Você sabia que é possível preparar um óleo de babosa caseiro a partir do gel que fica dentro da folha de babosa? Chamada também de Aloe vera, essa planta medicinal é capaz de aliviar dores, ajudar a relaxar, cicatrizar feridas e deixar os cabelos mais saudáveis.
Dessa forma, aplicar o óleo de babosa na pele ou no cabelo pode trazer vários benefícios. Não é à toa que a Aloe vera está presente na fórmula de vários produtos de cuidado pessoal, incluindo shampoos, condicionadores e loções para a pele.
Ingredientes
Modo de preparo
Antes de mais nada, pegue a sua folha de babosa e remova a casca para retirar todo o gel de dentro dela. Se o gel estiver duro, quebre-o em pedaços menores para que se misture melhor ao óleo. Em seguida, coloque o gel dentro de um recipiente de vidro. Aliás, o ideal é usar um frasco escuro já que isso previne a oxidação e faz o óleo durar mais tempo.
Então, coloque o óleo vegetal de sua preferência até que todo o gel seja coberto. Se necessário, coloque mais do que uma xícara de óleo.
Por fim, tampe o recipiente e agite bem. Deixe-o em um local escuro por uma semana até que o óleo de babosa caseiro esteja pronto para uso.
Um outro método consiste em aquecer a babosa e o óleo. Para isso, despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo baixo, sempre mexendo. Depois disso, espere esfriar, coe e transfira para o pote com tampa. A desvantagem desse cozimento é que algumas propriedades da babosa podem ser perdidas se o aquecimento for superior a 50ºC.
Geralmente, uma colher de sopa de óleo de babosa caseiro é suficiente para uso na pele ou nos cabelos.
É comum usar a babosa em hematomas na pele e até mesmo em queimaduras solares para aliviar a dor e acelerar o processo de cicatrização. Aplique uma pequena quantidade e espalhe bem fazendo movimentos circulares.
Nos cabelos, o óleo de babosa pode ser usado para a umectação capilar, processo que deixa os fios nutridos e hidratados. Para isso, basta aplicar o óleo de Aloe vera no comprimento dos fios e deixar agir por pelo menos 1 hora. Em seguida, lave o cabelo como faria normalmente.
Você também pode aplicar o óleo de babosa no couro cabeludo e massagear bem durante o banho. Além de ser relaxante, isso melhora a circulação sanguínea na região e nutre o local.
Por último, também é possível usar o óleo caseiro para a finalização. Nesse caso, espalhe uma pequena quantidade nas mãos e aplique apenas no comprimento dos fios.
Evite usar o óleo de babosa na pele com ferida aberta, pois isso pode aumentar o risco de infecção.
Qualquer pessoa pode usar o óleo de babosa caseiro, desde que não ocorra nenhum sintoma de reação alérgica. Mesmo quem tem a pele ou o couro cabeludo oleosos pode usar o óleo com moderação.
Mas se você notar qualquer tipo de irritação ou efeito colateral após usar o óleo de babosa caseiro, suspenda o uso e visite o seu dermatologista.
Deixe um comentário