A dieta sem glúten vem se tornando cada vez mais popular, ainda mais após ser adotada por muitos famosos e influenciadores de saúde. Pensando nisso, o periódico Plant Foods for Human Nutrition realizou um estudo para mostrar se o método alimentar é realmente saudável.

O relatório apontou que os alimentos sem glúten podem não ser tão benéficos quanto se imagina. Muitos desses produtos, por exemplo, aparecem com um menor teor de fibras, proteínas e nutrientes essenciais comparados com suas versões tradicionais. Ademais, podem conter mais açúcar, o que pode impactar negativamente o índice de massa corporal (IMC) e, claro, a saúde de uma forma geral.
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. Ele desempenha um papel importante na estrutuda dos alimentos, por serem ricos em arabinoxilano – um polissacarídeo que promove a saúde intestinal, melhora a digestão e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Portanto, remover o glúten totalmente pode privar o organismo desses benefícios. No entanto, vale lembrar que pessoas com doença celíaca ou alergia ao trigo devem evitar o glúten – com o acompanhamento de um profissional.
Na dieta sem glúten, costumam substituir o trigo, centeio e cevada por ingredientes alternativos, muitas vezes menos nutritivos. Algumas marcas costumam adicionar pseudocereais para suprir a ausência de fibras e proteínas, mas isso não é um padrão.
O estudo também apontou que, embora os pães sem glúten enruquecidos com sementes possam conter mais fibras, a maioria dos alimentos sem glúten possui menor qualidade nutricional. Além disso, esses produtos podem conter mais açúcar e aditivos para melhorar a textura e o sabor.
O mercado dos alimentos sem glúten tem crescido significativamente, movimentando bilhões de dólares. No Brasil, uma pesquisa realizada em 2023 mostrou que os produtos, além de mais caros, costumam ter menor teor calórico, mas também menos carboidratos, gorduras, proteínas e fibras.
Vale ressaltar que é importante consultar um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta.