Qual seria o melhor horário para uma pessoa diabética realizar caminhadas diariamente? Pela manhã, à tarde ou à noite? Descubra qual o melhor horário, segundo recente pesquisa realizada na Espanha.

Que realizar caminhadas faz bem para o corpo e a mente, isso não é novidade alguma, porém, uma pergunta que fica, principalmente após uma certa idade, é qual seria o melhor horário para praticar a atividade.
Sem dúvida, praticar atividades físicas e aliá-las à uma boa alimentação, é o segredo de manter-nos saudáveis e até mais jovens por mais tempo. Da mesma forma, os exercícios fazem parte das estratégias de prevenção e tratamento da diabetes.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
É preciso ter em mente que a sua frequência aumenta significativamente com a idade, o excesso de peso ou ainda com a vida sedentária. Por isso, se espera um aumento significativo no número de diabéticos nos próximos anos.
Porém, nem todas as pessoas podem seguir uma mesma rotina ou praticar as mesmas atividades físicas. Infelizmente, a maioria das pessoas ao envelhecer não funciona e nem tem a mesma vivacidade que tinha aos 20 anos.
Por isso, atividades como correr ou andar de bicicleta não servem para todo mundo, podendo causar até lesões graves. Assim, a caminhada pode ser o exercício mais recomendado, principalmente para quem tem mais de 65 anos, e quer ou precisa, se exercitar, seja para se manter em forma ou para combater a diabetes.
O melhor horário
Quer saber qual o melhor horário para o diabético que tem mais de 60 anos realizar as suas caminhadas?
Conforme pesquisadores do Hospital Clínic-IDIBAPS, de Barcelona, e do CIBERDEM, a caminhada reduz a quantidade de açúcar no sangue, o que a torna a atividade física ideal para todas as pessoas com mais de 60 anos. Mas há uma grande diferença entre caminhar às nove da manhã e às nove da noite.
Segundo estudo realizado pelos pesquisadores Alan. E. Donnelly e Brian. P. Carson, na Universidade de Limerick, que tinha o objetivo de descobrir o momento perfeito em que caminhar ajudaria mais a diminuir a quantidade de açúcar no sangue dos diabéticos, o melhor horário para se exercitar é logo após comer.
Assim, em vez de tirar uma soneca, fazer uma caminhada, com margem de até uma hora e meia, pode ser uma ideia melhor. Veja também: 15 dicas de como baixar a glicose naturalmente.
Portanto, se conhece alguém com mais 60 anos que é diabético, como um familiar, amigo ou você mesmo, uma dica para regular os níveis de açúcar no sangue é procurar realizar caminhadas logo após a refeição, seja café da manhã, seja almoço.
No mais, como cada caso exige atenção diferenciada, a recomendação principal, certamente é conversar com seu médico, para que ele defina a melhor rotina de exercícios e atividades de acordo com suas necessidades, e sem qualquer risco para a sua saúde.