Não é só no chá ou para incrementar o suco de abacaxi que se usa a hortelã. Por exemplo, ela também está em temperos, molhos, patês, sopas, mousses e outros doces. Assim, não é uma surpresa que muitos queiram aprender como plantar hortelã em casa.
Aliás, investir em receitas saudáveis com a hortelã é uma boa escolha porque ela tem propriedades antioxidantes e nutrientes como ferro, cálcio fósforo, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.
Além disso, há vários benefícios da hortelã, como o efeito expectorante, auxílio à digestão e contribuição com a diminuição dos gases.
É bem isso que você aprende nessas duas listas de instruções que separamos a seguir. Dá só uma conferida:
1. O vaso usado no plantio precisa ter furos de drenagem no fundo. Para completar o sistema de drenagem, você deve montar uma camada com argila expandida coberta por manta de bidim no fundo do vaso.
2. Então, encher o vaso quase até a borda com um substrato pronto, que deve ser rico em matéria orgânica. Logo após, umidificar a terra com o auxílio de um borrifador com água.
3. Fazer um buraco no meio da terra, colocar a muda de hortelã (que você pode comprar já prontinha para facilitar o processo) e cobrir os espaços ao redor dela com mais terra. Plante a mudinha de modo que a raiz fique a 5 cm de profundidade.
4. Com o auxílio do borrifador com água, regar a planta. Obedeça sempre a regrinha de fazer a irrigação até duas vezes por dia.
5. A rega da hortelã deve ser regular, para que o solo esteja sempre úmido. Isso porque a planta precisa de muita água. Principalmente em seu primeiro ano. Assim, recomenda-se usar um vaso auto irrigável no cultivo, já que ele umidifica a planta naturalmente.
6. Uma vez que hortelã cresce e se espalha rapidamente, vale a pena rodeá-la por estruturas que auxiliem a conter a planta em seu próprio vaso, evitando que ela ocupe o espaço reservado para outras plantas.
7. Além disso, outra dica é podar os ramos mais altos da hortelã porque o ideal é que a planta cresça na lateral.
Agora que vimos como a erva pode ser plantada em vasos, confira o passo a passo de como plantar hortelã na garrafa pet:
1. Preparar um super substrato composto por 1 parte de substrato, ¼ de parte de húmus, ¼ de esterco de curral, ¼ de esterco e aves, ¼ de torta de mamona e 1/8 de farinha de ossos. Reservar.
2. Separar uma garrafa pet de 2 litros e deitá-la horizontalmente. Então, desenhar um retângulo grande na parte de cima do recipiente. O retângulo deve ocupar todo o meio da garrafa.
3. Cortar esse retângulo com o auxílio de uma tesoura. O corte não pode ser profundo e deve ser feito no topo do recipiente. Logo depois, dobrar as laterais do retângulo para que não fiquem cortantes.
4. Fazer uma camada de drenagem na garrafa com pedras pequenas ou argila expandida. Cobrir com uma manda de bidim e fazer um furo no fundo da garrafa para completar o sistema de drenagem.
5. Então, adicionar o substrato do passo 1 na garrafa pet e plantar a muda de hortelã no vaso, certificando-se de cobrir a parte inferior com substrato.
6. Pendurar a garrafa pet deitada horizontalmente em um local alto que tenha boa luminosidade e pegue sol.
7. Regar a planta pela primeira vez e continuar a fazer a irrigação diariamente. O objetivo é manter o solo bem úmido.
Gostou de aprender como plantar hortelã em casa e costuma usar ervas para cozinhar? Então, você também vai gostar de aprender como plantar alecrim e como plantar cheiro verde.
Conheça mais sobre os benefícios da hortelã no vídeo a seguir.
Deixe um comentário