A dieta sem carboidrato é um tipo de regime que os alimentos que contêm muitos carboidratos são consumidos de forma limitada e/ou substituídos por alimentos que contenham uma quantidade maior de proteínas e gorduras.
Os carboidratos servem como uma das principais fontes de energia para o nosso organismo. Quando ingerimos carboidratos, o corpo os divide em partes menores de açúcar e transporta eles através da corrente sanguínea para tecidos e órgãos, onde são usados como fonte de energia.
A glicose, um dos açúcares nos quais os carboidratos se transformam, é essencial para o sistema nervoso central.
Entretanto, o excesso e a presença do tipo errado de carboidrato na dieta pode estimular o ganho de peso. Entenda como o carboidrato engorda e saiba se é possível viver sem ele na dieta.
Os carboidratos são divididos em dois grandes grupos: o primeiro é o formado pelos monossacarídeos, também conhecidos como carboidratos simples, e o segundo pelos polissacarídeos, chamados de carboidratos complexos.
Os carboidratos simples são os mais prejudiciais para a perda de peso. Sua formulação química simples é rapidamente decomposta pela digestão, de modo que provoca uma absorção de açúcar extremamente rápida e intensa.
Com eles, os níveis de açúcar aumentam rapidamente, mas também caem rapidamente, o que faz com que a fome volte a aparecer, de modo que quem consome carboidratos simples precisará comer mais vezes durante o dia e acabará ingerindo ainda mais calorias.
Os principais alimentos ricos em carboidratos simples são:
Sendo assim, a maioria dos bolos, pães e massas são fontes de carboidratos simples.
Já os carboidratos complexos têm propriedades opostas: demoram mais para se decompor durante a digestão, não provocam um aumento tão grande e tão súbito nos níveis de açúcar. Seus efeitos, porém, são semelhantes aos dos carboidratos simples, apenas menos intensos.
Os alimentos mais comuns que são fontes de carboidratos complexos são:
As primeiras dietas sem carboidrato (ou com níveis baixos desse nutriente) começaram a surgir no século XVIII. A maioria surgiu como uma forma de tratar determinadas doenças, principalmente a diabetes.
Uma vez que dietas de baixo carboidrato de fato beneficiavam os pacientes, logo, muitos médicos publicavam suas propostas de dieta para o grande público.
Alguns dos defensores das dietas sem carboidrato basearam-se na dieta paleolítica, que se baseia no fato de que o homem pré-histórico ingeria muito pouco carboidratos e muita proteína e gorduras, e por isso, evolutivamente nosso corpo estaria adaptado a tal restrição.
A dieta sem carboidrato ganhou sua forma mais conhecida na dieta Atkins, criada por Robert Atkins em 1972 e aperfeiçoada em 1990. Essa dieta, uma das mais radicais no corte dos carboidratos, foi sempre cercada por polêmicas até os dias de hoje.
As dietas sem carboidrato conquistaram grande popularidade na década de 1990 e sustentaram-se no começo dos anos 2000. Desde então, o número de pessoas que adotam esse tipo de dieta vem diminuindo.
Para saber como funciona uma dieta sem carboidrato é preciso saber que, a rigor, não se pode falar num corte total dos carboidratos: quase todos os alimentos contêm ao menos um pouco de carboidratos em sua composição.
Essa dieta possui um grande potencial de estimular a perda de peso, já que devido a rapidez com que os carboidratos se transformam em açúcar, eles acabam sendo os grandes responsáveis pelo ganho de peso.
Mas para fazer o correto planejamento, é preciso conhecer quais são os alimentos com baixíssimo teor de carboidratos.
Um dos pontos enfatizados pelos defensores da dieta sem carboidrato é a sua capacidade de estimular a cetose, que é um estado metabólico em que as reservas de glicogênio do fígado se esgotam.
Dessa maneira, o corpo passa a obter energia de elementos cetônicos que o fígado produz a partir dos ácidos graxos (gorduras).
Em outras palavras, durante a cetose, a principal fonte de energia do corpo não são os açúcares, mas as gorduras. Dessa forma, uma dieta sem carboidrato promete estimular a queima de gordura através da cetogenia.
Além disso, a cetose provoca ainda uma alteração hormonal extremamente significativa. Uma vez que o corpo não extrai mais a maior parte de suas energias dos açúcares, os níveis de insulina diminuem.
Como se sabe, a insulina está associada ao acúmulo de gorduras, de modo que a relação entre a dieta sem carboidratos e o emagrecimento se estabelece de modo ainda mais direto.
Já que grande parte dos alimentos mais comuns contêm muitos carboidratos, conhecer os alimentos que podem compor o cardápio de uma dieta sem carboidratos é o primeiro passo para o sucesso usando essa estratégia de emagrecimento.
No entanto, com relação aos laticínios, é preciso tomar alguns cuidados, pois a concentração de gordura nesses alimentos pode ser alta. Além disso, os queijos processados e os iogurtes não naturais são, frequentemente, ricos em carboidratos.
As dietas sem carboidrato estão longe de ser qualquer consenso na comunidade médica. Na verdade, as críticas a essas dietas são extremamente frequentes, incluindo acusações de ineficácia e de prejuízos à saúde em geral.
Muitos argumentam que a perda de peso observada no início de uma dieta sem carboidrato deve-se sobretudo à eliminação de águade modo que a dieta não provoca real emagrecimento.
Outra hipótese é que a dieta sem carboidrato simplesmente diminui o interesse das pessoas na comida, e por isso, não passa de um meio de estimular um consumo menor de calorias.
Outros apontam para o fato de que essas dietas restringem o consumo de alimentos importantes como os vegetais e as frutas, o que pode causar falta de vitaminas e de fibras.
Para muitos médicos, essa consequência é ainda pior se for considerado que as dietas sem carboidrato podem prejudicar a flora intestinal, de modo que pode atrapalhar a absorção de nutrientes.
Mais grave que isso, porém, é a associação entre as dietas sem carboidratos e a ocorrência de doenças cardiovasculares.
O perigo de desenvolver doenças cardiovasculares através delas é apontado por diversas instituições respeitadas como a American Heart Association (EUA) e a Heart and Stroke Foundation (Canadá).
Essas críticas têm sido respondidas de modo positivo pelos defensores das dietas sem carboidratos.
Isso porque suas diretrizes já foram muito alteradas, e hoje já incluem uma maior variedade de frutas e fibras, além da diminuição de gorduras (sobretudo da trans), a fim de evitar doenças cardiovasculares. Nesse ponto, só é possível ter certeza de que o debate ainda não acabou.
Não siga uma dieta sem carboidratos por muito tempo, visto que ficar muito tempo sem consumir esse nutriente pode gerar problemas como fadiga, irritabilidade e baixa concentração.
Também pode prejudicar quem pratica as atividades físicas, uma vez que a incidência de cãibras aumenta a longo prazo, sem carboidratos.
Existem várias dicas sobre a duração da dieta, uma delas é restringir o consumo desse nutriente por dois dias por semana, para evitar algum efeito negativo. Outra sugestão é seguir essa dieta por no máximo 7 dias e, se necessário, esperar mais uma semana para fazer a dieta novamente.
Para garantir bons resultados e preservar a sua saúde, antes de iniciar uma dieta sem carboidrato, consulte um médico e conte com o acompanhamento de um nutricionista ao longo de todo o processo.
A nutricionista Patrícia Leite dá dicas de alimentos com poucos carboidratos nos vídeos abaixo.
Veja Todos Comentários
Perdi onze quilos em quatorze dias, mais eu ainda tenho que perder mais quinze, pois estou na obesidade 1
Oi Lívia qual seu cardápio diário ?
Boa tarde! Me pada essa sua dieta!
Preciso dessa dieta, por favor me envie, preciso perder 15kg.e tá muito difícil.obrigada
Queridas, leiam com atenção a reportagem. Olha a resposta da " Mel!!!" Eu sou diabética tipo 1 a 36 anos e tomo insulinas. Pois comecei a fazer a dieta a 20 dias e minha taxa de glicose diminuiu bastante. Está sendo muito mais fácil fazer o controle. Só consegui perder 2.600k, mesmo fazendo academia todos os dias e nada de carboidrato. Eu quero perder 6k, vou continuar fazendo a dieta, minha diabetes agradece!!!!
Eu estou fazendo tem 4 dias, já perdi 3k. pretendo perder 10. Vou conseguir!
Está praticando exercícios? Ou apenas dieta??
Pessoal ja tentei por 1 mês so perdi 2k .tenho pouco açúcar no sangue então fico passando mal.nossa quero perder mais 5k
Comecei a dieta a 14 dias e já perdi 6kilos, quero perder mais 5, minha meta é chegar aos 65. Porém agora vou tentar eliminar esses na academia, pois não consigo mais comer ovos, queijo e salada, assim q como da enjôo. Tmb tou sentindo tontura, e lentidão...
Estou fazendo essa dieta há 10 dias, e já eliminei 5 quilos, mas eu Tbm não aguento mais comer só ovos, peixes, queijos, saladas e legumes. E estou igual vc Tbm, enjoo fácil e da dor de cabeça e tontura, e o raciocínio está muito lento Tbm.
Eu estou fazendo ( 12 dias ), me sinto fraca e muito lenta. Estou enjoada de queijo, ovo e frango e bastante irritada. Já eliminei 4kg mas penso a todo momento em desistir!!! Não sinto mais fome, nem quando o estomago ronca.. A dieta não é ruim não.. pende-se peso rápido, mas acho que não tenho estrutura pra fazer novamente..
Não faça mais que 15 dias sem pausa, durante a pausa faço a dieta dos pontos para não enfiar o pé na jaca.
me envia essa dieta por favorj
Minha filha, não tem o que mandar. Vc não leu a reportagem? Vc seleciona o que pode e o que não pode comer é só! Vai no supermercadoe compra tudo que pode e vc mesma monta seu cardápio a seu gosto e o que não pode vc não come... Só isso!
A Elisangela perguntou para a JAINE. Essa Mel respondeu grosseiramente pq? A pergunta nem foi prá ela...Aff...
Esse problema da dieta e não saber controlar rebote ao voltar a comer , você perde grande quantidade de líquido nessa dieta porém perde gordura também, o negócio é saber se controlar ao voltar a comer carboidrato aumentam de 50 em 50g a cada duas semanas até chegar a 150 e estabilizar nisso , é claro que um dia ou outro você terá um aniversário porém 1x no mês ou a cada 15 dias depois que você chegar no seu objetivo não fará diferença tão grande , e claro praticam atividades físicas !
Grossa.
Grosseria dessa Mel... aff
verdade, sem necessidade essa grosseira
?? muiti boa essa resposta!
Tb achei ???
quero começar mas não tenho uma base
Já fiz a dieta low carb, é extremamente eficiente, mas como foi dito acima, a retirada completa dos carboidratos deve ser curta, aproximadamente 10 dias. Após deve-se reincluir os carboidratos complexos aos poucos e passar a consumir em pouca quantidade. dessa forma vc mantém o peso que perdeu, e a saúde.
Bom dia pessoal,
eu estou fazendo essa dieta a 15 dias e perdi 8 quilos vale a pena estou bem e me sentindo ótima não é tão ruim como eu pensava não .
vale a pena .
boa tarde vc pode me passar a sua dieta obg
Bom dia!
Me passa seu cardápio... tbm quero fazer
strogonoff de carne ou frango a vontade; beringela recheada; escondidinho de abobora, lazanha de beringela, refogados com carne moida, carne de panela, tudo acompanhado de salada nas refeições....levo pro serviço ovo cozido, muito queijo, café , chá ou suco sem carboidrado. Não passo fome, só passo vontade do que não pode rsrs
Boa tarde meninas...
Eu super indico a dieta da proteína.
EM 12/03/2017 Iniciei a dieta com 75 quilos :(
Hoje é 0706/2017 estou com 67 quilos :)
o texto é verdadeiro não pode prolongar por muito tempo pois causa fadiga mesmo kkkk
Mais depois de ler alguns artigos que apos a dieta é so não comer exageradamente e claro evitar sim os carboidratos.... eu faço assim atualmente se tem arroz e pure ..eu escolho apenas um assim meu corpo consome o carboidrato e controlo :) (só no almoço..anoite não como carboidrato kkk)
outra coisa que me ajudou foi o suco de couve/limão/linhaça :)
Bjssss
pense nisso: só nao vai dar certo se você não tentar ... :)
Essa foi a única dieta que consegui emagrecer.Passei de 72 para 64.Gostaria de receber
Gostaria de sugestões de cardápio.Por favor.Obrigada!
Gostaria de receber o cardápio...tenho uma filha de 24 anos que tem resistência insulinica e o cardiologista recomndou a dieta sem carboidrato
Adorei os comentários
Gostaria da dieta, teria como enviar para meu e-mail
Estou com 71 quero ir para 62, super empolgada para começar
Aguardo anciosa!