A dor de garganta é bastante incômoda e pode ter vários significados. Veja então o que pode ser e como aliviar a sua dor de garganta.
A saber, a dor de garganta (ou odinofagia) pode surgir junto com outros sintomas, como por exemplo:
Na maioria dos casos, a dor de garganta é um sinal de infecção. Entenda abaixo as possíveis causas e como tratar.
Em geral, essa dor aparece por causa de uma inflamação ou infecção. Quase sempre, a dor surge durante uma gripe ou resfriado. Mas outras possíveis causas incluem:
As infecções causadas por vírus são a principal causa de garganta doendo. Além da gripe e do resfriado, outras infecções como mononucleose, sarampo, caxumba e catapora podem gerar dor de garganta.
Aliás, a dor e a tosse podem ser sinais de uma infecção pelo coronavírus. Veja quais os sintomas da COVID-19 e procure assistência médica, principalmente se você tiver febre.
Vários tipos de alergia podem causar dor e irritação na garganta. Alguns exemplos incluem alergias a:
As mudanças drásticas no tempo costumam causar sintomas respiratórios em algumas pessoas. A secura do ar, por exemplo, pode irritar a garganta, causando dor.
A exposição a agentes irritantes no ar também podem prejudicar a garganta, como por exemplo:
Embora seja menos comum do que as infecções virais, as infecções bacterianas também podem ser a causa da dor de garganta.
A bactéria mais provável de causar uma infecção na garganta é a Streptococcus pyogenes.
Aliás, essa bactéria é a responsável pela amigdalite – inflamação no tecido mole da parte posterior da boca. Além da dor, é comum o inchaço e a vermelhidão.
Às vezes, uma infecção no ouvido (otite) pode causar dor de garganta. Como todo o sistema respiratório está conectado ao ouvido, é possível que um sintoma na garganta esteja relacionado ao ouvido e vice-versa.
O hábito de fumar pode prejudicar muito a saúde. De fato, a fumaça do cigarro pode irritar as vias respiratórias e causar tosse persistente e dor de garganta.
Outras possíveis causas da dor de garganta podem ser inflamações como a faringite e a laringite.
A doença do refluxo gastroesofágico também pode levar à dor de garganta. Isso acontece porque o retorno do ácido do estômago para o esôfago pode queimar a garganta – causando irritação e desconforto.
Por fim, a presença de um tumor na garganta também pode causar dor, embora seja pouco comum.
Infecções que causam irritação na garganta normalmente melhoram sem a necessidade de tratamento. É o caso da gripe, por exemplo, que melhora em poucos dias.
No entanto, em alguns casos é preciso investigar a dor para tratar a causa.
Os remédios mais usados são aqueles que melhoram a dor, como por exemplo:
Não deixe de conferir os remédios para dor de garganta mais usados.
Se uma infecção bacteriana for detectada, o médico pode prescrever um antibiótico para combater a bactéria.
Além disso, muitos remédios caseiros são conhecidos por promover alívio à dor de garganta. Confira a seguir alguns remédios que você pode testar em casa:
De acordo com um estudo de 2013 da revista BMJ, a garganta doendo tende a melhorar em no máximo 7 dias. Sendo assim, busque atendimento médico sempre que sua dor persistir por mais tempo ou vier acompanhada de sintomas mais preocupantes como febre e dificuldade para respirar.
Deixe um comentário