Doença de Crohn é o nome que se dá a uma inflamação crônica no sistema digestivo, levando o paciente a sofrer com diarreia, enfraquecimento, perda de peso e outros sintomas.
A doença pode afetar bastante a qualidade de vida da pessoa, principalmente quando não é tratada corretamente. Além disso, nem sempre as pessoas reconhecem os sinais da doença, o que pode atrasar o diagnóstico e causar sofrimentos desnecessários.
Então, neste artigo vamos entender o que é Doença de Crohn e os seus sintomas, além de conhecer os possíveis tratamentos para o problema.
Veja também: Doenças autoimunes – O que são, tipos, sintomas e tratamentos
A Doença de Crohn é uma doença autoimune que causa uma inflamação no intestino, e leva a uma série de sintomas gástricos, que podem variar de acordo com a gravidade do problema.
Ela pode atingir pessoas de todas as idades, embora seja mais comum em faixas etárias mais novas, como crianças, adolescentes e jovens adultos.
Embora cada caso seja diferente, alguns sintomas da Doença de Crohn são bastante característicos, e incluem:
Além dos sintomas específicos, que envolvem o trato digestivo e ao processo inflamatório, a Doença de Crohn pode levar ao aparecimento de outros sintomas, como:
Embora não se saiba o que exatamente causa a Doença de Crohn, algumas observações e estudos permitem a identificação de alguns dos fatores de risco, ou seja, características que são mais comuns em pessoas que desenvolvem a doença. São eles:
O diagnóstico da doença é feito a partir da análise do histórico médico, de exames físicos, laboratoriais e da colonoscopia.
Assim, é possível descartar alguma outra doença intestinal que tenha sintomas semelhantes, ou mesmo outras doenças inflamatórias sistêmicas.
Além disso, alguns exames específicos podem identificar o tipo de desregulação do sistema imunológico que possa estar desencadeando as crises da Doença de Crohn, ajudando assim na escolha do melhor tratamento.
Até hoje não foi identificada a cura para a doença. No entanto, há tratamentos possíveis que têm como objetivo evitar complicações, diminuir a intensidade dos sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Mas, esses tratamentos devem ser definidos pelo médico responsável pelo acompanhamento do paciente, a depender da gravidade do caso.
A Doença de Crohn pode, em alguns casos, desencadear algumas complicações em diversas partes do trato digestivo e mesmo em outros órgãos, como veremos a seguir:
O intestino é um ambiente normalmente cheio de bactérias que ajudam a digerir os alimentos, a chamada flora intestinal.
Mas, quando a proliferação dessas bactérias acontece em níveis maiores do que o normal, alguns sintomas podem ocorrer, como:
As úlceras intestinais são feridas que podem aparecer nas paredes do intestino, podendo causar sangramentos e dor intensa, além de aumentar o risco de infecções e abcessos.
A Doença de Crohn, que muitas vezes afeta o cólon, acaba aumentando o risco de desenvolvimento de câncer nessa região.
Assim, os médicos sempre ficam mais atentos a essa possibilidade, e podem solicitar exames como a colonoscopia para avaliar melhor o cólon.
O íleo, a extremidade inferior do intestino delgado, normalmente é a parte mais afetada por quem possui doença de Crohn. Essa parte é responsável por absorver ácidos biliares, que o organismo utiliza para ajudá-lo no processo de absorção de gordura.
No entanto, se o corpo não é capaz de processar a gordura, o indivíduo pode apresentar quadros de diarreia com sal biliar.
A fístula é uma complicação que pode conectar duas partes do intestino que normalmente não possuem conexão, assim como outros órgãos próximos, como bexiga, pele e vagina.
Isso também pode ocorrer por meio de furos, feridas e úlceras no aparelho digestivo, e é considerada uma complicação grave da doença, que muitas vezes necessita de correção cirúrgica.
A doença de Crohn afeta principalmente a parte inferior do intestino delgado, que é a parte do corpo que mais absorve os nutrientes dos alimentos.
Por isso, podem ocorrer deficiências de vários tipos de nutrientes, como vitaminas, minerais e mesmo de proteínas e calorias. Assim, é comum que essas pessoas apresentem quadros de desnutrição, principalmente quando a doença está fora de controle.
Abcesso é o nome de bolsas de pus que podem se formar na pele, nos tecidos ou nas paredes de órgãos. Eles podem se formar especialmente na parede do intestino ou próximo ao ânus, devido a infecções bacterianas.
Quando isso ocorre, alguns sintomas podem aparecer, como:
E, como se trata de uma infecção de difícil tratamento, muitas vezes o tratamento inclui cirurgias e drenagem da secreção.
A doença de Crohn pode ser dividida em três níveis de gravidade: leve, média e severa. Então, a forma como o tratamento será conduzido dependerá da resposta do organismo de cada um e do grau de deficiência do aparelho digestivo.
Além disso, a Doença de Crohn deve, preferencialmente, ser tratada por uma equipe multiprofissional, que irá abordar as diferentes manifestações do problema, como os aspectos físicos, nutricionais e psicológicos.
Vamos agora conhecer as principais formas de tratamento disponíveis:
Veja Todos Comentários
meu filho tem 42 anos teve furnie fez cirurgia e depois ficou com essa doenca o qual esta sofrendo muito ele tem uma fistola abaixo da nadega fica saindo pus direto eu nao sei como ajudalo pois minhas condicoes sao poucas