Faustão e MC Marcinho: como funciona um coração artificial

publicado em

O cantor e compositor MC Marcinho tornou-se conhecido pelos sucessos “Rap do Solitário”, “Princesa”, “Glamurosa” e “Garota nota 100”. 

Ele estava internado desde 27 de junho no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, devido a problemas cardíacos. Marcinho faleceu no sábado (26/08), aos 45 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. conforme comunicado emitido pelo hospital.

Em julho, a equipe médica informou que o MC tinha passado por uma cirurgia para o implante de um coração artificial, dispositivo com o qual ele permaneceu até o momento de seu falecimento.

Recentemente, o apresentador Fausto Silva (Faustão) também foi internado devido a problemas cardíacos e incluído na lista única de transplantes devido ao agravamento do seu quadro de insuficiência cardíaca, porém, não recebeu o coração artificial.

Fausto Silva em apresentação
Imagem: Reprodução Instagram

Conforme boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein no domingo (20/08), o apresentador necessitava de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. A situação desses dois famosos tem gerado dúvidas sobre o assunto.

Existem diversos tipos de coração artificial, cuja função é auxiliar no funcionamento do coração quando o órgão não opera de maneira apropriada. Esse dispositivo pode atuar como uma ponte para o transplante cardíaco ou como substituto do procedimento.

Como funciona o coração artificial temporário

MC Marcinho recebeu um suporte mecânico circulatório extracorpóreo prolongado que oferece suporte aos dois ventrículos do coração.

Em essência, é uma máquina para substituir o coração, indicada para pacientes internados e que desempenha o papel de ponte para a recuperação para o transplante cardíaco.

Mc Marcinho no RJ
Imagem: Reprodução Instagram

A cardiologista e intensivista Stephanie Rizk, da equipe de transplante cardíaco e coração artificial da Rede D’Or e do Hospital Sírio Libanês e médica da cardio-oncologia do Incor, explicou ao O Globo que esse suporte temporário, utilizado em pacientes internados, permite que o coração descanse enquanto ele supre as demandas metabólicas do organismo.

Esse tipo de coração artificial também pode ser indicado em situações em que a medicação endovenosa utilizada para ajudar na força de bombeamento cardíaco não apresenta resultados satisfatórios.

O cantor tinha sido incluído na lista de transplante cardíaco e estava à espera de um coração, no entanto, nos últimos dias, devido a uma infecção generalizada, o seu nome foi colocado como “inativado” na lista.

Como funciona o coração artificial de longa permanência 

Rizk explicou que existem dispositivos de longa permanência que permitem que os pacientes possam ir para casa com ele. No Brasil, em geral, esse tipo de coração artificial é considerado uma alternativa ao transplante para aqueles que não podem fazer a cirurgia devido aos custos elevados.

Já nos Estados Unidos, muitos pacientes recebem esse suporte cardíaco para que possam retomar uma vida quase normal: eles se alimentam, se exercitam e frequentemente até trabalham em casa, aguardando o transplante.

Se no caso de um transplante, um coração com dificuldade para bombear é substituído por um em perfeito estado, o coração artificial só complementa a função do coração com insuficiência cardíaca.

O coração artificial funciona como uma espécie de bombinha colocada dentro do coração e uma mangueira que vai para a artéria, detalhou ao O Globo o cardiologista Félix Ramires, diretor científico da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

O especialista explicou como essa bomba auxilia o coração: ela puxa o sangue de dentro do órgão e leva direto para a artéria. Entretanto, o seu uso é destinado para determinados casos, como quando há contraindicação para o transplante, completou.

O cardiologista apontou que esse método proporciona qualidade de vida, mas destacou que além de precisar ser usado pelo resto da vida, ele possui algumas limitações, como a necessidade de recarregar a bateria e a impossibilidade de praticar esportes aquáticos. As informações são de O Globo.

Você sabia da possibilidade de viver com um coração artificial? Na sua família, há histórico de problemas cardíacos? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário