Bastante nutritivos, os brotos comestíveis podem ser ótimos aliados para quem deseja ter uma dieta mais balanceada e saudável. Você certamente já ouviu falar do broto de feijão, de soja e de alfafa. Mas e do broto de brócolis?
Ele também é uma excelente opção! Afinal, os brotos de sementes de crucíferos como o brócolis são fontes de fibras, vitamina A, vitamina C e vitamina K. Saiba mais sobre o que é, como fazer e os cuidados que devemos ter com o broto de brócolis.
Para quem não está acostumado, pode parecer estranho comer broto de brócolis, mas a verdade é que ele pode aparecer em diversas receitas comuns do dia a dia. Por exemplo, que tal um sanduíche natural?
A nossa sugestão é um sanduíche de pão integral em que o broto de brócolis do queijo minas frescal light e de uma deliciosa pastinha de cenoura com azeite de oliva.
Aprenda como fazer e experimente hoje mesmo como fica esta receita com broto de brócolis! Você encontra o passo a passo da preparação logo a seguir:
Como fazer sanduíche com broto de brócolis
Equipamento
- Panela
- Escorredor
- Processador
Ingredientes
- 100 gramas broto de brócolis
- 6 fatias pão integral
- 2 cenouras picadas em pedaços médios
- 150 gramas queijo minas frescal light em fatias
- 2 colheres de sopa azeite de oliva
- sal a gosto
- água fervente
Instruções
- Coloque as cenouras descascadas e picadas em uma panela com água fervente. Deixe cozinhar no fogo por 15 minutos ou até as cenouras ficarem al dente.
- Após cozinhar, retire do fogo, escorra a água e passe as cenouras para o processador. Adicione o azeite de oliva, um pouco de sal e processe até obter um purê ou pastinha.
- Espalhe uma porção purê de cenoura em uma fatia de pão integral e complete com fatias de queijo e uma parte do broto de brócolis. Feche o sanduíche com outra fatia de pão.
- Repita o passo anterior até acabar com o pão, a pastinha de cenoura, o queijo e o broto de brócolis.
Notas
- O prazo de validade dos brotos é curto. Depois da colheita, eles duram aproximadamente duas semanas na geladeira, se guardados em potes herméticos.
- Ao armazenar é importante colocar papel-toalha por cima deles para absorver o excesso de umidade.
- Para ter certeza que os brotos realmente estão bons para comer, avalie se eles têm frescor e se não estão com cheiro forte.
- Evite os brotos que estejam escuros ou viscosos e siga todas as instruções do fabricante.
- Passe longe daqueles que não tenham sido armazenados em refrigeradores, pois a umidade e o calor do processo de germinação podem favorecer o crescimento de bactérias.
- Caso cultive o broto em casa, tenha em mente que a limpeza e a circulação de ar são cruciais para evitar a proliferação de micróbios.
- Para matar bactérias que possam estar na superfície do grão antes da germinação, o conselho é mergulhar as sementes em uma solução de 100 ml de água sanitária para 900 ml de água filtrada por quatro minutos.
- Recomenda-se higienizar bem os brotos antes de consumi-los e cozinhá-los bem para evitar algum tipo de contaminação.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?