A drenagem linfática é uma técnica de massagem que serve para estimular o funcionamento do sistema linfático, no sentido de eliminar o líquido e as toxinas retidos entre as células do seu corpo. Não se trata de uma técnica que promove o emagrecimento, mas ajuda a diminuir o inchaço, contribuindo, assim, para a redução de medidas.
Isso não quer dizer que a drenagem linfática não tenha seu lugar no processo de emagrecimento. Ela pode, sim, dentro de um plano alimentar e de exercícios físicos, te ajudar a alcançar o objetivo de ter um corpo mais seco e tonificado.
Veja qual é a função da drenagem linfática no emagrecimento, como ela funciona e quais são as suas contraindicações.
Função da drenagem linfática

Apesar de ser muito associada a um tratamento estético, a drenagem linfática foi pensada como um tratamento complementar de pacientes com câncer, que geralmente sofrem com linfedemas e edemas.
Muitos pacientes em tratamento de câncer precisam remover alguns linfonodos, juntamente com o tumor. Como resultado, sofrem com inchaço em um braço ou uma perna, que pode ser acompanhado de dor e desconforto.
Alguns pacientes oncológicos também sofrem com edema (inchaço) em outras partes do corpo, como na face, nas mãos e no abdômen.
Neste sentido, a drenagem linfática apenas reforça um sistema que o nosso próprio corpo faz naturalmente, que é o de eliminar líquidos e toxinas por meio do sistema linfático.
Em condições normais, uma pessoa estimula esse sistema por meio da contração de seus vasos e dos músculos. Mas pessoas acamadas e com a saúde debilitada precisam que esse sistema seja estimulado de forma manual, ou seja, por meio da técnica de drenagem linfática.
Dentro do contexto médico, a drenagem linfática também pode ser indicada após uma cirurgia plástica. A técnica estimula a oxigenação dos tecidos, o que é bom para a produção de colágeno e, consequentemente, para a cicatrização.
Além disso, a drenagem ajuda a diminuir o líquido retido no local da cirurgia, favorecendo a reabsorção dos hematomas e prevenindo a formação de seromas.
Diante dos benefícios terapêuticos da drenagem linfática, profissionais da área estética viram o potencial desta técnica na redução do inchaço corporal e na redução de medidas.
Função da drenagem linfática no emagrecimento
Quando falamos em emagrecimento, estamos nos referindo à diminuição do percentual de gordura do corpo de uma pessoa. A drenagem linfática não age nas células de gordura, por isso não resulta em emagrecimento.
O que se pode observar com a drenagem linfática é a redução de medidas, por exemplo, na região da cintura. Mas isso se deve à diminuição do líquido retido. Quando se elimina líquido retido de uma determinada região, é normal e esperado observar a redução de medidas e até de alguns gramas na balança. Mas vale ressaltar que perder peso na balança não significa emagrecer, ou seja, eliminar gordura.
Muitas pessoas procuram a drenagem linfática pelo suposto benefício de que ela elimine a celulite. Até certo ponto, ela pode sim ajudar a eliminar a celulite, porém em suas fases iniciais.
Para que a celulite seja formada, é preciso haver retenção de líquidos e toxinas entre as células do tecido gorduroso e conjuntivo sob a pele. Como a drenagem linfática trabalha na eliminação dos líquidos e das toxinas, ela ajuda a barrar o processo de formação da celulite.
Em celulites mais avançadas, a drenagem linfática ajuda a suavizar o aspecto da pele de forma indireta, ao promover a melhora da circulação sanguínea e a oxigenação das células e tecidos do corpo.
Como funciona
A drenagem linfática consiste em uma técnica que massageia o corpo todo, no sentido de conduzir a linfa, o líquido que circula nos vasos linfáticos, até os gânglios linfáticos. O excesso de líquido que chega nestes gânglios é posteriormente eliminado pelos rins, através da urina.
É por isso que algumas pessoas sentem mais vontade de urinar após uma sessão de drenagem linfática, mas isto não é uma regra, depende do grau de retenção hídrica de cada pessoa.
A técnica ajuda a eliminar o inchaço do corpo todo, mas principalmente das pernas e dos pés. Neste sentido, mesmo que você não tenha o objetivo de emagrecer ou eliminar celulites, você pode se beneficiar com esta técnica, pois fornece leveza e alívio para as pernas e pés.
Quem passa muito tempo em pé ou parado(a) numa mesma posição, pode sofrer com pernas pesadas e pés inchados ao final do dia. Este problema também é comum após longos períodos de viagem, seja em transportes terrestres ou aéreos. Veja quais são as causas mais comuns de inchaço nas pernas.
Cuidados ao fazer a drenagem linfática
A massagem da drenagem linfática é um processo gentil, diferentemente de massagens de tecidos profundos, que demandam maior pressão. Sendo assim, ela é feita com movimentos suaves, que não causam dor e não produzem hematomas.
Se a drenagem linfática for realizada incorretamente, com movimentos fortes, por exemplo, ela pode inflamar os gânglios linfáticos, prejudicando a circulação e a saúde, de modo geral.
O cuidado deve ser ainda maior se a pessoa estiver em tratamento de câncer, gestante ou em algum tipo de pós-operatório. Nesses casos, só faça o procedimento com profissionais especializados, como o/a linfoterapeuta, se indicado pelo seu médico ou médica.
O tempo de cada sessão, assim como a direção e a intensidade dos movimentos, dependem do objetivo e das características de cada pessoa. Geralmente, a duração de uma sessão fica entre 45 e 60 minutos.
Contraindicações da drenagem linfática
A drenagem linfática é contraindicada para alguns grupos de pessoas:
- Pessoas com pressão arterial baixa.
- Pessoas sofrendo de infecções agudas.
- Pessoas que sofrem de trombose.
- Pessoas que têm flebite e tromboflebite.
- Pessoas que sofrem de problemas no coração.
- Pessoas que sofrem de hipotireoidismo não tratado.
- Pessoas que têm asma brônquica grave e não tratada.
Cuidados adicionais
A drenagem linfática diminui medidas e reduz celulite em formação, mas para um resultado duradouro, a estratégica deve ser acompanhada por uma dieta com poucas calorias e prática regular de atividades físicas, além do consumo adequado de água.
Consulte seu médico ou médica, se tiver dúvidas.