Saúde na Mídia

Fernanda Machado é diagnosticada com TDPM; entenda condições de doença com sintomas graves e incapacitantes

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Fernanda Machado, 44 anos, contou a seus seguidores do Instagram que foi diagnosticada com Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). A condição é caracterizada por sintomas emocionais e comportamentais que ocorrem antes da menstruação e é considerada mais grave que a tensão pré-menstrual (TPM).

A atriz diz que recebeu o diagnóstico há um ano e meio. “Há um ano que estava querendo falar sobre isso por aqui, mas estava sumida porque estava estudando sobre esse assunto e também porque estava terminando de escrever o meu livro que estou prestes a lançar aí no Brasil em maio. Tudo o que não me contaram sobre a maternidade, onde obviamente falo sobre maternidade, mas também sobre os hormônios, porque uma coisa está totalmente ligada a outra. Fazer as pessoas entenderem melhor o que é TDPM”, iniciou.

Na sequencia, Fernanda Machado detalha o transtorno: “TDPM é o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, que é muito mais grave e debilitante do que a famosa TPM. Hoje também é chamada de síndrome pré-menstrual. […] TDPM é coisa séria e falo sobre tudo isso no meu livro”.

“Quando descobri que sofria desse transtorno, foi um mix de emoções. Mas, sem dúvida nenhuma, o diagnóstico me trouxe um certo alívio por eu finalmente entender o que estava acontecendo no meu cérebro. E desde então comecei uma jornada de estudos intensa que tem me ensinado muito. Eu me matriculei em um curso de saúde hormonal feminina aqui nos Estados Unidos, que estou prestes a finalizar, e decidi que traria luz e atenção para esse transtorno tão sério, que se fala tão pouco e destrói a vida de milhares de mulheres”, acrescentou a atriz, por fim.

O distúrbio costuma ocorrer uma a duas semanas antes da menstruação e melhora após o início do período. O TDPM leva a alterações de humor muito intensas, irritabilidade, extrema, assim como sintomas ansiosos e depressivos. Diferente da TPM, os sintomas aparecem de forma extrema e atrapalham o dia a dia.

A condição atinge de 3% a 8% das mulheres e não há causas muito bem definidas.

Você já conhecia o TDPM? Comente abaixo!

0 de 5
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma