Como fazer molho de tomate natural – Caseiro e light
Publicado por
Dra. Patricia Leite
O molho de tomate é um ingrediente muito conhecido dos brasileiros. Afinal, ele é usado em vários tipos de receitas. Descubra agora como fazer molho de tomate natural em casa, que além de ser mais saboroso do que as versões industrializadas, também é mais nutritivo.
A versão caseira do molho de tomate é mais saudável, pois não contém conservantes, aromatizantes, corantes e ainda possui menos sal. Além disso, quando você faz o seu molho em casa você pode usar ingredientes frescos e de alta qualidade.
O tomate, que é o principal ingrediente dessa receita, possui muitos benefícios para a saúde, já que é rico em antioxidantes, como o licopeno, vitaminas e minerais.
Uma das melhores formas de obter todas as propriedades do tomate é preparando um molho de tomate natural caseiro e light. Esse molho pode ser usado para cobrir diferentes massas e pratos, ou acompanhando uma carne.
O melhor tomate para fazer o seu molho caseiro é o italiano, sendo o carmim e o cereja mais indicados para saladas. Além disso, opte sempre pelos tomates mais maduros e bonitos para preparar o seu molho, pois assim ele ficará ainda melhor.
Se possível, dê preferência também aos tomates orgânicos, para evitar o consumo de agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde.
Confira abaixo as receitas de molho de tomate. Você pode incrementá-las com ervas e ingredientes da sua preferência. Bom apetite!
Para começar, lave a cebola, o pimentão, os tomates e as folhas de manjericão;
Em seguida, descasque e pique a cebola e o alho. Corte o pimentão, retirando sementes. Tire a pele dos tomates com água quente, retire sementes e corte-os em pedaços menores;
Então, bata no liquidificador os tomates e o pimentão;
Enquanto isso, refogue a cebola em uma panela untada com azeite. Adicione a mistura de tomate e pimentão. Tempere com sal, acrescente o extrato de tomate e leve para bater novamente no liquidificador;
Em seguida, coloque a mistura na panela e deixe apurar por 15 minutos;
Após esse tempo, adicione as folhas de manjericão e sirva.
Primeiro, corte os tomates ao meio, retire casca e as sementes;
Em seguida, bata no liquidificador todos os ingredientes até obter um creme homogêneo;
Então, coloque esse molho em uma panela e deixe apurar até que suma a espuma formada em cima e o molho ganhe consistência;
Depois, adicione sal e tempere com pimenta. Sirva;
Se quiser preparar o molho bolonhesa, basta refogar a carne moída e incorporar a essa receita.
O que você achou dessas receitas de molho de tomate natural? Pretende fazer alguma delas? Comente abaixo!
☆☆☆☆☆5 de 5
Dra. Patricia Leite
Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.
Deixe um comentário