Um café da manhã balanceado é fundamental para o funcionamento do corpo e da mente no dia a dia. E um novo estudo indica que comer nozes na primeira refeição pode melhorar a função cerebral em jovens adultos.

O estudo envolveu 32 jovens adultos saudáveis com idade entre 18 e 30 anos, divididos em dois grupos: os que consumiram um café da manhã rico em nozes e outros que não ingeriram as oleaginosas.
Os cientistas da Universidade de Reading descobriram que comer 50g de nozes misturadas com muesli (cereal matinal composto por flocos de aveia, frutos secos e fruta fresca) e iogurte causou tempos de reação mais rápidos ao longo do dia e melhor desempenho de memória no final das atividades corriqueiras, em comparação com os voluntários que comeram o café da manhã com uma quantidade de calorias equivalente, mas sem nozes.
Após o café da manhã, os participantes precisavam completar vários testes cognitivos enquanto as atividades cerebrais foram monitoradas nas seis horas após o café da manhã. “Este estudo ajuda a fortalecer o caso das nozes como alimento para o cérebro. Um punhado de nozes no café da manhã pode dar aos jovens adultos uma vantagem mental quando eles precisam ter o melhor desempenho. É particularmente emocionante que uma adição alimentar tão simples possa fazer uma diferença mensurável no desempenho cognitivo”, pontuou Claire Williams, professora da Universidade de Reading e principal autora da pesquisa.
Este é o primeiro estudo a examinar os efeitos imediatos das nozes na função cerebral ao longo de um único dia na rotina de jovens adultos. Os pesquisadores acreditam que a mistura de nutrientes das nozes – como ácidos graxos ômega-3 alfa linolênicos, proteínas e compostos vegetais chamados polifenóis – é capaz de melhorar o desempenho cognitivo.
Os cientistas enfatizam que são necessários mais estudos para entender completamente como as nozes produzem esses efeitos benéficos no cérebro.