O óleo de coco se destaca entre os outros óleos de cozinha porque traz vários benefícios para a saúde, pois ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom (HDL) e a regular os níveis de açúcar no sangue. Por isso, neste artigo você vai descobrir como fazer óleo de coco em casa.
Preparar o seu óleo de coco em casa é melhor, pois assim você não vai consumir um produto com conservantes ou com outras substâncias que podem fazer mal à sua saúde.
A tradição de fazer óleos em casa vem de tempos antigos, em que nossos antepassados extraíam o óleo de nozes e outros tipos de sementes para cozinhar. Porém, com o surgimento da indústria, os hábitos mudaram e cada vez mais passamos a usar óleos refinados que possuem uma imensidão de conservantes e aditivos.
Contudo, vale a pena resgatar esse hábito, se você deseja ter um estilo de vida mais saudável.
O óleo de coco é um óleo extraído da polpa do coco maduro. A versão virgem difere da comum devido à maneira como é feita a extração, e isso acaba influenciando nos seus benefícios.
A versão virgem do óleo de coco não é submetida a um calor intenso durante seu processo de obtenção. Por isso, ela conserva um maior teor de antioxidantes, vitaminas e ácidos graxos saudáveis. Além disso, ela também possui um sabor e uma fragrância mais puros.
Além de fazer bem para o coração, ajudar a combater os radicais livres e ter propriedades anti-inflamatórias, o óleo de coco também ajuda a deixar o cabelo e a pele mais bonitos. Aliás, você pode aplicar esse produto diretamente nesses locais.
Fazer óleo de coco em casa pode ser mais simples do que se pensa. Além disso, existem diferentes métodos para extrair o óleo de coco do fruto.
Independentemente do processo escolhido para produção do seu óleo de coco, você vai precisar de cerca de 9 a 10 cocos para obter um rendimento de 3 litros de leite de coco. A partir desse leite, é possível extrair aproximadamente 150 gramas de óleo de coco.
Entretanto, se você quiser produzir uma quantidade menor, é possível fazer as receitas com 3 a 4 cocos para obtenção de cerca de 50 gramas de óleo.
O óleo de coco feito em casa pode durar de 8 a 12 meses, se for bem armazenado. O armazenamento ideal é em um recipiente hermético (com uma boa vedação) e de plástico ou de vidro, pois ele não deve ter contato com o ambiente externo, para ser contaminado e perder suas propriedades.
Vamos mostrar agora alguns dos principais métodos de como fazer óleo de coco em casa.
Esse é um mecanismo de obtenção de óleo de coco chamado processo quente. Trata-se de um método um pouco demorado, mas de fácil execução. No entanto, ele não é tão saudável, pois envolve um processo de aquecimento, que pode prejudicar algumas substâncias benéficas presentes no óleo.
No processo frio, é possível usar o coco seco ou desidratado, já ralado ou em flocos, ou usar a polpa fresca de um coco. Se for usar a polpa, certifique-se de desidratá-la antes das próximas etapas. Isso pode ser feito cortando a polpa em pedaços e usando um desidratador, ou deixando-a secar por 24 horas.
Outra maneira de desidratar o coco é colocar a polpa no forno na temperatura mais baixa possível por cerca de 8 horas, ou até você notar que a polpa está completamente seca. Se achar mais prático, compre o coco já desidratado, mas leia atentamente o rótulo do produto, para verificar se há substâncias químicas no alimento.
Neste método, o óleo de coco é obtido através de um processo de fermentação natural.
O óleo de coco virgem pode ser usado em receitas de bolo, tortas, para fazer frituras e em diversos outros preparos. Se usado com moderação, o óleo de coco é mais benéfico do que outros tipos de óleo de cozinha, como o óleo de soja, por exemplo.
O coco ideal para obtenção do óleo de coco natural é aquele já maduro, com a casca bem dura e com a cor marrom escura. Os cocos que não estão completamente maduros costumam apresentar uma coloração marrom clara.
Outra dica interessante é congelar e depois descongelar a polpa do coco cortada antes de colocar no processador de alimentos ou liquidificador. Isso porque o descongelamento irá deixar a polpa mais suave e facilitar a extração de maior quantidade de leite de coco.
Dentre os métodos descritos para fazer óleo de coco em casa, os mais saudáveis são aqueles que não envolvem o aquecimento do leite de coco. Isso porque o óleo de coco, quando processado em temperatura ambiente, preserva seus antioxidantes e vitaminas.
Dessa forma, se for escolher um dos métodos, os que resultarão em um óleo de coco mais saudável são os métodos a frio ou por fermentação natural. No caso do processo frio, o óleo de coco obtido será ainda mais concentrado, pois a sua produção não envolve o uso de água.
Sendo assim, o processo frio é o método mais saudável pelo qual é possível obter um óleo de coco virgem de excelente qualidade. O processo de fermentação também resulta em um óleo de coco saudável, porém menos concentrado, já que o coco não é desidratado para o processamento e pode ser adicionada ainda mais água durante o processo de extração.
Por fim, o processo a quente é o menos recomendado, pois o aquecimento, mesmo que em baixa temperatura, pode resultar na perda de alguns nutrientes e propriedades do óleo de coco.
Em qualquer desses métodos, depois de pronto, o óleo de coco deve ser mantido preferencialmente em temperatura ambiente e em um frasco fechado. Ele também pode ser conservado na geladeira, porém não estará pronto para uso imediato, pois acaba solidificando quando resfriado.
Um óleo de coco bem armazenado consegue manter suas propriedades benéficas para a saúde por mais tempo.
Deixe um comentário