Por ser uma fonte de proteínas barata, muitos atletas utilizam os ovos na dieta para conquistar mais músculos de forma saudável. No entanto, seu consumo “exagerado” ainda é motivo de debates. Para testar se o alimento realmente aumenta o nível de colesterol ruim (LDL), Nick Norwitz iniciou um experimento onde consumiu 24 ovos por dia durante um mês, totalizando 720 unidades do item.
A pesquisa foi documentada em seu canal no YouTube. Durante o experimento, Norwitz monitorou seus níveis de colesterol semanalmente e ficou surpreso ao fim dos relatórios: ao invés de aumentar, seus níveis de LDL estavam mais baixos e foram caindo cada vez mais ao longo do mês.
Na primeira semana, houve uma redução de 2% e, nas seguintes, o colesterol caiu em quase 18%. Portanto, o estudante concluiu o experimento com níveis abaixo dos 90 mg, considerados saudáveis. Ademais, ele verificou que seus níveis de colesterol bom (HDL) permaneceram altos, indicando que o corpo é capaz de lidar com o aumento da ingestão de lipídios.
Mesmo com os resultados satisfatórios que obteve, Norwitz alerta que os números podem variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, além de certas condições também influenciarem – por exemplo, indivíduos com diabetes ou hipercolesterolemia familiar podem reagir de maneira diferente ao consumo de ovos.
Nas redes sociais, outros especialistas no TikTok ressaltam que o consumo de ovos, especialmente da gema, não é tão prejudicial quanto se pensa, além de oferecer nutrientes importantes para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
Além de ser fonte de proteína, o ovo contém vitaminas (A B2, B12 e E, importantes para a visão, crescimento, produção de hemácias e combate a radicais livres), minerais (selênio, zinco, cálcio e fósforo que mantêm a saúde dos ossos e dentes), antioxidantes, ajuda a controlar a glicemia, e por ter ômega-3, ajuda a diminuir as dores e processos inflamatórios causados pelo excesso de treinos.
Vale ressaltar que qualquer alteração na dieta deve ser feita sob orientação médica.
Deixe um comentário