Nem sempre a dor no maxilar tem a ver com os dentes. Entenda agora quais são as causas e o que fazer para aliviar essa dor.
A região da mandíbula pode doer por vários motivos: por exemplo, um dente doendo ou um ouvido inflamado.
Na maioria das vezes, a dor no maxilar é resultado de problemas dentários. Mas o incômodo também pode ser devido a uma lesão ou outra condição que passou despercebida.
A dor no maxilar pode até melhorar sozinha quando a causa não precisa de tratamento. Mas, se a dor é intensa, persistente ou piora com o tempo, procure um médico ou dentista para descobrir a possível causa.
Infecções na face como a sinusite podem causar a dor no maxilar. Isso acontece porque a inflamação ocorre muito perto das articulações da mandíbula.
Dessa forma, o acúmulo de muco pressiona a articulação local, causando dor.
Você range os dentes à noite? Saiba que esse hábito – muitas vezes involuntário – pode causar dor no maxilar.
De fato, pressionar os dentes uns contra os outros enquanto dorme pode pressionar também os ossos do seu rosto, causando dor que você sente logo depois de acordar.
Aliás, o bruxismo pode ser sinal de muito estresse. Por isso, é importante investigar e tratar a origem desse problema.
Em alguns casos, a dor no maxilar pode ocorrer por causa de danos nos nervos. Nesse caso, ela é chamada de dor neuropática e alguns exemplos incluem a neuralgia do trigêmeo e a neuralgia pós-herpética.
A dor pode ser contínua ou surgir de vez em quando, mas costuma ser intensa.
Nesse distúrbio, os músculos ou articulações que controlam a mandíbula sofrem danos que levam à dor.
Isso pode acontecer quando:
Várias condições podem causar dor de dente que se estende para o maxilar, como por exemplo:
Esse é um tipo de dor de cabeça que pode irradiar para a região do maxilar.
Na maioria dos casos, a dor ocorre atrás ou ao redor de um dos olhos, podendo se expandir para a mandíbula.
Certamente, existem outras causas que podem explicar a dor no maxilar. Embora menos comum, a dor no maxilar acompanhada de outros sintomas pode indicar:
A forma de lidar com a dor no maxilar varia de acordo com a causa. Em primeiro lugar, é bom ir ao dentista para descartar problemas de saúde bucal que podem gerar esse tipo de dor.
O dentista é capaz de avaliar a situação e até mesmo prescrever relaxantes musculares ou analgésicos para aliviar a dor.
Se nenhum problema bucal for detectado e a dor no maxilar continuar, você deve procurar um médico para ver se você está com sinusite ou outro problema de saúde.
Enquanto isso, você pode reduzir a dor e aguardar a sua consulta testando as seguintes técnicas:
Não se esqueça também de caprichar na higiene bucal, já que muitas dores podem ser evitadas cuidando bem da saúde dos seus dentes.
Deixe um comentário