Muitos não sabem, mas o magnésio é um mineral muito importante para o nosso organismo. Ele é o quarto mineral mais abundante no corpo e é fundamental para a saúde humana. Isso tudo se deve ao fato que ele está envolvido em mais de 300 processos metabólicos no nosso corpo. Entre eles, no transporte adequado de cálcio através das membranas celulares.
Ele é requerido por todas as células do corpo, até mesmo as do cérebro. É um dos minerais mais importantes (se não o mais importante) por conta do seu papel e funções essenciais como a síntese de proteínas, utilização de gorduras e caroidratos, produção de enzimas de desintoxicação específica e produção de energia relacionada à desintoxicação de células. A deficiência do magnésio pode afetar praticamente todo o sistema do corpo humano.
O magnésio é um mineral que luta contra certas doenças, como artrite, Alzheimer, problemas de pressão alta, diabetes, problemas respiratórios, entre outros. Além disso, a ingestão de magnésio fornece mais rigidez e flexibilidade aos ossos, aumenta a biodisponibilidade de cálcio, regula e normaliza a pressão arterial, previne e ajuda no combate de pedras nos rins, e por aí vai.
Muitos dos sintomas da falta de magnésio são silenciosos, fazendo com que se torne difícil descobrir sua deficiência. Além disso, em exames de rotina, os médicos e laboratórios de exame não incluem detalhes sobre a taxa de magnésio, e quando pedem exame de sangue, é quase impossível detectar essa condição, já que somente 1% de magnésio está presente no sangue, pois a maioria está presente nos ossos e órgãos.
Ou seja, mesmo com inúmeros exames de sangue, dificilmente os resultados determinarão o nível de magnésio no corpo. Por conta disso, a análise é baseada no estilo de vida do paciente.
Os primeiros sintomas envolvem cãibras ou dores musculares, dores no pé e espasmos, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.
E os sintomas mais avançados são:
Outro sintoma muito comum da falta de magnésio é sentir sede mesmo após tomar muita água. A sede pode estar associada à falta de nutrientes e minerais, como o magnésio.
Em outras palavras, a carência de magnésio pode estar ligada a problemas de tireoide, problemas de metabolismo, problemas cardíacos, problemas musculares, problemas gastrointestinais, entre outros.
Vale lembrar, que caso você apresente sintomas dentre os listados acima, nem sempre implica na falta de magnésio. É necessário passar em consultas médicas e fazer exames detalhados para saber a causa de qualquer um deles. Além disso, cada pessoa sente um tipo de sintoma diferente, e você não irá sofrer todos eles.
Outro fato curioso é que descobriu-se em recentes estudos que a maior parte das pessoas não ingerem uma quantidade ideal diária de magnésio.
A principal causa de deficiência de magnésio nos dias de hoje é por conta da busca por alimentos rápidos e processados que incluem fast food e comidas industrializadas, além de açúcar, refrigerantes, bebidas com cafeína e até mesmo carne; com isso, esquecem de se alimentar com alimentos saudáveis, como frutas e legumes que são ricos em magnésio.
Bebidas alcoólicas podem interferir na absorção de vitamina D, que ajuda na absorção de magnésio, ou seja, um problema leva ao outro. Refrigerantes também podem atrapalhar na absorção adequada destes nutrientes.
Além disso, um fator interessante é que a falta de magnésio pode ser influenciada por alimentos que você está ingerindo e não o que você está deixando de ingerir. Um exemplo interessante é o açúcar, pois a cada molécula de açúcar ingerida, nosso corpo usa 54 moléculas de magnésio para processá-la, tornando o açúcar o pior vilão na deficiência de magnésio.
Outra razão que pode causar a carência de magnésio é o PH do interior do intestino, que pode afetar a capacidade da absorção do mineral. Quanto mais alcalino seu intestino, mais pobre é a capacidade de absorção de magnésio.
Acredita-se ainda que o magnésio está menos presente no solo nos dias atuais, devido ao uso constante de pesticidas e à poluição que afeta os campos. Os pesticidas também acabam matando bactérias e fungos que são necessários para que as plantas convertam nutrientes do solo em nutrientes que possam ser utilizados pelo ser humano.
A reposição para quem é diagnosticado com a falta de magnésio é considerada muito fácil, pois a quantidade requerida diariamente não é muita.
Muitos recorrem primeiramente a suplementos para a reposição do mineral no organismo, mas deve-se levar em consideração que fonte de alimentos são mais saudáveis e melhores para o corpo.
Os suplementos podem até dar um impulso, mas tente primeiramente repor a falta de magnésio com alimentos saudáveis. Além disso, o corpo absorve o mineral de forma diferente em alimentos e suplementos. É necessária a ingestão de suplementos em casos mais avançados ou sob prescrição médica.
Não ultrapasse o valor de 350 miligramas de magnésio por dia, a menos que seu médico prescreva essa quantidade ou mais, pois caso haja excesso na suplementação do mineral, o coração pode sofrer de arritmia, que pode ser fatal, principalmente em pessoas diabéticas.
É possível encontrar magnésio em alguns tipos de alimentos, como:
Outro ponto que não podemos esquecer é que é necessário o cálcio para melhor absorção do magnésio. No entanto, o cálcio e o magnésio precisam ser ingeridos de forma equilibrada, pois, se a ingestão for demasiada de cálcio, a ingestão de magnésio será dificultada.
Tente incrementar suas receitas com alimentos ricos em magnésio, dessa forma, a ingestão será facilitada.
Uma outra dica diferenciada é comprar óleo de magnésio para passar no corpo, pois a absorção do mesmo é mais fácil através da pele do que internamente.
Saiba quais são os sinais de falta de magnésio e como você pode garantir a quantidade adequada de magnésio na sua alimentação, através de boas fontes, com o vídeo abaixo. Aproveite para se inscrever no nosso canal com um clique no botão a seguir!
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Sinto tonturas dores de cabeça fraqueza batimento cardíaco e tensão arterial desequilibrado e constantemente com ansiedade
Tenho fraqueza, perda de apetite e mudança repentina de humor e estou com uma queda enorme de cabelo... Me encaixe nessa falta de magnésio.. Irei fazer o uso
Tenho síndrome de sjogren, estou na menopausa, atualmente faço reposição hormonal. Passei pelos calores, irritabilidade, insonia,mas a unica coisa que ainda não consigo melhorar é a queda de cabelo. Tenho artrose,tomo tansulosina, e vitamina D, mas ela não sobe de jeito nemhum. Por tudo isso, vou tentar tomar cloreto de magnesio.
Ola a 6 meses que me sinto cansada sem vontade de fazer nada so estou bem deitada. Estou constantemente com tonturas vista cansada parece que nem tenho força nos olhos ja fiz exames a tanta coisa e esta sempre tudo bem ja n sei o k fazer sera falta de magnesio ja alguem passou por o mesmo? O k fizeran para melhorar.
Cinto perda de força muscular e furmigamento em alguns dedos da mão e perda de força para agarra e torce alguns objetos como abrir garrafa e manuseia ferramentas como tipo chave de fenda e. Também dores nas pontas do calcanhar
Oi eu sentia quase os mesmos sintomas, fraqueza aceleração cardíaca, as vezes parecia que o coração pulava batidas, tristeza, tonturas ,me diagnosticaram com.sindrome do pânico depois disseram que era ansiedade, enfim fui em um médico que pediu exame de ferritina a qual estava baixa, desde então estou repondo ferro, magnésio, mudei bastante a alimentação, e faço exercícios , não sinto mais nada do que sentia, fica um alerta pra vcs que nem sempre o que sentimos é psicológico, tudo em nossa saúde depende do que comemos, e hj em dia não repomos todos os nutrientes que precisamos, a verdade é que comemos mal , reponha minerais e vitaminas pratique exercícios e concerteza vamos ter uma melhora incrível na nossa saúde.
Espero ter ajudado
Anotadíssimo! Muito agradecida.
sinto formigamento nas mãos e coxa direita muita fadiga dor nas articulação pois fui diagnosticada com artrite e artrose.
Tenho todos esses sintomas, e o exames deu positivo p falta de magnésio. Infelizmente...pois me sinto muito ruim..
Fiz uma cirurgia cardiaca a pouco tempo e estou sentindo formigamento nas nas costas doeres nos ombros e pescoço e dores nas articulações.
Eu tenho epilepsia desde os 20 anos, só que minhas crises são bem controladas , mais eu já não aguento mais os sintomas do Fenobarbital.Foi quando descobrir o cloreto de magnésio, estou diminuindo tomando só a medade do Fenobarbital e tomando o magnésio , estou me sentindo muito bem
Olá tenho tireóide, tomo omeprazol, e já fazem mais de 4 meses que tomo o cloreto de magnésio em cápsulas, tomo 2 cápsulas a noite antes de dormir, gostaria de saber se estou tomando certo, e se o uso prolongado traz algum mal a saúde?
Até o a dosagem Boa tarde !!! Qual o melhor horário para tomar cloreto de magnésio p.a. e quantas miligramas e é bom para dor embaixo do calcanhar pé????? Obrigada!!!
Marcia, tire suas dúvidas aqui https://www.mundoboaforma.com.br/cloreto-de-magnesio-beneficios-efeitos-colaterais-para-que-serve-e-como-tomar/
Gostaria de saber quanto tenho que tomar de cálcio por dia ja que magnesio tem que andar junto com o calcio
Olá boa noite, eu estou sentindo muitas dores no braço esquerdo na altura do ombro e tbm no joelho tenho 44 anos. Eu já suspeitava da falta de cálcio, por vários motivos eu tenho ingerido bebida alcoólica diariamente, e tbm parei de me exercitar, quase não tomo sol, então realmente o que eu li aqui faz todo sentido pra mim, estou indo na farmacia comprar esse tal cloreto de magnésio. Logo entrarei em contato para relatar se melhorei ou não.