Fazer pausas durante a caminhada aumenta queima de calorias

publicado em

Uma pesquisa realizada por profissionais da Universidade de Milão, na Itália, apontou que fazer pequenas pausas durante a caminhada pode aumentar a perda de calorias, em comparação ao ato de ir do início ao fim em um circuito ininterrupto. 

Caminhada na esteira
Participantes da pesquisa andaram em uma esteira

O estudo foi publicado na plataforma Proceedings of the Royal Society B. O trabalho mediu as demandas por oxigênio e energia de voluntários que caminharam em uma esteira e em um aparelho de stepper, que imita uma caminhada em terreno inclinado. 

Um total de 10 voluntários foram monitorados enquanto realizavam o exercício, no qual intervalos que variavam entre 10 segundos e quatro minutos foram incluídos em seus planos de execução. Os pesquisadores, por sua vez, registravam o nível de oxigênio consumido por cada participante e as demandas metabólicas durante o esforço físico. 

Os resultados apontaram que fazer intervalos de 10 a 30 segundos exige 60% mais oxigênio do que percorrer a mesma distância sem pausas. 

“Quando caminhamos por períodos mais curtos, usamos mais energia e consumimos mais oxigênio para cobrir a mesma distância. É como ter um carro que consome mais combustível durante os primeiros quilômetros e diminui depois”, explicou Francesco Luciano, um dos responsáveis pelo estudo, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.

O profissional disse também que o corpo precisa de mais energia para se aquecer no início da caminhada e menos quando já está em movimento, e, por isso, as pausas aumentam o gasto calórico. 

“Quando começamos a andar, podemos incorrer em custos fixos no início do percurso. Em analogia, dirigir um carro precisa de algum combustível para ligar o motor ou tirar o carro da garagem”, destacou o pesquisador.

“Descobrimos que, ao começar do repouso, uma quantidade significativa de oxigênio é consumida para começar a andar. Incorremos nesse custo independentemente de andarmos por 10 ou 30 segundos, então ele pesa proporcionalmente mais para percursos mais curtos do que para os mais longos”, acrescentou. As informações são do Metrópoles.

Você faz pausas quando está caminhando? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário