Fígado de Boi Faz Mal à Saúde?

atualizado em

Há diversas comidas que muita gente vira a cara e acha estranha, enquanto outros amam e até aceitam pagar um pouquinho a mais para saborear. Por exemplo, muita gente ama comida japonesa, enquanto outros sequer se imaginam comendo peixe cru.

O mesmo pode acontecer com o bife de fígado de boi – enquanto uns comem numa boa, há quem faça cara feia só de ouvir falar do alimento.

Mas ultrapassando essa questão de gosto, será que comer comer fígado de boi faz mal à saúde? Muita gente fica preocupada por conta do fato do órgão ter a função de filtrar substâncias prejudiciais ao organismo.

E então, o fígado de boi faz mal à saúde?

Pode-se dizer que o fígado de boi faz mal à saúde para quem sofre com níveis altos de colesterol, tendo em vista que o fígado é rico em colesterol.

Uma das responsabilidades do fígado dos animais é a de produzir colesterol. Por conta disso, a recomendação é evitar o consumo do bife de fígado em excesso, principalmente para pessoas com colesterol elevado, problemas cardíacos ou excesso de peso.

Além disso, para quem se encontra em uma dieta focada na diminuição dos níveis de colesterol, a Associação Americana do Coração recomenda comer carnes de órgãos apenas ocasionalmente.

Gestação 

Também é possível afirmar que o fígado de boi faz mal à saúde de mulheres grávidas.

A justificativa apresentada é que o fígado possui altas quantidades de vitamina A, um nutriente que se for consumido em excesso pode provocar malformações no feto, principalmente durante o primeiro trimestre da gestação.

A recomendação é que as gestantes evitem o consumo de fígado e outros órgãos dos animais, ingerindo pequenas quantidades somente nos casos em que aquele típico desejo de grávida bater.

Vale lembrar aqui a importância de que as futuras mamães consultem e questionem o médico a respeito de como a sua alimentação deve ser durante todo o período da gestação e do aleitamento.

Agravamento dos sintomas da gota 

O fígado é rico em proteínas que possuem as purinas, substâncias responsáveis pela elevação do ácido úrico no organismo e, por conta disso, o alimento colabora com o agravamento dos sintomas da gota.

A gota é uma condição que é provocada justamente pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações.

Caso você já tenha sido diagnosticado com a doença, converse com o seu médico a respeito de como deve funcionar a sua alimentação.

Toxinas e metais pesados 

Outra preocupação de quem defende que o fígado de boi faz mal é em relação à presença de toxinas no fígado do animal. Graças ao fato do fígado ser o local de onde são filtradas e retiradas as toxinas do organismo, o órgão acaba armazenando uma boa parcela dessas substâncias.

Os fígados de animais ainda podem trazer as toxinas oriundas de produtos da alimentação ou criação de animais como grãos processados, antibióticos, vacinas, pesticidas para o capim, água contaminada e hormônios. O órgão acumula metais pesados como mercúrio, chumbo, arsênio e cádmio, que podem contaminar e prejudicar o organismo.

Essas substâncias causam danos ao funcionamento dos pulmões e das articulações. Além do fígado, esses metais pesados podem estar presentes no músculo, no coração e nos rins de vacas, cavalos e frangos, principalmente nos casos de animais que crescem em locais que ficam próximos a fábricas de metais ou de produtos químicos.

Recomendações quanto ao consumo do fígado de animais 

Recomenda-se escolher fígado de bezerro no lugar do fígado de boi, porque é provável que existam menos toxinas nos fígados de animais mais jovens. Também alertamos para a importância de escolher fígados de animais criados organicamente, que têm menores chances de contar com a presença de pesticidas, hormônios ou resíduos de antibióticos.

Para quem não gosta do bife de fígado, aqui vai uma boa notícia: não existem motivos convincentes no que se refere à saúde para incluir o alimento na dieta se a pessoa não gostar dele.

Já para as pessoas que gostam do bife de fígado, a orientação é a de consumir o alimento no máximo uma vez por semana e fazer uma alimentação equilibrada, que seja rica em frutas e vegetais, itens que fornecem antioxidantes e auxiliam a desintoxicação do organismo. De preferência, o fígado deve ser comprado de produtores orgânicos.

Você já imaginava que consumir fígado de boi faz mal sob determinadas circunstâncias? Tem costume de comer este alimento na dieta? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

17 comentários em “Fígado de Boi Faz Mal à Saúde?”

  1. Eu suspeitava,pois sempre que comia me fazia maĺ, me sentia enjoada. Parei de comer. Meu esposo comeu é começou a sentir azia. Resolvi pesquisar. Obrigado pela informação. Que Deus abençoe.

    Responder
  2. Queria que vcs assistissem o vídeo do dr dayan siebra e/ou do dr Lair Ribeiro..ELES TEEM OUTRA POSICAO A RESPEITO DE “”MIUDOS””

    Responder
  3. Tenho esteatose hepática,e queria saber se posso fazer o consumo do fígado de boi?
    Desde já eu agradeço!

    Responder
  4. Comi ontem a noite bife de fígado e fiquei com dor de cabeça. Nunca tive esse sintoma… como 1x por mês por causa da B12

    Responder
  5. Olá gostaria de saber se existe alguma relação entre comer fígado e sentir excesso de sono…
    Ontem por volta 18:00 hs consumir 03 bifes de fígado acebolado (estava com muita vontade) e sentir um tremendo sono.Fui dormir e só acordei hoje por volta 13:00 hs. Achei muito estranho.

    Responder
  6. Acho isso uma balela.Uma vez que o figado é preparado de modo correto ele contribui muito.Por ter muito oque o nosso corpo precisa.estou a uma semana fazendo dieta e consumo diariamente fígado e tava tendo dificuldade para emagrecer.Passei a consumir e por incrível que parece comecei a perder gordura corporal!

    Responder
  7. Como 200g de fígado cru na vitamina todos os dias há 10 anos e não tenho nenhum sintoma adverso muito pelo contrário sou muito ativo mental e fisicamente aos quase 60 anos de idade.

    Responder
  8. Eu gosto muito do fígado,mas o único problema é queimação no estômago. É orivel…

    Responder
  9. Como figado de boy diariamente nunca me fez mal muito pelo contrário… gosto muito de um fígado acebo lado tem semana que como quase todos os dias só dou uma parada pra não enjoar acho muito bom….

    Responder
  10. Eu estava com dor de estômago e a piora ocorreu após comer fígado. Fui ao PS , tomei soro com Buscopan, ranitidina e Plasil. O medico passou tratamento com omeprazol e domperidona. Eu estava tomando omeprazol mas não tinha comprado o Domperidona. Não estava sentindo dores. Tinha até comido figado: um pequeno pedaço bem passadinho. Mas dois dias depois, após jantar dois pedaços fiquei mal. Tive que forçar o vômito pra aliviar e agora estou tomando remédios corretamente. Acho que o fígado é indigesto. Se tiver úlcera, gastrite, precisa muito cuidado!

    Responder