Preocupada com a diarreia durante a gestação? Saiba então quais são as causas da diarreia na gravidez e qual é o tratamento adequado e seguro.
É muito comum que a gestante sinta desconfortos digestivos durante a gravidez. São as mudanças hormonais que ocorrem na gestação que podem causar:
É importante ficar atenta a episódios de diarreia constantes que podem levar à desidratação ou indicar um problema de saúde mais sério – como uma infecção intestinal, por exemplo.
Aliás, também é importante estar atenta ao que você come, já que a intoxicação alimentar ou a presença de vermes intestinais são geralmente as causas primárias de diarreia e precisam ser descartadas.
Embora não seja o sintomas mais comum, a diarreia pode até ser um sintoma da gestação por causa das alterações hormonais bruscas. Aproveite e saiba quais são os primeiros sintomas da gravidez e quando ocorrem.
Identificar a causa da diarreia em mulheres grávidas é muito importante para prevenir quadros de desidratação e desnutrição. Isso porque a falta de minerais e nutrientes durante a gravidez pode prejudicar muito o desenvolvimento do bebê.
Por isso, entenda o que pode ser a diarreia na gestação e busque ajuda se o sintoma já persiste por mais de dois dias.
De fato, são muitas mudanças hormonais que acontecem no corpo durante a gravidez.
Uma dessas mudanças é o aumento dos níveis de prostaglandinas que estimulam as contrações do útero – que ocorrem ao longo de toda a gravidez em menor ou maior intensidade.
A intolerância alimentar pode provocar a diarreia em mulheres grávidas. Por isso, é muito importante identificar os alimentos que fazem mal e evitá-los durante a gestação.
Aliás, aproveite para saber qual é a diferença entre alergia e intolerância alimentar.
A infecção intestinal pode ocorrer por causa do contato com bactérias, vírus ou parasitas intestinais. Certamente, esse é um problema que pode afetar qualquer pessoa – inclusive as grávidas.
Na maioria dos casos, a infecção ocorre depois de consumir alimentos ou água contaminada. Dessa forma, a dica que fica é higienizar muito bem os alimentos e só tomar água filtrada ou previamente fervida durante a gravidez.
Certas mudanças na alimentação durante a gestação podem alterar o funcionamento do intestino. É o caso do consumo aumentado de fibras, por exemplo, ou da de outras mudanças dietéticas.
Aliás, alguns suplementos ou remédios também podem causar diarreia. Portanto, se essa é a sua suspeita, não deixe de conversar com um médico para ajustar a dose ou trocar de remédio.
Doenças pré-existentes ou ainda não diagnosticadas podem ser a causa da diarreia na gravidez. Por exemplo, algumas doenças que podem causar sintomas como a diarreia são:
Por fim, a diarreia no fim da gravidez pode ser um sinal de que o trabalho de parto vai começar em breve.
Conforme a gravidez se aproxima do fim, as contrações uterinas se tornam mais frequentes e intensas. Para que o parto seja um sucesso, o corpo geralmente promove o esvaziamento do intestino para facilitar a contração adequada do útero durante o trabalho de parto.
Além de observar o seu corpo nos próximos dias, é importante:
O primeiro passo do tratamento consiste em beber bastante água para prevenir a desidratação. Além disso, também vale consumir alimentos e frutas ricos em água, como sopas, caldos e melancia.
Priorize os alimentos que são fáceis de digerir para não sobrecarregar o intestino, como por exemplo:
Além de procurar um médico se a diarreia não melhorar em 2 ou 3 dias, observe também outros sinais de alerta, como por exemplo:
Apesar de a diarreia por si só não causar um aborto espontâneo, a condição pode prejudicar a gravidez. Assim, não hesite em ir ao médico se achar que seu corpo não está bem.
Por fim, nunca tome um remédio para diarreia sem indicação médica pois muitos remédios desse tipo não são recomendados durante a gestação.
Além disso tudo, se você quer ter a melhor gravidez possível, veja o vídeo da nossa nutricionista e saiba quais são os alimentos mais perigosos para as grávidas:
Deixe um comentário