fortuna.
Lave 2 ou 3 folhas-da-fortuna e triture-as com um pouco de água, usando um mixer ou liquidificador. Coe o líquido e beba logo após o preparo.
Veja Todos Comentários
Sim já usei p dar a minha esposa q tem asma é excelente na hora da crise alivia totalmente, pó isso tenho essa planta em casa
Eu quero emagrecer
A folha da fortuna
Emagrecer
Eu já usei a folha da fortuna pra dor de ouvido ,pontada pneumonia e tumores muito bom .para dor de ouvido é só pegar uma folha lavar e socar pode ser no copo mesmo um pedaço de algodão pegar o sumo da folha colocar no ouvido 3 gotas só
Eu já usei a folha da fortuna pra dor de ouvido ,pontada pneumonia e tumores muito bom
Sim minha mãe me ensinou