O aspartame, um dos adoçantes artificiais mais populares em todo o mundo, está sob análise da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, sigla em inglês), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), e deve ser classificado como um possível cancerígeno.
No entanto, ele não é o único que exige atenção. A Iarc também orienta a evitar carne processada e limitar o consumo de carne vermelha como maneira de prevenir câncer de intestino e de estômago.
Além disso, a instituição adverte que o consumo de álcool pode ter relação com a causa de diferentes tipos de câncer.
Carnes processadas e carnes vermelhas
A Iarc aponta que o consumo de carnes processadas está associado ao câncer de intestino. Alguns exemplos são:
Portanto, recomenda-se evitar ou limitar ao máximo possível o consumo desses produtos para contribuir com as estratégias de prevenção da doença.
Adicionalmente, a agência sugere limitar a ingestão de carne vermelha, restrição que também visa prevenir o câncer de intestino.
A orientação do órgão é evitar consumir semanalmente mais do que aproximadamente 500 gramas de carne vermelha cozida o que corresponde a cerca de 700 a 750 gramas de peso cru, dependendo do corte e de como é ele cozido.
Além disso, é importante não se esquecer de incluir vegetais na dieta. Conforme a Iarc, estima-se que o risco de câncer seja cerca de 11% menor nas pessoas que consomem principalmente alimentos de origem vegetal (vegetais, leguminosas, cereais não processados e grãos). em comparação àqueles que consomem poucos alimentos vegetais.
Bebidas alcoólicas
No que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas, a OMS destaca que elas podem estar relacionadas a mais de 200 doenças e lesões, incluindo alguns tipos de câncer. Entenda mais sobre o papel das bebidas alcoólicas como um dos alimentos que podem causar câncer.
Os danos associados ao consumo excessivo de álcool vão além dos problemas de saúde individual, impactando também o âmbito social e econômico.
Estilo de vida saudável e prevenção do câncer
Na luta para reduzir o risco de ter câncer, é importante adotar um estilo de vida saudável, que para a Iarc inclui:
- Manter um peso corporal adequado, (Índice de Massa Corporal [IMC] entre 18,5 e 24,9 kg/m2).
- Fazer atividade física: ser moderadamente ativo por no mínimo 30 minutos por dia.
- Adotar uma dieta equilibrada e saudável, com ênfase em alimentos de origem vegetal.
- Evitar bebidas açucaradas e fast-foods.
- Evitar alimentos ultraprocessados.
- Evitar carnes processadas.
- Limitar o consumo de carne vermelha.
- Limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
As informações são do G1.