Saúde na Mídia

Espanhol contrai infecção grave no coração por hábito de roer unhas, entenda o caso

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Um jovem espanhol teve problemas graves por consequência do hábito de roer as unhas. Identificado apenas como Mario, o paciente teve que realizar uma cirurgia devido a uma infecção.

O hábito de roer as unhas parece ser mais prejudicial do que se imagina

Em relato ao programa Espejo Publico, o rapaz contou que após sair com amigos, começou a sentir fortes dores na barriga e decidiu procurar um hospital. Lá o jovem foi informado que sofria de uma angina, dor no peito decorrente da diminuição do fluxo de sangue no coração.

continua depois da publicidade

O espanhol iniciou o tratamento para controlar a condição, mas continuou sentindo dores no local e chegou a ficar com as duas pernas paralisadas. Ele voltou ao hospital e descobriu que, na verdade, havia uma bactéria em seu organismo devido ao hábito de roer unhas, conhecido também como onicofagia.

Os médicos disseram a Mario que a bactéria havia se fixado na válvula mitral do coração, o que causou embolias nos rins, cérebro e baço. O parasita, por fim, penetrou no coração do jovem, acarretando a necessidade de uma cirurgia de emergência, de coração aberto.

Mario, no entanto, admitiu que continua com o hábito de roer unhas, mesmo após passar pelo evento traumático. “É um erro que muitos cometem”, lamentou.

De acordo com dados da National Library of Medicine, entre 20% e 30% da população mundial tem a mania de roer as unhas. Muitas pessoas adotam o hábito para aliviar a ansiedade e o estresse.

continua depois da publicidade

No entanto, como no caso de Mario, o costume pode trazer consequências graves. Além de bactérias, a pessoa pode ter problemas como infecções estomacais, inflamações como gastrite e até mesmo o desgaste do esmalte dos dentes, problemas na mandíbula, risco de desenvolver bruxismo e infecções na boca.

Você tem a mania de roer unhas? Sabia dos possíveis perigos? Comente abaixo!

5 de 5 (2 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma