Os benefícios da cúrcuma são muitos, e a cada dia vem atraindo mais atenção. E isso se deve principalmente aos compostos chamados de curcuminóides, como veremos a seguir.
A cúrcuma, ou açafrão, é o tempero que dá ao Curry, famosa especiaria indiana, a cor amarela, o aroma e o sabor característicos. Por isso, muitas das propriedades da cúrcuma são semelhantes às do curry.
Ela é usada na Índia e por diversas tribos indígenas há milhares de anos, como especiaria e também como erva medicinal.
Então, vamos conhecer as propriedades e os benefícios da cúrcuma, descobrir quais os efeitos colaterais de seu uso e como usar.
A cúrcuma (Curcuma Longa) é uma planta da mesma família do gengibre. Mas, enquanto o gengibre tem uma coloração amarelo-clara, a cúrcuma é de um laranja escuro.
Ela tem um sabor picante e amargo característico, e uma fragrância suave que lembra laranja e gengibre, e pode ser consumida fresca ou na forma de extrato.
O principal ingrediente ativo do açafrão é a curcumina. Ela é um pigmento fenólico que tem um sabor ligeiramente amargo e picante e um cheiro bastante característico que lembra o da mostarda.
E é a curcumina que dá ao açafrão a propriedade anti-inflamatória e seu caráter preventivo em relação a várias doenças.
A cúrcuma pode ser um dos suplementos nutricionais mais eficazes que existe, e muitos estudos de alta qualidade mostram que ela pode trazer grandes benefícios para todo o corpo.
A curcumina é um potente anti-inflamatório e, ao contrário da maior parte dos medicamentos usados para tratar inflamações, a sua ingestão não provoca danos aos órgãos do sistema digestivo.
Ela é um polifenol, que age na regulação de uma substância chamada TNF-alfa. E, como o TNF-alfa tem um papel-chave na inflamação, a curcumina pode se tornar uma grande aliada no tratamento de diversas doenças inflamatórias e autoimunes.
Esse efeito já foi demonstrado em diversos estudos menores, que foram reunidos em uma revisão feita por pesquisadores de diversos países, e publicada no periódico Pharmacological Research em 2016.
Acredita-se que a oxidação das células e tecidos é um dos mecanismos que leva ao envelhecimento e ao desenvolvimento de muitas doenças.
A oxidação no organismo é causada por radicais livres, moléculas que tendem a reagir com substâncias orgânicas importantes, tais como ácidos graxos, proteínas e DNA.
Assim a curcumina, que é um potente antioxidante presente na cúrcuma, pode neutralizar os radicais livres e prevenir muitos desses problemas.
As doenças cardiovasculares são atualmente a maior causa de mortes no mundo. Estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a prevenir o acúmulo de placas que podem obstruir as artérias e levar a ataques cardíacos e derrames.
Esse efeito se deve a capacidade da cúrcuma, ou mais especificamente da curcumina, de reduzir as taxas de colesterol ruim e triglicérides do sangue, como demonstrado em um estudo publicado no Nutritional Journal em 2017.
Assim, a curcumina ajuda a evitar o desenvolvimento de problemas como a aterosclerose, ou acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.
Um dos benefícios da cúrcuma mais estudados é seu efeito em doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer, e foi pesquisado exaustivamente por cientistas indianos, e publicado no periódico Annals of Indian Academy of Neurology.
Mas para entendermos os efeitos da curcumina no Alzheimer, primeiro precisamos entender como a doença afeta o cérebro:
E o que os pesquisadores encontraram é que a curcumina age em todos esses processos, e ajuda a evitar a inflamação, o estresse oxidativo e o depósito das placas de beta-amiloide.
Diversos estudos, como este que foi publicado em 2018 no periódico Functional Food and Human Health, mostram que a curcumina tem uma atividade anticâncer, agindo em diversos pontos do desenvolvimento dos tumores:
Assim, ela ajudaria na prevenção e no tratamento da doença, sem os efeitos colaterais característicos dos tratamentos atualmente disponíveis.
Mas, ainda existem desafios para o uso da curcumina como tratamento anticâncer, e são necessários mais estudos para avaliar melhor esse potencial.
A curcumina tem uma forte ação anti-inflamatória, e pode ajudar a prevenir e tratar diversos problemas de saúde que envolvam a inflamação.
E como a artrite é um problema que causa dor, inchaço e inflamação nas articulações, substâncias com efeito anti-inflamatório, como a curcumina, podem ajudar a melhorar o quadro.
Por fim, a curcumina ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, como mostram pesquisadores brasileiros em um estudo publicado no periódico Pharmacological Research, em 2018.
Mas o efeito da curcumina na glicemia só foi significativo em pessoas que tinham algum grau de descontrole dos níveis de açúcar. Quando os níveis estavam normais, a curcumina não causava efeitos.
A cúrcuma pode ser adicionada as receitas tanto para dar sabor quanto para colorir os alimentos. Veja alguns exemplos:
Cúrcuma não é um alimento que comumente cause alergias, mas, no entanto, algumas pessoas relataram reações alérgicas à cúrcuma, especialmente após a exposição da pele ao sol.
Nestes casos foram relatadas suaves erupções cutâneas acompanhadas de coceira.
E além disso, existem ainda registros de reações adversas em pessoas que consumiram grandes quantidades de cúrcuma, como as listadas a seguir:
Pessoas que tomam certos medicamentos também devem ter cuidado ao ingerir cúrcuma ou usar suplementos que a contenham. Isso porque seu princípio ativo pode interferir na ação daqueles que afetam a coagulação sanguínea.
Por isso, é importante sempre consultar um profissional de saúde para saber se a cúrcuma pode interagir com algum medicamento de uso diário.
Confira também os vídeos a seguir, em que ensinamos um truque ao misturar cúrcuma com banana, além dos melhores benefícios da cúrcuma. Aproveite também para se inscrever no nosso canal no botão abaixo:
Assista o vídeo a seguir para saber mais sobre os benefícios da cúrcuma:
Veja Todos Comentários
Onde adquiro as capsulas (se é que há), qual o preço, há contra-indicação medicamentosa, tipo Sinvastatina, Clopidogrel, Zetia
É com muito prazer que deixo comentários,pois muitas coisas aprendemos,pois as oportunidades de se obter informações junto aos profissionais são mínimas. Portanto,sem querer abusar, gostaria de receber um Email falando sobre uma dúvida: Me refiro a Cúrcuma, que estou fazendo uso por muitos motivos relacionados as doenças. Inclusive,em sua maioria,sou gratificada em fazer uso da mesma. Mas, preciso tirar uma dúvida: É o seguinte: Faço us do Rivotril à 15 anos,pois sou muito ansiosa e sofro de insônia. Comecei a tomar as capsulas de Cúrcuma (manipuladas) de 250 mg. Preciso saber, se devo suspender o uso do Rivotril. Desde de já,muito obrigada pela atenção. Aguardo uma resposta com ansiedade. Um forte abraço,saúde e paz.
Permita me dar uma opinião. Para quem usa drogas, tais como: rivotril, diazepam entre outras, não é bom que parem de uma vez. Isso tem que ser feito aos poucos, pois o organismo já está acostumado. Quanto a ansiedade, não conheço nada melhor do que a l teanina, que ao contrário das drogas, esta funciona como um suplemento.
Rivotril deve ser eliminado mas nao pode ser suspenso derrepente. As doses devem ser diminuidas lentamente ao longo de semanas. Atividade fisica e' indispensavel (caminhadas, p ex)
Fale com seu medico
Se voce quizer deixar o rivotril terá que fazer o desmame ,porque a abstinência é muito acentuada gerando os sintomas psicossomáticos,agora tomando a curcuma e o rivotril juntos nao tem nenhum perigo,qq duvida meu email é laerciosaopaulo@gmail.com
Olá Laura.
Eu também sofria de ansiedade, insónia. Há um ano parei com os químicos que os médicos me prescreveram há anos. Estou curado.
Andei 10 ou mais anos a tomar. Só me deu cabo dos meus neurotransmissores e de muitas coisas no meu corpo. Tudo ficou desequilibrado. Só está equilibrado porque se toma os quimicos. Os químicos só encobrem os sintomas, não curam.
A cura está em coisas naturais. Um alimentação saudável. Uma vida ativa. Exercício fisico.
E veja esta: vitaminas + minerais + aminoacidos = novos e equilibrados neurotransmissores.
O cérebro comanda. Se não estiver bem do cérebro, todos os seus corpo/sistema fica afetado.
Fale com naturopatas. Esses são os médicos de verdade. Não aceite químicos.
Entretanto tenha muito cuidado com todas as suas ações em relação a sua saúde.
Faça meditacao, faça Yoga, acalme. Nada lhe vai fazer mal. Você vai conseguir ficar boa sem essa porcaria de medicamentos químicos.
Estou aos seu dispor se quiser falar mais sobre o que quer que seja, especialmente sobre a sua saúde.
As melhoras e tudo de bom.
Melhor conversar com seu médico neste caso específico.