Sentir falta de ar é extremamente desconfortável. Saiba então quais são as possíveis causas e o que fazer.
A falta de ar ou dispneia é a dificuldade de respirar. Às vezes, a falta de ar acontece por causa de uma atividade física extenuante – sem que isso seja um risco para a sua saúde. Mas há casos em que a dispneia pode indicar um problema respiratório ou uma crise de ansiedade.
Quando a causa não é uma emergência, é possível aliviar a falta de ar em casa. Mas se a falta de ar é muito forte, não hesite em procurar atendimento médico.
Aliás, a falta de ar pode ser um dos sintomas da Covid-19. Por isso, fique atento.
Mas, por enquanto, veja a seguir as possíveis causas de falta de ar e como tratar esse sintoma.
A falta de ar que dura pouco tempo e que é suportável geralmente não indica problema grave. Mas é importante observar se ela ocorre com muita intensidade ou alta frequência – já que esses podem ser sinais de problemas de saúde que precisam ser tratados.
A saber, as causas de falta de ar mais comuns incluem:
Além disso, a falta de ar pode ser resultado de um problema de saúde. Nesses casos, é comum o surgimento de sintomas adicionais e que duram mais tempo. Algumas condições que podem causar dispneia são:
Quando a falta de ar é muito forte e súbita, é sinal de que você deve procurar atendimento médico imediato, pois pode se tratar de uma condição mais grave, como por exemplo:
A estratégia a seguir vai depender da causa da sua falta de ar. O primeiro passo é tentar se acalmar. Em seguida, entenda se a dificuldade em respirar está te incomodando muito a ponto de precisar ir ao médico.
Uma boa dica é observar se isso te impede de fazer outras atividades rotineiras. Se a resposta for sim, é importante fazer uma visita ao seu médico.
Se esse não for o caso, você pode tentar praticar a respiração diafragmática – que consiste em respirar profundamente, expandindo o abdômen e soltando o ar pela boca.
Quando a sua falta de ar é resultado da ansiedade ou de um esforço físico excessivo, vale a pena encontrar uma posição confortável e que facilite a respiração. Alguns exemplos incluem:
Além disso, algumas pessoas podem se beneficiar do uso de um ventilador no rosto para diminuir a sensação de falta de ar.
Para aliviar sintomas de gripe e outras doenças respiratórias, a nebulização é uma boa técnica. De fato, inalar o vapor ajuda a desobstruir as vias nasais e, assim, a respirar melhor.
Em alternativa à nebulização, você pode inalar o vapor da água durante um banho quente ou até mesmo tomar um chá bem quentinho.
Quando for necessário, o médico vai indicar remédios para te ajudar a lidar com a falta de ar. Isso acontece quando a causa é mais séria, como a dispneia causada por doenças como a pneumonia ou a insuficiência cardíaca, por exemplo.
De qualquer forma, procure um pronto socorro se você sentir falta de ar angustiante. Além disso, não deixe de fazer um check-up se o desconforto para respirar é constante e sem causa definida.
Deixe um comentário