Ex-fisiculturista perde 22 kg após ter sintomas de doença ignorados por médicos

publicado em

Tony McCue, 63 anos, surpreendeu após perder 22 kg devido a uma grave doença motora que foi diagnosticado tardiamente. O ex-fisiculturista inglês passou um ano e meio em busca de respostas para a fraqueza constante que sentia – que o levava a quedas repentinas.

O homem apresentou os primeiros sintomas em meados de 2023, mas só foi diagnosticado com a doença do neurônio motor (MND, na sigla em inglês) em outubro de 2024, mesmo após diversas consultas médicas sem respostas.

Nesse intervalo, o ex-fisiculturista perdeu 22 kg e a capacidade de falar, comer e cuidar de si mesmo. “É um trabalho duro. Absolutamente devastador que não tenha sido percebido antes”, desabafou Karen McCue, esposa de Tony, em entrevista ao jornal Daily Mail.

O paciente lamenta a demora do diagnóstico: “Eu caí muitas vezes e me machuquei em todas elas. Chegar ao ponto de não conseguir andar sem receber ajuda foi muito difícil para mim e para todos ao meu redor. Gostaria de conscientizar os médicos sobre essa doença, pois muitas pessoas só recebem o diagnóstico quando é tarde demais”.

O inglês começou a ser totalmente dependente e passou a ser alimentado por sonda. A família de Tony tenta arrecadar fundos para pagar os custos dos cuidados do paciente, além de conscientizar outras pessoas sobre a doença do neurônio motor, para receberem o diagnóstico o quanto antes. “Quero ajudar outras famílias que estejam passando pelo que estou passando agora”, garantiu Karen.

A doença do neurônio motor é o nome dado a um grupo de enfermidades nas quais as células nervosas (neurônios) que controlam os músculos sofrem degeneração e morrem. Como resultado disso, o paciente começa a apresentar sintomas como fraqueza nos tornozelos ou nas pernas, com problemas para se locomover, pegada fraca, dificuldade para engolir e, eventualmente, para respirar.

Alguns exemplos da doença são a atrofia muscular progressiva (AMP), paralisia bulbar progressiva (PBP), esclerose lateral primária (ELP) e esclerose lateral amiotrófica (ELA). Esta última é a mesma que acometeu o físico Stephen Hawking, diagnosticado em 1963, aos 21 anos. O cientista morreu aos 76 anos, em 2018.

Você conhece algum caso parecido com o de Tony? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário