A impotência sexual, também chamada de disfunção erétil, ocorre quando um homem não é capaz de obter e manter uma ereção por tempo suficiente para ter relações sexuais. Há várias causas para esse problema, mas será verdade que a diabetes causa impotência?
De fato, as causas da impotência podem ser psicológicas, físicas ou ambas, e uma das mais comuns é a diabetes, especialmente no caso da diabetes tipo 2. Estudos sugerem que entre 35% a 75% dos homens com diabetes irão desenvolver ou já desenvolveram a impotência sexual, e eles também tendem a desenvolver cerca de 10 a 15 anos mais cedo do que os homens que não tem diabetes.
Certamente é do seu interesse conhecer esses alimentos que causam impotência masculina para mantê-los longe da dieta e ajudar a evitar esse problema. Por outro lado, existem alguns alimentos afrodisíacos para aumentar a libido e não deixar que seu desejo sexual desapareça.
A diabetes causa impotência porque ela pode danificar o suprimento de sangue para o pênis e os nervos que controlam a ereção.
Quando um homem fica sexualmente excitado, é liberado um componente químico chamado óxido nítrico em sua corrente sanguínea, e este químico “diz” para as artérias e músculos do pênis que ele deve inflar, o que permite que mais sangue flua para o pênis, causando a ereção.
Os homens com diabetes lutam com as oscilações do nível de açúcar no sangue, principalmente quando essa condição não for bem administrada. Quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito altos, menos óxido nítrico é produzido, o que pode significar que não há sangue suficiente no pênis para obter ou manter uma ereção. É por isso que baixos níveis de óxido nítrico são frequentemente encontrados em pessoas com diabetes.
Devido a todos os estudos já realizados, atualmente é bastante compreendido que a diabetes causa impotência, e quando o assunto é a prevenção, a melhor maneira de reduzir o risco de disfunção erétil é controlar a diabetes.
Além disso, outras medidas preventivas podem ser tomadas, como por exemplo parar de fumar e reduzir a ingestão de álcool, ou fazer outras mudanças no estilo de vida, como:
Um novo estudo também sugere que a suplementação com aminoácidos chamados l-arginina e l-citrulina pode ajudar a melhorar a função erétil. Estes ácidos são conhecidos por aumentar a produção no organismo de óxido nítrico, o que pode aumentar o fluxo sanguíneo para o pênis, pois como dito anteriormente, baixos níveis de óxido nítrico são frequentemente encontrados em homens com diabetes.
Existem várias opções de tratamento para a impotência sexual, e eles são os mesmos tanto para homens com diabetes como para os que não tem. O tratamento para cada caso irá depender do que está causando esta disfunção.
Alguns medicamentos também podem causar a disfunção erétil, e neste caso o médico poderá trocar qualquer medicação prescrita para outra que não cause a disfunção.
O tratamento mais comum costuma ser feito com comprimidos orais, pois eles demonstraram funcionar bem em muitos homens com diabetes, restaurando suas funções sexuais.
Os quatro medicamentos mais prescritos são:
Esses medicamentos aumentam o fluxo sanguíneo para o pênis e por isso causam uma ereção, mas para que eles tenham efeito, é necessário que haja estimulação sexual.
Eles devem ser tomados de 30 a 60 minutos antes da relação sexual.
Além desses medicamentos, existem várias outras formas de tratamento para disfunção erétil. Elas incluem:
Uma dieta bem equilibrada, exercícios físicos regulares e o controle do estresse têm mostrado ser igualmente importantes no tratamento da diabetes.
Como você pode ver, é verdade que a diabetes causa impotência sexual, mas antes de começar qualquer tratamento, o mais importante é falar sobre isso com um médico, pois ele poderá recomendar o melhor tratamento para o seu caso.
Deixe um comentário