Estudo diz quantas vezes é necessário defecar por dia para melhorar saúde a longo prazo

publicado em

Sabemos que é necessário manter uma frequência de idas ao banheiro, caso contrário, algo pode não estar funcionando como deveria no nosso organismo. Mas você já se perguntou quantas vezes exatamente precisamos defecar por dia?

Estudo levanta alerta quanto à regularidade das evacuações

De acordo com o que sugeriu uma pesquisa publicada pela revista Cell Reports Medicine, fazer cocô uma ou duas vezes por dia melhora a saúde a longo prazo.

“Espero que este trabalho abra um pouco a mente dos médicos para os potenciais riscos de não controlar a frequência das evacuações”, disse Sean Gibbons, principal autor do estudo, explicando que médicos costumam considerar evacuações irregulares apenas um incômodo.

Como o estudo clínico foi feito

Gibbons e sua equipe coletaram dados clínicos, biológicos e de estilo de vida, incluindo informações do microbioma intestinal e genéticas, entre outras, de mais de 1.400 adultos saudáveis sem sinais de problemas de saúde.

As frequências de idas ao banheiro informadas por cada participante foram classificadas em quatro grupos: constipação (uma ou duas evacuadas por semana), normal-baixa (três a seis vezes por semana), normal-alta (uma a três vezes por dia) ou diarreia.

  Continua Depois da Publicidade  

A permanência do cocô no intestino por muito tempo faz com que as bactérias provoquem a fermentação das proteínas, produzindo toxinas.

“Descobrimos que, mesmo em pessoas saudáveis constipadas, há um aumento dessas toxinas na corrente sanguínea, que são especialmente prejudiciais aos rins”, explicou Gibbons.

Já nos casos de diarreia, os pesquisadores encontraram análises químicas clínicas indicativas de inflamação e dano hepático. O autor do estudo disse que, durante a diarreia, o organismo elimina excesso de ácido biliar, que o fígado reciclaria para dissolver e absorver as gorduras da dieta.

As bactérias intestinais associadas a uma boa saúde, conhecidas como anaeróbios estritos, prosperam com uma ou duas evacuações por dia. No entanto, são necessários mais estudos para confirmar a tese.

  Continua Depois da Publicidade  

Gibbons concluiu afirmando que, para conseguir essa frequência de idas ao banheiro, é preciso consumir frutas e verduras, beber muita água, praticar exercícios físicos com regularidade e seguir uma dieta com predomínio de vegetais.

As fibras, presentes nos alimentos citados, são associadas à saúde intestinal. Mas quem não está acostumado com o nutriente deve adicioná-lo lentamente, ou seja, aos pouquinhos, à dieta. Isso porque aumentar o consumo de fibras alimentares muito rapidamente pode levar a efeitos como gases, inchaço e cólicas.

Você costuma ir ao banheiro quantas vezes ao dia? Já enfrentou problemas intestinais? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário