Durante todos os períodos da vida, manter uma boa alimentação é essencial para a saúde e até mesmo outros aspectos, como a aparência da pele. Mas você já parou para pensar se o que se come durante uma idade específica pode fazer a diferença no envelhecimento?
A Universidade de Harvard, durante participação na conferência Nutrition 2024, em Chicago, Estados Unidos, apresentou uma pesquisa que apontou que a alimentação aos 40 anos influencia na saúde aos 70. O estudo fornece dados sobre a relação entre a dieta na meia-idade e o envelhecimento saudável.
A pesquisa analisou as informações médicas de mais de 100 mil pessoas ao longo de três décadas e indicou que manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes pode levar a um bom funcionamento físico e mental na fase da terceira idade.
A cientista da Harvard School of Public Health, Anne-Julie Tessier, reforçou a importância de se manter uma dieta equilibrada, especialmente aos 40 anos.
“Os dados mostram que padrões alimentares ricos em frutas, vegetais, cereais integrais e gorduras saudáveis na meia-idade estão fortemente relacionados com a capacidade de envelhecer de forma saudável”, declarou.
Os pesquisadores de Harvard não definem o envelhecimento saudável apenas pela ausência de doenças crônicas, mas incluem a capacidade de viver de forma independente e desfrutar de uma boa qualidade de vida, incluindo boa saúde física, cognitiva e mental nas décadas mais avançadas da vida.
O estudo comparou as taxas de envelhecimento saudável entre participantes com altos e baixos índices de adesão a rotinas alimentares consideradas saudáveis. Os que estavam no extremo superior desses padrões alimentares apresentaram até 84% mais chances de vivenciar um envelhecimento saudável, comparados com os presentes no extremo inferior.
No entanto, vale lembrar que a alimentação é apenas um dos fatores para se manter a saúde em dia e buscar um envelhecimento saudável. Fazer atividades físicas com frequência, controlar o estresse e ter noites de sono adequadas também são importantes.
Além disso, realize check-ups regularmente e faça os exames pedidos pelos seus médicos e nutricionista para estar a par de suas condições de saúde e saber quais cuidados específicos você precisa tomar.
Por outro lado, existem também os alimentos que devem ser evitados:
Deixe um comentário