Saúde na Mídia

Fernando Rocha desabafa após diagnóstico de herpes-zóster: “Dor é lancinante”

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Fernando Rocha, 57 anos, desabafou com os seguidores sobre o diagnóstico que recebeu de herpes-zóster. A doença é causada pelo vírus varicela-zoster (VVZ), que é o mesmo responsável pela catapora, e pode ficar oculto no sistema nervoso por anos.

Reprodução: Instagram

O apresentador lamentou as fortes dores que vem sentindo nesses últimos dias: “Queria dar um depoimento sobre uma doença que estou enfrentando esses dias chamada herpes-zóster. Se você já teve catapora, tem mais de 40, 45 anos, você pode ter herpes-zóster”.

continua depois da publicidade

“É uma doença que acontece também com relação à baixa imunidade, fatores emocionais. Mas, enfim, esse vírus da catapora, chamado varicela-zoster, fica armazenado no corpo, esperando uma janela de oportunidade”, detalhou.

“Essa janela vem com a baixa imunidade. Sem saber precisar exatamente o que foi, mas estou com herpes-zóster há cerca de uma semana. Já tomei os remédios antivirais que são necessários durante uma semana e agora estou encarando as sequelas dessa doença, que é a dor. Mas, uma dor muito grande. É uma dor lancinante, é como se fosse uma espada fincando na parte da costela”, desabafou.

O jornalista disse que o quadro também tem relação com o emocional. “Tem a ver com as emoções que a gente guarda na vida, que vão se acumulando, enfim, não sei dizer, mas são variações emocionais”, comentou.

Reprodução: Instagram

Rocha, então, conscientizou seus seguidores: “Tem vacina para herpes-zóster. A vacina é oferecida só na rede particular, custa caro, cerca de R$ 800 e são duas doses. Mas a dor dessa doença é muito grande”, concluiu.

continua depois da publicidade

Sintomas

O vírus pode passar décadas oculto, no entanto, quando reativado, traz consequências graves, que podem incluir perda de visão, dor intensa, queimação, febre, dor de cabeça, mal-estar, formigamento e erupção cutânea na forma de pequenas bolhas, que surgem comumente de um lado do corpo e rosto.

A região mais atingida costuma ser a do tórax, correspondendo a até 53% dos casos. Entretanto, as dores e lesões podem surgir também no abdômen, membros e rosto, quando as bolhas acompanham o trajeto do nervo trigêmeo do paciente, que causa dor, coceira e vermelhidão.

O herpes-zóster pode trazer complicações ainda mais graves, como neuralgia pós-herpética, dor crônica que persiste mesmo após a cura das lesões da pele. Se não tratada adequadamente, a doença pode levar à morte. Saiba mais: Herpes zóster: o que é, sintomas, causas e tratamento.

Você ou alguém que você conhece já teve herpes-zóster? Como foi o tratamento? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma