Dieta na Mídia

Dietas ricas em proteínas melhoram saúde intestinal, diz pesquisa

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sugeriu que uma maior quantidade de proteína nas refeições pode modificar de forma positiva a composição da microbiota intestinal.

As proteínas são importantes para a dieta e saúde

A pesquisa, apresentada durante o encontro anual da Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), diz que as proteínas podem facilitar a perda de peso e reduzir a fome.

continua depois da publicidade

O estudo foi conduzido em ratos, com o objetivo de testar a eficácia de duas dietas diferentes ao longo de quatro semanas. Os animais foram alimentados por meio de uma dieta padrão e, em seguida, foram submetidos a um cardápio que continha suplementos enriquecidos com proteínas.

Os cientistas queriam comparar amostras fecais, medidas de massa muscular e gordura dos animais para compreender como o enriquecimento de proteínas poderia afetar a saúde digestiva.

O resultado foi positivo: a microbiota dos animais passou por uma alteração após o aumento do consumo de proteínas, enquanto as bactérias do intestino se tornaram mais diversas. Portanto, o organismo absorveu melhor os nutrientes dos alimentos, o que provocou uma maior saciedade.

Uma proteína específica se destacou: os aminoácidos aromáticos. O grupo é formado por alimentos fontes de fenilalanina, triptofano e tirosina. Estes compostos são as bases para formar proteínas e estão presentes em frutas como banana e abacate, leguminosas, leveduras, laticínios e castanhas.

continua depois da publicidade
Antes de fazer alterações na dieta, inclusive aumentar o consumo diário de proteínas, é fundamental consultar o médico

A pesquisa também teve resultados satisfatórios com uma dieta enriquecida com os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Esta proteína é encontrada comumente em derivados do leite, frango, ovos, carne bovina, suína e peixes.

Entretanto, é preciso levar em conta que o estudo foi conduzido em animais, não em seres humanos. Portanto, é preciso aguardar os resultados de pesquisas realizadas com pessoas.

Além disso, antes de aumentar a ingestão diária de proteínas é fundamental consultar um médico, uma vez que o excesso de proteínas pode fazer mal.

Você inclui proteínas na sua dieta diária? Quais são as suas fontes de proteínas favoritas? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma