Problemas de circulação são algo cada vez mais comum, e por isso conhecer dicas de como afinar o sangue naturalmente pode contribuir para uma vida mais saudável.
Um desses problemas é a hipercoagulabilidade, conhecida popularmente como “sangue grosso”, um problema que aumenta as chances de surgimento de coágulos e pode trazer diversas consequências para a saúde.
Por isso, a seguir vamos conhecer 15 dicas naturais de como afinar o sangue, além de entender as causas e os sintomas dos problemas causados pelo sangue grosso.
Importante: Este artigo não deve substituir a orientação de um médico, e as dicas aqui apresentadas não podem ser usadas como substitutos de medicamentos. Então, se seu médico prescreveu algum medicamento para afinar o sangue, use de acordo com o que foi orientado por ele.
O sangue grosso é uma forma coloquial de se referir a um grupo de distúrbios que aumenta a capacidade de coagulação do sangue.
Assim, pessoas com esse problema tem uma maior chance de desenvolver problemas como:
A consistência do sangue depende de vários fatores para permanecer normal, e um desequilíbrio nas proteínas e células do sangue pode deixá-lo muito grosso. Assim, podemos dizer que o sangue grosso pode ser causado por:
Mas cada uma dessas condições pode ser causada por uma série de doenças, seja de forma direta ou indireta, e em boa parte dos casos de problemas causados por sangue grosso não é possível identificar uma causa exata.
Mas, de forma geral, podemos citar alguns problemas de saúde que podem causar o engrossamento do sangue. São eles:
Mas, embora essas condições afetem a consistência e a coagulação do sangue, elas não são as únicas causas de coágulos sanguíneos.
Inicialmente os sintomas podem passar despercebidos, até que um coágulo sanguíneo cause alguma complicação, que geralmente inclui dor e atrapalha a circulação dentro e ao redor da área afetada.
Mas existem alguns sintomas que podem aparecer, com maior ou menor frequência como:
Para realizar o diagnóstico de problemas que podem levar a um aumento da coagulação do sangue, alguns exames são necessários. Primeiro, o médico irá questionar o histórico familiar, condições médicas e possíveis sintomas, e na sequência geralmente são feitos exames mais comuns e, se necessário, outros mais específicos.
Alguns deles são:
Os tratamentos para afinar o sangue dependerão do diagnóstico, pois muitas pessoas que têm condições que podem tornar o sangue espesso nunca experimentam um coágulo sanguíneo.
Por esta razão, o seu médico pode diagnosticar e não necessariamente prescrever um medicamento para você tomar regularmente, a menos que acredite que você está realmente em risco de um coágulo.
Mas, em casos mais graves, quando há riscos grandes para a saúde ou quando já se formou um trombo, o uso de medicamentos é de grande importância.
Então, a seguir iremos conhecer 15 dicas que podem ajudar a manter o equilíbrio da coagulação.
A curcumina é uma das substâncias mais importantes presente na cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra. Esse composto age nas plaquetas do sangue, e ajuda a evitar a formação de coágulos. Além disso, ela também está sendo estudada como tratamento de dores.
Entretanto, não existe ainda uma recomendação diária de uso, e as quantidades utilizadas em estudos variam bastante.
O alho contém uma série de substâncias, como a alicina e os compostos sulfurados, que diminuem a ação das plaquetas, da mesma forma que a cúrcuma. Por isso, o seu consumo regular, mas sem exageros, pode ajudar na prevenção de trombos e coágulos.
Além disso, é importante lembrar que o alho deve, sempre que possível, ser consumido fresco, isto é, logo após ser cortado ou triturado, para diminuir a chance de oxidação de seus compostos.
A cebola contém compostos semelhantes aos que são encontrados no alho, que agem como anticoagulantes, afinando o sangue. Assim, incluir a cebola nas receitas, de preferência cruas, contribui para uma melhor circulação sanguínea.
A pimenta caiena, assim como outros tipos de pimenta, é rica em capsaicina, um anticoagulante natural que ajuda a afinar o sangue. Ela ajuda na circulação sanguínea e contribui para a prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
Ela pode ser consumida como suplemento ou na comida, mas pode não ser bem tolerada para algumas pessoas por causa de seu sabor picante.
Outro alimento que contribui para afinar o sangue é o gengibre, que possui propriedades anticoagulantes e anti-inflamatórias, desde que seja usado com moderação.
Ele pode ser consumido de diversas maneiras, seja a raiz seca ou fresca, extratos, cápsulas e também como chá. Você pode incluir na sua salada, suco e como tempero.
A canela contém um composto chamado cumarina, que tem ação anticoagulante. Além disso, a especiaria também age como um anti-inflamatório natural, aliviando dores causadas, por exemplo, pela artrite.
Mas seu uso deve ser feito sem exageros, na forma de chá ou polvilhado nos alimentos já preparados. Isso é importante porque o excesso de canela pode causar danos ao fígado, órgão responsável por desintoxicar nosso corpo.
O abacaxi contém uma enzima conhecida como bromelina, que possui efeito anticoagulante, embora seu uso ainda esteja sendo estudado por pesquisadores. Ela também ajuda na digestão, quebrando as proteínas ingeridas evitando a formação de cristais de ácido úrico.
E, para quem busca potencializar os efeitos da fruta, ela pode ser misturada com cúrcuma ou gengibre, o que a torna uma excelente opção para ser usada em sucos detox.
Este alimento é um dos principais constituintes da Dieta Mediterrânea, que está associada a uma série de benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares.
Por este motivo, pesquisadores vêm estudando o efeito do azeite de oliva no equilíbrio do sangue, e os resultados até o momento mostram que o alimento ajuda a manter a saúde circulatória, reduzindo a chance de formação de trombos.
Esses ácidos graxos são muito importantes para reduzir os níveis de colesterol e equilibrar a coagulação sanguínea, além de terem um excelente efeito antioxidante, reduzindo assim os danos causados pelos radicais livres.
A melhor forma de obter os ácidos graxos ômega 3 é através do consumo de peixes gordos como salmão, cavala, sardinha fresca, arenque e fígado de bacalhau. Eles também podem ser obtidos através de fontes vegetais como o óleo de linhaça, abacate, nozes, sementes de gergelim e abóbora, além de existirem suplementos com diferentes dosagens.
As sementes de linhaça e chia também são boas fontes vegetais de ácidos graxos ômega 3, e por isso contribuem para afinar o sangue naturalmente. Além disso, elas são ricas em fibras, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol no sangue.
Então, adicionar essas sementes no seu dia a dia pode ajudar não só a afinar o sangue, mas também a manter a saúde cardiovascular.
A água é considerada um agente de grande importância na manutenção da circulação sanguínea, uma vez que a desidratação pode deixar o sangue mais concentrado, propiciando assim a formação de coágulos.
Portanto, beba bastante água, mas sem exagerar, pois o excesso pode causar problemas também.
A vitamina E vem se mostrando eficaz em diversos estudos na diminuição da probabilidade de desenvolver coágulos sanguíneos no corpo, porém o seu uso deverá ser feito com acompanhamento médico, pois o excesso pode impedir que seu corpo metabolize a vitamina K, que é necessária para a coagulação do sangue.
Nesse caso, você poderá sangrar com muita facilidade, o que pode trazer uma série de riscos para a saúde, principalmente se você já faz uso de algum medicamento anticoagulante, como a varfarina.
Entretanto, a dose diária recomendada de vitamina E costuma variar de acordo com a idade e outras características pessoais, e deve ser definida pelo médico que realiza o seu acompanhamento.
Veja também: 19 alimentos ricos em vitamina E
A vitamina B3, também conhecida como niacina, pode ser uma boa aliada de quem busca afinar o sangue naturalmente e reduzir os níveis de colesterol. Por isso, ela tem o potencial de melhorar a saúde cardiovascular, quando aliada a uma dieta balanceada.
Apesar de não ser considerada um anticoagulante, a vitamina C atua bastante na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos, ajudando a manter uma boa circulação.
Ao mesmo tempo, a deficiência de vitamina C pode aumentar o risco de problemas cardíacos como pressão alta e aterosclerose, segundo a Universidade de Maryland Medical Center. Por isso, a inclusão de alimentos ricos neste nutriente contribui para a saúde como um todo, incluindo o equilíbrio do sangue.
Essa vitamina está presente em uma série de alimentos, principalmente nos vegetais verde escuros, e tem um papel importantíssimo na coagulação do sangue.
Por isso, pessoas que usam o anticoagulante varfarina devem tomar cuidado com a alimentação, uma vez que a vitamina K reverte os efeitos do remédio, contribuindo para a formação de coágulos.
Se você já utiliza algum medicamento anticoagulante ou antiagregante plaquetário, converse com seu médico antes de incluir alimentos e suplementos que afetem a coagulação sanguínea.
Isso é importante porque a combinação pode afinar demais o sangue, aumentando o risco de sangramentos e formação de hematomas. Por isso, evite o uso de medicamentos e esses métodos naturais ao mesmo tempo, a menos que o seu médico indique.
De forma geral, ter o sangue grosso aumenta o risco de formação de coágulos sanguíneos, que podem afetar negativamente o coração, o cérebro e outros órgãos.
Isso acontece porque o sangue mais grosso pode condicionar o coração a trabalhar mais para movimentá-lo. Além disso, há o risco de formação de trombos, que acabam bloqueando a circulação e causando diversos problemas, como a isquemia, que é a falta de irrigação sanguínea em alguma parte do corpo.
Entretanto, o sangue fino demais também pode causar problemas, como sangramentos e hematomas, pois o corpo passa a ter dificuldade de formar coágulos e parar hemorragias. Assim, o ideal é encontrar o equilíbrio, minimizando os riscos de complicações tanto do sangue grosso quanto do sangue fino.
Por fim, converse sempre com o seu médico para realizar o tratamento da forma adequada e entender corretamente como afinar o sangue naturalmente.
Veja Todos Comentários
Sofri uma trombose na artéria central da retina e fiquei sem a visão do olho direito. Prefiro comer alimentos que deixe o sangue mais fino do que tomar medicação.
Olá, gostei muito das orientações e explicação de cada um dos produtos indicado refente a trombose.
Alguns meses atrás, fui diagnosticado com a existência de um trombo hepático agudo na véia porta, fique internado durante 40 dias, depois da minha alta não tomei mais anticoagulante,pois estava e estou em busca de um tratamento alternativo, o qual eu creio ser mas sadio, além de contribuir com o aumento do sistema imunológico.
Creio que encontrei o que eu procurava.
Muito grato Dra.Patricia Leite.
Boa noite, poderia me passar o contato dessa médica? Meu caso é bem parecido
tenho uma queimação horrível nas pernas, sinto um mal estar parece que vou infartar isso sempre ocorre perto da minha menstruação. fiz horrores de exames e ñ deu nada, o mau estar sempre ocorre a noite me ajuda por favor?
Sinto as pernas queimando, consutei o meu médico e me receitou um comprimido para o problema,mas tive efeitos colaterais como,dor de cabeça, parei e não senti mais.
Esperimenta Ginko Biloba é natural e ajuda muito.
Carqueja e castanha da Índia tb, além do Omega 3 citado.
Fui diagnosticada com policitemia vera, faz 30 dias, fiz sangria, tomei injeções de B12, e baixou bem a hemoglobina, porem 12 dias depois fiz novos exames e a hemoglobina subiu novamente. Quero afinar meu ssngue de forna natural pois tenho pressão alta. Minha hematologista não me deu remedios para tomar e espero não precisar. Quanto mais eu puder ajudar meu organismo naturalmente é melhor.
Ginco biloba e chá de carqueja além das opções a da postagem.
minha mãe esta com sangue grosso ela esta gripada e toda vez que assuava o nariz sangrava ,foia emergencia medico falou que por conta das medicaçóes que ele toma sangue dela estava grosso.
Maravilhosa explicação.Obrigado
Muito bom valorizo muito remédios naturais, as plantas, raízes e essas orientações, alimentos naturais, obrigado, minha preocupação é devido arritmia, flutter atrial, glicose, surgiu a preocupação com coágulos e venho sempre buscando informações .
O retorno venoso das pernas é muito ruim e vivo de drenagens e venaflon. Agora fiz um exame e acusou alta taxa do anticoagulante lupico. Peguei o resultado ontem e voltarei ao médico na próxima semana.
Meu filho fez biópsia na medula e não deu nada.a médica suspeitava de policetemia Vera.
E esta com sangue grosso ate hoje fazendo so sangria para alivia a passagem do sangue.
Estou mt preocupada pq os médicos da aeronáutica nso estão nem ai pra investigar e assim ele poder tomar algum tipo de medicação.
Se alguém puder ajudar indicando algum Hematologista que possa dar uma solução ou um diagnóstico preciso!
Agradeço desde já.