Evaristo Costa emagreceu 22 kg devido à Doença de Crohn: “Me sinto definhando”

publicado em

Evaristo Costa, 48 anos, contou que perdeu mais de 22 kg em menos de um mês após ter sido diagnosticado com a Doença de Crohn, em 2021.

Reprodução: Instagram

O jornalista explica que o problema de saúde estabilizou, no entanto, há cerca de um ano ele está em crise e, por isso, voltou a perceber os sintomas com mais intensidade. “Eu cheguei a 99 kg, mas eu estava com 99 kg porque eu tomava corticoide, então incha demais. E aí os médicos chegaram à conclusão de que o corticoide não faz efeito em mim”, iniciou, em participação no programa “PodCringe”.

“Perdi 22 kg em três semanas, mais ou menos. (…) Às vezes as pessoas pensam assim: ‘Nossa, que legal. Você está bem magrinho’. (…) Mas não é um emagrecimento saudável, saudável. Por dentro eu estou totalmente desregulado”, lamentou.

A perda de peso repentina aconteceu devido à suspensão do uso de corticoides. “Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim. Ela não me dá os nutrientes que preciso”, detalhou.

O jornalista ressaltou o fato de as pessoas terem desenvolvido um interesse em saber mais sobre a Doença de Crohn desde que ele revelou seu diagnóstico. “Achei interessante falar, embora seja uma doença que te causa um grande constrangimento. (…) Então, falar disso para as pessoas gerava um pouco de vergonha”, admitiu.

  Continua Depois da Publicidade  
Reprodução: Instagram

Sintomas

A Doença de Crohn trata-se de uma DII (doença inflamatória intestinal) que causa inflamação em várias partes do sistema digestivo. É autoimune, portanto, resulta de um ataque que o próprio sistema imunológico faz contra o organismo do paciente. O problema de saúde não tem uma causa definida, mas envolve alguns fatores como genética, ambiente, hábitos alimentares, medicações, tabagismo e microbioma. 

Por ser uma doença crônica, não existe cura, mas o tratamento adequado – que envolve medicação, mudanças alimentares e, dependendo da gravidade, cirurgia – ajuda a amenizar os sintomas.

A Doença de Crohn tem como principais sintomas: dores abdominais e cólicas, especialmente após as refeições; diarreia crônica, que pode vir com sangue em casos mais graves; perda de peso; febre; falta de apetite; e lesões na região anal, como hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos.

Algumas pessoas podem sentir também: dores articulares; aftas; lesões de pele, como pioderma gangrenoso e eritema nodoso; inflamação dos olhos (uveíte); pedras nos rins e na vesícula; e deficiência de nutrientes – como relatado por Evaristo Costa.

  Continua Depois da Publicidade  

Você tem ou conhece alguém com Doença de Crohn? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe Mundo Boa Forma

Deixe um comentário