Fazer esteira perde barriga mesmo?

atualizado em

Será que fazer esteira perde barriga mesmo? Os profissionais de Educação Física são unânimes ao dizer que dentre as melhores opções para perder barriga são correr/caminhar na esteira.

Como sabemos, o emagrecimento não é algo que acontece da noite para o dia. Na verdade, existem dois fatores determinantes para a perda de peso: dieta balanceada e exercício físico.

Alimentar-se bem é essencialmente importante para viver bem e emagrecer com saúde.

Sendo assim, qualquer dieta deve conter alimentos que equilibrem a sua ingestão calórica e que promovam uma melhor absorção de nutrientes.

A prática de atividades físicas fortalece os ossos, proporciona melhoria do nosso condicionamento físico, além de favorecer o gasto calórico, reduzindo assim a gordura corporal.

E por falar em gordura corporal, o acúmulo de gordura abdominal é a campeã das reclamações e costuma ser a região que mais incomoda as pessoas. Mas você sabe qual a melhor forma de eliminar tecido adiposo na região do abdômen?

Existem diversos tipos de exercícios físicos que podemos praticar para ativar os músculos dessa e região e consequentemente eliminar o acúmulo de gordura abdominal. Fazer esteira é um desses exercícios.

Fazer esteira perde barriga?

MULHER CORRENDO NA ESTEIRA
Correr na esteira promove queima de gordura abdominal

Praticar caminhadas e correr, seja ao ar livre ou em alguma esteira, é uma das melhores formas de gastar calorias com saúde.

Trata-se de um exercício aeróbico e que depende de consumo do oxigênio para ser desenvolvido corretamente.

Se for feita de maneira correta e contínua, a esteira é um gatilho rápido para você perder gordura abdominal.

Além disso, este aparelho ainda auxilia na saúde do coração, pois promove a melhoria da resistência deste órgão, além de estimular o fluxo da circulação sanguínea.

Assim, caminhadas/corridas são excelentes para o corpo como um todo e para a mente.

Entretanto, a diferença de correr ou andar em uma esteira é que você pode ter um controle maior da sua atividade, pois é possível determinar velocidade, tempo, distância, calorias e até o ritmo dos batimentos cardíacos.

Entretanto o correto é, se você for iniciante, começar devagar até melhorar seu condicionamento. Comece com caminhadas leves até ganhar um ritmo mais acelerado e intenso de treino. Pode ser que no início você não sinta grandes resultados, mas aumentando o ritmo ou o tempo de treino você verá resultados bastante satisfatórios.

Tempo de esteira

Como mencionado, o tempo na esteira pode variar de pessoa para pessoa e depende de alguns fatores específicos.

Iniciantes devem começar devagar com caminhadas de 15 minutos por três vezes na semana, e após uns dias, quando o corpo se acostumar, pode-se aumentar o tempo de esteira para 30 minutos, cinco dias na semana.

Se você preferir ir menos vezes na academia, você pode dobrar esse tempo por dia e reduzir suas idas, ou pode optar por treinamentos mais rápidos do estilo HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade). Tudo é questão de se adaptar às necessidades e escolhas.

Você só não pode ficar parado por muito tempo. Interromper ou quebrar a rotina estabelecida pode colocar tudo a perder.

Por isso, mais do que andar na esteira é preciso ter disciplina para não começar a inventar desculpas e faltar nos dias de treino.

Muitas pessoas se preocupam com o tempo, achando que mais tempo significa mais resultados, mas isso não necessariamente ocorre na prática.

HIIT (High-intensity interval training)

Homem fazendo abdominal (HIT)
O HIIT é um treino intenso, curto e dinâmico

Você já ouviu falar em High-intensity interval training? Trata-se de uma nova tendência fitness desenvolvida por Arthur Jones e aprimorado por Mike Mentzer, um dos fisiculturistas mais conhecidos da história.

Na teoria (e na prática) a intensidade é inversamente proporcional ao volume, ou seja, remete ao grau de dificuldade do exercício, enquanto o volume faz referência ao número de repetições.

Assim, o HIIT objetiva um treino árduo, dinâmico e de curta duração. Por isso ele deve ser realizado de forma mais intensa possível, em um curto período de tempo e não mais de três vezes por semana.

Por isso, vale muito mais fazer uma esteira em um ritmo mais pesado em menos tempo para obter ganhos mais rápidos do que poucas caminhadas em períodos de tempo mais longos.

Postura adequada

Fazer esteira realmente ajuda no processo de perda de barriga, entretanto, não basta somente caminhar ou correr na esteira e achar que está tudo certo.

Se você não mantiver uma postura correta e adequada, você poderá não só continuar com a barriga indesejada, como ganhar alguma dor ou lesão. Então quando estiver na esteira, atente-se para sua postura e movimentos.

A cabeça deve ficar alinhada com a coluna, mantendo o queixo paralelo à esteira para evitar dores no pescoço e os ombros devem ficar posicionados para trás e o peitoral para frente, para não tensionar a musculatura.

Os braços devem acompanhar o movimento do corpo mantendo os cotovelos flexionados a 90 graus. A barriga deve estar contraída enquanto caminha para trabalhar os músculos do abdômen e promover a melhoria da postura.

Para caminhar, pise primeiro o calcanhar e depois o restante do pé, e o tamanho da passada não deve ser muito curto e nem muito longo, de modo que fique confortável para você.

Para se beneficiar mais e otimizar o treino na esteira, você pode aumentar a sua inclinação, para que você possa trabalhar também as pernas e glúteos.

Dicas gerais sobre a prática de atividades físicas

Hidratação durante a atividade física
É muito importante se manter hidratado durante a prática de atividade física

Durante as caminhadas e corridas na esteira, é interessante portar uma garrafa com água para que a hidratação seja realizada de forma constante e abundante.

É legal também levar uma toalha ou lenço para secar o suor ao longo do exercício e não atrapalhar a área de visão.

Vale a pena a orientação de um professor durante as atividades para que você faça tudo de forma correta. Sem sombra de dúvida fazer esteira perde barriga, você só precisa seguir essas dicas básicas para ter sucesso completo.

Para intensificar o treino você pode intercalar a caminhada com corridas ou enquanto faz musculação utilizar o tempo de descanso entre um aparelho e outro para correr na esteira.

Além disso, uma outra dica muito interessante para quem quer perder barriga na esteira é começar os treinos com a musculação, assim o estoque de glicogênio é gasto nessa atividade. Assim, ao ir para a esteira em seguida, o corpo utilizará a gordura como fonte de energia para gastar no treino, fazendo com que você perca barriga com mais eficiência.

Vídeo: 10 dicas para perder barriga

Assista ao vídeo a seguir e conheça mais truques que podem ajudar a perder barriga.

Fontes e referências adicionais

Você já imaginava que fazer esteira perde barriga realmente, certo? Tem o costume de praticar esta atividade com frequência? Como que organiza o seu treino na esteira? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

14 comentários em “Fazer esteira perde barriga mesmo?”

  1. Estou fazendo esteira há 1 mês, 30 minutos por dia, 5 dias, na velocidade 6,0 … para tratar esteatose hepática, gordura no fígado… e tbm perder um pouco de peso e a barriga … daqui há mais um mês vou repetir o exame pra ver se estou melhor … mas já sinto diferença na minha barriga…. sei que terei que fazer sempre na minha vida pra ter saúde e um fígado saudável , além de cuidar da alimentação é claro …

    Responder
  2. Eu caminho da velocidade rápida na esteira, até completar 5 km O tempo que fasto é de 46 minutos. estou na academia a 20 dias. Em seguida, faço a musculação de acordo com o dia, se é perna ou braço.. Faco também, duas vezes na semana após essa rotina, aula de Jump.

    Responder
  3. Olá?! Também comecei essa semana, na esteira e também não tenho experiência quero perder peso por causa da saúde, e seria interessante trocarmos experiências…

    Responder
  4. Começo minha rotina de esteira hj em casa. Nunca subí numa esteira, confesso que tenho um pouco de medo de não conseguir ficar na postura correta. Mas vou a luta, preciso perder peso e melhorar a minha saúde que está um pouco abalada…sou hipertensa .

    Responder
    • Treino na esteira há 8 meses, duas vezes na semana por 1 hora com velocidade 50 e aos poucos estou aumentando a elevação. A diferença do meu abdômen é visível. Intercalo a esteira com musculação três vezes por semana e adotei uma alimentação saudável. Reduzi medidas e peso.

      Responder
    • Faço esteira em casa. 3 vezes na semana por uma hora..tem semanas q faço 5 dias na semana por 30 min. Depende de minha disponibilidade. Perde peso e medidas.

      Responder
    • Em minha visao… Deve dar prioridade para caminhadas rápdas… De preferência na velocidade 6.5 na esteira… Caminhada não força os joelhos… Eu também corria… Depois comecei a sentir muitas dores… Passei a apenas andar rápido… E estou muito mais contente…

      Responder