O DIU é um método contraceptivo muito procurado hoje em dia. Saiba como funciona e quais são os benefícios de usar o dispositivo intrauterino (DIU) para evitar a gravidez.
Esse dispositivo é uma estrutura flexível em formato de T que é colocada no útero. Assim, ele evita uma gestação indesejada.
Existem vários tipos de DIU. Um deles é o dispositivo Mirena, que libera um hormônio que previne a gravidez. Há também o DIU de cobre, que é bastante popular.
Então, entenda aqui como esses dispositivos intrauterinos funcionam, qual é a diferença entre eles e quais são os benefícios de escolher esse método anticoncepcional.
Como funciona o dipositivo intrauterino (DIU)
O dispositivo intrauterino é considerado um dos métodos contraceptivos mais eficazes, que podem apresentar eficácia de até 99%. Trata-se de um plástico flexível em formato de T que é introduzido no útero por um médico.
Existem dois tipos principais de DIU: o hormonal e o de metal.
DIU hormonal
O DIU hormonal funciona liberando progesterona no útero para evitar a ovulação e para dificultar a chegada do espermatozoide até o óvulo.
Além disso, o DIU hormonal atua diluindo o revestimento do útero e engrossando o muco cervical, evitando assim o transporte do esperma até o local onde ocorre a fertilização.
O efeito contraceptivo desse dispositivo é de até 5 anos.
DIU de cobre
O DIU de cobre é o mesmo plástico flexível usado no outro dispositivo, mas dessa vez revestido por cobre.
Esse tipo é livre de hormônios e quem evita a gravidez é o próprio cobre. O metal ativa o sistema imunológico para evitar a gravidez.
Sendo assim, o cobre promove uma resposta inflamatória dentro do útero que dificulta bastante a entrada de espermatozóides no local.
Além disso, o cobre provoca alterações no endométrio que evitam a implantação do óvulo e que reduzem o tempo de sobrevivência do espermatozóide. Outra diferença em relação ao DIU hormonal é que o efeito do DIU de cobre pode durar mais tempo – por até 10 anos.
DIU de prata
Existe também o DIU de prata, que funciona da mesma forma que o de cobre, mas essa versão não é tão popular porque acaba sendo mais cara e dura menos tempo – apenas 5 anos.
Por outro lado, uma grande vantagem do DIU de prata é que ele torna o fluxo menstrual mais controlado em relação ao dispositivo de cobre.
Como e quando colocar o DIU
O dispositivo intrauterino (DIU) pode ser colocado em qualquer momento, desde que você não esteja grávida e que o procedimento seja feito por um profissional de saúde.
Uma vez que esteja tudo bem com a sua saúde, o médico deve inserir o DIU no útero através do colo do útero.
Na maioria das vezes, o procedimento dura apenas 15 minutos e pode ser feito com ou sem o uso de anestesia local.
É normal que você sinta desconforto e algumas cólicas nos primeiros dias de uso.
Às vezes, o corpo expulsa o DIU pouco tempo após a implantação. Assim, se você suspeitar que o dispositivo saiu do lugar ou se você sentir algum incômodo nos primeiros meses de uso, marque uma consulta com seu ginecologista.
Benefícios do DIU
Além de trazer a tranquilidade de um método 99% eficaz, o DIU oferece outros benefícios, como por exemplo:
- Pode ser usado durante a amamentação;
- Dura bastante tempo sem a necessidade de manutenção;
- Pode ser retirado a qualquer momento;
- É mais barato do que outros métodos anticoncepcionais.
Aliás, se você tem dúvidas sobre a troca de métodos anticoncepcionais, veja como trocar de anticoncepcional com segurança.
No caso do DIU hormonal, há também alguns benefícios extras, como:
- Redução das dores menstruais;
- Menor fluxo menstrual;
- Alívio da dor relacionada à endometriose.
Certamente, todos esses benefícios não impedem que ocorram alguns efeitos colaterais. Por isso, é importante saber que o DIU:
- Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis;
- Pode tornar a menstruação mais intensa;
- Pode piorar as cólicas menstruais;
- Tem um risco baixo de causar infecção;
- Não serve para quem já está grávida;
- Pode causar dor durante a inserção.
Apesar dos contratempos que podem ocorrer, o DIU é um método contraceptivo bastante conveniente já que dura muito tempo e cumpre muito bem o seu papel de prevenir uma gravidez indesejada.
Vídeo
Se você quer entender mais sobre outros métodos contraceptivos, veja também o que a nossa nutricionista tem a dizer sobre o uso de anticoncepcional e se ele engorda ou emagrece:
Fontes e Referências Adicionais
- Revista Latino-Americana de Enfermagem – Conhecimento e interesse em usar o dispositivo intrauterino (DIU) entre mulheres usuárias de unidades de saúde
- BetterHealth Channel – Contraception: intrauterine devices (IUD)
- Mayo Clinic – Hormonal IUD (Mirena)
- StatPearls – Intrauterine device
- MedlinePlus – Intrauterine devices (IUD)
- Health Direct – Intrauterine contraceptive device (IUD)
- NHS – Intrauterine device (IUD)
- WebMD – Birth control and the IUD (intrauterine device)
Fontes e Referências Adicionais
- Revista Latino-Americana de Enfermagem – Conhecimento e interesse em usar o dispositivo intrauterino (DIU) entre mulheres usuárias de unidades de saúde
- BetterHealth Channel – Contraception: intrauterine devices (IUD)
- Mayo Clinic – Hormonal IUD (Mirena)
- StatPearls – Intrauterine device
- MedlinePlus – Intrauterine devices (IUD)
- Health Direct – Intrauterine contraceptive device (IUD)
- NHS – Intrauterine device (IUD)
- WebMD – Birth control and the IUD (intrauterine device)